🔬 A Anvisa autorizou nesta manhã o início dos testes em humanos do soro anti-COVID desenvolvido pelo @butantanoficial. O Instituto já possui 3 mil frascos prontos para iniciar a testagem, que deve começar na próxima semana em pacientes transplantados e com comorbidades.
❓ Para que serve?
O objetivo é amenizar os sintomas nas pessoas já infectadas com o coronavírus. O soro não é capaz de curar nem de prevenir alguém da doença.
❓ Do que é feito?
O soro anti-COVID é desenvolvido a partir do plasma de cavalos.
❓ Como funciona?
Assim como ocorre com humanos infectados, os cavalos têm uma resposta do organismo e também produzem anticorpos. Os pesquisadores injetam nos animais um vírus inativado, isto é, um vírus com sua estrutura íntegra, mas sem capacidade de desenvolver a doença.(+)
Os cavalos, então, produzem um anticorpo até 50 vezes mais potente que o dos humanos que serão oferecidos a pacientes com COVID-19.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#VacinaParaTodos 💉 As vacinas contra a COVID-19 utilizadas no país atualmente possuem esquema vacinal de duas doses, que deve ser impreterivelmente completado, respeitando os intervalos recomendados entre uma e outra.
📊 No entanto, segundo dados consolidados até ontem pela Secretaria de Saúde, cerca de 336 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus no prazo correto no estado de São Paulo.
O total inclui mais de 47 mil pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford) e cerca de 289 mil referentes à vacina do Butantan (Coronavac).
Renomado arquiteto brasileiro, Paulo Mendes da Rocha faleceu neste domingo (23). Paulo foi um dos fundadores da chamada escola paulista de arquitetura, que ressaltava o papel social da arquitetura.
Sua carreira foi marcada por condecorações como o prêmio Pritzker, principal distinção da arquitetura mundial, e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza.
Esse legado vai permanecer vivo também em equipamentos estaduais como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Capela de São Pedro Apóstolo e o Museu da Língua Portuguesa, obras que contaram com seu talento sem igual.
✍ Progresso para a região do Vale do Paraíba! O Governo de São Paulo acaba de lançar o programa Viva o Vale, uma iniciativa que abrange 17 municípios das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé e contempla ações para solucionar as necessidades sociais do Vale do Paraíba.
🏥Uma UBS e um novo Hospital Regional serão construídos no município de Cruzeiro. A Secretaria de Estado da Saúde também foi autorizada a realizar um estudo técnico de reestruturação da saúde da região, ampliando a assistência para a população.
🛣E tem mais! Na área de infraestrutura, haverá recuperação de 60,8 km de vicinais. Unidades do Poupatempo também serão abertas nos municípios de Cruzeiro e Lorena, ação que vai beneficiar mais de 170 mil pessoas. A região também vai vivenciar a instalação de uma Fatec em Lorena.
☑ O Governo de SP prorrogou para 9 de maio a fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado. A medida, que entra em vigor no próximo dia 1º (sábado), é resultado do recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19.
🗓 A nova fase estende das 6h às 20h o horário de funcionamento dos comércios e serviços não essenciais, mantendo em 25% a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados e toque de recolher das 20h às 5h nos 645 municípios.
Os parques estaduais e municipais poderão permanecer abertos, seguindo horário das 6h às 18h. As celebrações religiosas também estão autorizadas, desde que seguindo rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
(1/11) O Instituto Butantan esclarece que a produção da ButanVac, primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus, será 100% nacional, conforme anunciado na manhã desta sexta-feira, 26/3, em coletiva de imprensa.
(2/11) Para isso, firmou parceria e tem a licença de uso e exploração de parte da tecnologia, que foi desenvolvida pela Icahn School of Medicine do Hospital Mount Sinai de Nova Iorque, para obter o vírus.
(3/11) O uso dessa tecnologia é livre do pagamento de royalties (royalty free) e pode ser feito por qualquer instituição de pesquisa em qualquer parte do mundo. Isso foi adotado para essa tecnologia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus.
🔬🎉 Esse é um dos maiores anúncios de todos os tempos para a ciência brasileira: o Instituto Butantan desenvolveu a primeira vacina 100% nacional contra o coronavírus, a Butanvac!
🇧🇷 Isso quer dizer que o imunizante desenvolvido e produzido integralmente pelo Butantan dará autonomia científica e tecnológica em relação a outros países.
✅ Os resultados dos testes pré-clínicos são extremamente promissores e já permitem o avanço para testes em voluntários.