08/06/2020 - Em entrevista, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que a SBP não recomenda mais o uso da Cloroquina ou Hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19.
15/06/2020 - Ministério da Saúde lança nota orientando tratamento precoce para crianças e gestantes. A nota da Sociedade Brasileira de Pediatria é mencionada em suas referências (p. 34, referências 80 a 82).
A referência 81 é uma recomendação da SBP do dia 02/04/2020. Nela se lê:
"Não existem relatos sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19 em crianças"
A referência 82 é a recomendação da SBP que mencionei há pouco, do dia 20/05/2020.
Estas informações divergem do que foi recomendado pelo Ministério da Saúde. A SBP chegou a recomendar só em casos graves. Depois retirou todas as recomendações. O Ministério da Saúde recomendou uso em casos leves e moderados.
15/06/2020 - Em entrevista coletiva, Mayra confirma que a recomendação de tratamento precoce para crianças é baseada na Sociedade de Pediatria.
em 1:00:33 h.
NO DIA SEGUINTE (16/06/2020), a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou uma nota onde afirmava que não recomenda o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina para crianças fora de estudos clínicos controlados.
O Ministério da Saúde não voltou atrás em sua recomendação.
RENAN CALHEIROS – Qual é a sua posição sobre essas medidas de distanciamento?
EDUARDO PAZUELLO – Vou repetir: era positiva, deveríamos fazer medidas de distanciamento sempre que possível.
Notas Taquigráficas
19/05/2021 - 10ª - CPI da Pandemia
RENAN CALHEIROS – Pergunto, Ministro: durante sua gestão, qual foi a orientação do MS sobre a adoção de medidas não farmacológicas de combate à pandemia?
EDUARDO PAZUELLO – Em todas as situações, todas, nós colocamos as medidas preventivas, basicamente o uso de máscaras...
Arthur Weintraub era uma das cabeças do ministério paralelo da saúde. Nise, conselheira. Eles tinham como referência de tratamento precoce o Dr. Zelenko
Zelenko foi banido do Twitter por desinformação e é um dos responsáveis por popularizar a nebulização com HCQ
Nesta postagem, a Nise Yamaguchi compartilha um post do Zelenko (cuja conta foi suspensa) onde ele anuncia seu protocolo. Diz também que haveria uma evidência 1 em favor do tratamento precoce com hidroxicloroquina.
Era mentira.
A Nise cita neste tweet um post do Zelenko, que inspirou o Ministério Paralelo da Saúde (e, repito, teve a conta suspensa). O post direcionava para um documento onde ele anunciava seu protocolo.
O protocolo foi removido do Google por violação dos termos da plataforma.
Prezado @SenadorHeinze, o senhor mente. Os pesquisadores são sérios e já sofreram ameaças de morte por causa de mentiras como as que o senhor conta.
Prezado @OmarAzizSenador, por favor, não permita que este tipo de desinformação seja veiculada impunemente na CPI.
Os pesquisadores já receberam ameaças de morte por causa desse boato. A própria FIOCRUZ saiu em defesa dos pesquisadores à época. amazonia.fiocruz.br/?p=31281
"Nas aldeias com casos suspeitos e/ou confirmados está sendo realizado: [...] Tratamento profilático com Ivermectina para a população maior de 10 anos; Tratamento KIT COVID para todos os indígenas que apresentarem sintomas."