Na #CPIdaCovid, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do @minsaude, afirmou que notas orientativas da pasta não indicavam tratamentos para Covid-19.
A declaração é FALSA pois, na prática, as notas citadas por Pinheiro indicavam o chamado "tratamento precoce", de acordo com o CNS (Conselho Nacional de Saúde), órgão colegiado que fiscaliza as ações do SUS (Sistema Único de Saúde). aosfatos.org/noticias/mayra…
❌ Aos senadores, a secretária sugeriu que a hidroxicloroquina seria eficaz no tratamento da fase inicial da Covid-19, o que é FALSO.
🎯 Estudos conduzidos desde o ano passado mostraram que, além de não trazer nenhum tipo de benefício na redução do agravamento ou da mortalidade pela infecção, a hidroxicloroquina pode, inclusive, aumentar a mortalidade de pacientes. aosfatos.org/noticias/mayra…
🔎 Esses estudos levaram a OMS (Organização Mundial da Saúde) a não recomendar tratamentos com hidroxicloroquina. who.int/news-room/q-a-…
⁉️ Sobre a OMS, Pinheiro argumentou que a organização já teria feito recomendações condenáveis. Ela citou como exemplo a indicação de que portadoras de HIV amamentem seus filhos apesar do risco de transmissão, o que é IMPRECISO.
🎯 Na verdade, a OMS faz uma série de recomendações para que a amamentação por mães com HIV seja realizada. A entidade afirma que a decisão deve ser tomada por autoridades de cada país e que deve ser avaliado o risco de contaminação da criança com o de morte por desnutrição.
❌ Mayra Pinheiro afirmou ainda na CPI que 22 pacientes morreram por terem recebido altas doses de cloroquina durante um estudo em Manaus, o que é FALSO.
🎯 As mortes registradas no estudo citado por Pinheiro não têm relação comprovada com as doses de cloroquina administradas, de acordo com a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), instância máxima de avaliação ética em protocolos de pesquisa com humanos no Brasil.
🔎 A comissão analisou as condições da pesquisa conduzida no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus (AM). Os registros de óbito indicam que os 22 pacientes morreram em decorrência da Covid-19. aosfatos.org/noticias/mayra…
❌ Sobre o aplicativo TrateCov, que recomendava cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19 de forma indiscriminada, a secretária negou que ele tivesse sido colocado no ar, o que é FALSO.
🎯 Em cerimônia no dia 11 de janeiro em Manaus (AM), a própria Mayra Pinheiro afirmou que a plataforma já estava disponível para download e utilização no site do @minsaude.
❌ Ainda sobre pesquisa conduzida em Manaus sobre uso da cloroquina, Pinheiro disse que o estudo só obteve parecer da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) depois de pronto, o que é FALSO.
🎯 A declaração não é verdadeira pois a Conep autorizou a pesquisa em 23 de março de 2020, como pode ser comprovado no Boletim Ética em Pesquisa da comissão. O estudo foi iniciado logo em seguida e concluído em 5 de abril de 2020. conselho.saude.gov.br/images/comisso…
❌ No depoimento, a secretária insistiu que há evidências científicas que comprovam a eficácia da hidroxicloroquina, da ivermectina, da cloroquina e da colchicina no combate à Covid-19, o que é FALSO.
🎯 Autoridades sanitárias internacionais como a OMS (Organização Mundial da Saúde), o CDC (Center for Disease Control and Prevention) e a EMA (European Medicines Agency) não reconhecem que essas e outras substâncias tenham potencial para tratar a doença. aosfatos.org/noticias/por-q…
💊 Além disso, um grupo de especialistas coordenado pelo próprio @minsaude contraindicou no dia 17 de maio a cloroquina, hidroxicloroquina e a ivermectina para pacientes hospitalizados. aosfatos.org/noticias/mayra…
📲 Também encontre no nosso site as checagens de todos os depoimentos anteriores na #CPIdaCovid, como o do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. aosfatos.org/noticias/acoes…
✨ Achou este conteúdo relevante? Apoie o Aos Fatos e valorize o que é real: aosfatos.org/mais/
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🤒 Em primeiro lugar, todo infectado com Covid-19 deve se isolar em casa e evitar o contato com outras pessoas.
❌ Em hipótese alguma se automedique.
❌ Nenhum remédio cura a Covid-19 e, além de não ajudar, medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença podem comprometer ainda mais sua saúde.
✖️ Na #CPIdaCovid, o general da ativa Eduardo Pazuello negou que @jairbolsonaro tenha interferido na sua gestão no Ministério da Saúde, entre maio de 2020 e março de 2021. A afirmação é FALSA, pois ele foi desautorizado publicamente pelo presidente pelo menos uma vez.
🎯 Em 20 de outubro, mesmo dia em que o então ministro anunciou acordo para compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, imunizante da chinesa Sinovac fabricado pelo @butantanoficial, o presidente afirmou nas redes que a “vacina chinesa” não seria comprada. aosfatos.org/noticias/pazue…
✖️ Na #CPIdaCovid, o ex-chanceler do governo Bolsonaro @ernestofaraujo disse jamais ter provocado nenhum atrito com a China, o que é FALSO.
🎯 Embora não tenha iniciado atritos diplomáticos com a China, Ernesto Araújo fomentou controvérsias provocadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e manifestou críticas veladas ao país asiático. aosfatos.org/noticias/na-cp…
NO AR. Bolsonaro acumula 3.000 declarações falsas ou distorcidas desde o início do mandato. aosfatos.org/noticias/bolso…
🗣️ @jairbolsonaro alcançou nesta segunda-feira 3.000 declarações falsas ou distorcidas, mostra o contador do Aos Fatos que compila as falas checadas do presidente desde o início do mandato, em janeiro de 2019. A média é de 3,4 alegações enganosas por dia.
😷 A Covid-19 é o tema predominante no discurso desinformativo de Bolsonaro: está presente em 1.507 frases checadas (50,2%) até aqui. A novidade em 2021 é a vacinação contra a doença, que aparece agora cinco vezes mais que no balanço dos dois primeiros anos de governo.
✖️Na #CPIdaCovid, o ex-ministro @TeichNelson negou ter se envolvido na produção e na distribuição de cloroquina pelo Ministério da Saúde, o que é FALSO.
🎯 Ofício de abril do ano passado mostra que o Ministério da Saúde solicitou ao menos uma vez na gestão Teich que o Exército enviasse comprimidos a estados e pediu que fosse informado um prazo para a entrega de novos lotes da droga. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✖️Na #CPIdaCovid, @lhmandetta afirmou que 15 mil respiradores encomendados na China foram entregues, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, o contrato foi cancelado pelo ministro Nelson Teich, que sucedeu Mandetta à frente da Saúde, porque a empresa de Macau, na China, não honrou os prazos de entrega dos equipamentos. aosfatos.org/noticias/mande…