Há um movimento coletivo e organizado no parlamento brasileiro para proteger os disseminadores de fake news e discurso de ódio nas redes sociais. É o que demonstra importante mapeamento do @VeroInstituto, antecipado pela @camposmello.Vem entender esse perigo de retrocesso!👇🏽(1/9)
🧶Já não bastasse a minuta de decreto presidencial que veio a público na semana passada (+ a seguir), o Vero levantou 12 projetos de lei (do-ze!) na Câmara que impedem a suspensão de contas e remoção ou rotulação de conteúdo pelas plataformas sem autorização judicial. (2/9)
🧶Sabe a Justiça? Super ágil #sqn? Então, vai ficar exponecialmente mais sobrecarregada se um desses projetos vingar. E Twitter, Facebook, Instagram, Youtube... não vão poder moderar conteúdo desinformativo à saúde pública ou de ódio, por exemplo, sem decisão judicial. (3/9)
🧶Aí você nos pergunta, quais deputados assinam esses projetos de lei? R: notórios disseminadores de desinformação e ódio, investigados no inquérito das fake news, por exemplo. (4/9)
correiobraziliense.com.br/app/noticia/po…
🧶Alguns dos textos, assim como o do decreto que o presidente ameaça assinar, preveem punições às empresas que violarem as novas regras, que vão de advertências a multa de até 10% do faturamento. Ou até a proibição de exercer as atividades por aqui. (5/9) oglobo.globo.com/brasil/apos-bo…
🧶Tanto o decreto como a maioria dos projetos de lei coincidem com o debate gerado a partir do banimento de Donald Trump das redes por incitar a invasão ao Capitólio, que resultou em 5 mortes em janeiro. Só relembrando o que se passou por lá. (6/9)
🧶Além disso, os textos são inspirados em ordem executiva de Trump de maio de 2020 e em lei de fevereiro do governo da Polônia, país que desperta alerta na comunidade internacional por impor restrições à imprensa. (7/9) oglobo.globo.com/mundo/novas-re…
🧶Para a Associação Latino-Americana de Internet, a minuta de texto do decreto "cria condições para a circulação online de conteúdo nocivo, notadamente discurso de ódio, bullying, incitação à violência, fraude, e abuso de gênero, entre outros conteúdos indesejados." 😡 (8/9)
É pra se ficar de olho, bem aberto. Vocês sabiam dessa dúzia de projetos de lei? Leia mais na matéria da @camposmello e conta aqui a sua sensação. (9/9)
www1.folha.uol.com.br/poder/2021/05/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sleeping Giants Brasil

Sleeping Giants Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @slpng_giants_pt

1 Jun
Já é 2021 e Nise Yamaguchi, oncologista e imunologista, ainda defende tratamento precoce, imunidade de rebanho e boicote à vacina. E vem com uma perigosa retórica de desinformação. Quem é Nise?👇🧶
Nise Yamaguchi é uma médica formada em uma das maiores univ. do país e em oncologia, mas infelizmente foi infectada pelo vírus do negacionismo.

É defensora do "kit covid" desde sempre e segue afirmando a eficácia das drogas.
Com um discurso que finge ser acadêmico, a "médica" endossa estudos metodologicamente questionáveis e rebate a CloroCovid-19, pesquisa brasileira que se tornou referência internacional ao relatar a insegurança e a ineficácia dos medicamentos do kit covid.
Read 5 tweets
27 May
📰Em um ano, Sleeping Giants Brasil desmonetizou mais de R $ 14 milhões do discurso de ódio e das fake news
blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta…
O SGBR completou um ano no último dia 18 e durante esse seu primeiro ano fez 31 campanhas alertando empresas acerca da monetização ou lucro sobre desinformação.
O movimento alertou 990 empresas e 806 responderam, tendo uma taxa de eficácia de 81%!
Read 4 tweets
23 May
Olá, giants. O tema hoje é política. O governo federal pretende preparar um decreto que, na prática, abre brecha para que pessoas espalhem desinformação impunemente nas redes. Pior, que continuem lucrando com isso. Segue o breve fio:👇🏽🧶
🧶O decreto em questão limita a exclusão de conteúdos das redes sociais e engessa decisões de empresas como Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. www1.folha.uol.com.br/poder/2021/05/…
🧶Com isso, as companhias não poderiam retirar informações do ar somente por julgarem que as próprias políticas foram violadas pelos usuários…
Read 8 tweets
19 Apr
🎯ALVO ATUALIZADO.

Depois de desmonetizar mais de R$5,8 milhões em cerca de 40 campanhas nas redes, o Sleeping Giants Brasil tem um novo alvo, o site Estudos Nacionais. Você conhece esse portal de desinformação? Segue o fio!👇🏽🧶 Post no site estudos nacion...Post de fake news do Estudo...Noticia falsa do site estud...
🧶Em 15 de abril de 2020 o site acusou um grupo de pesquisadores de Manaus de matar 11 pessoas para desacreditar a cloroquina. Por causa desse boato, o grupo recebeu ameaças de morte. A pesquisa havia sido aprovada pelo Comitê de Ética. A Fiocruz saiu em defesa dos pesquisadores. Post no site estudos nacion...Matéria do correio brazilie...
🧶A postagem falsa foi desmentida pelo site Boatos.
boatos.org/politica/medic…
Read 6 tweets
14 Apr
Mulher morre após teste clandestino com cloroquina nebulizada em Manaus e deixa recém-nascido

Um vídeo que mostra uma suposta cura da vítima circula nas redes até hoje, após a morte da paciente. O vídeo chegou a ser compartilhado por um ministro. 👇🏽🧶 (1/10) (Print de um tweet de Onyx ...(Foi por meio dessa mensage...(Depois da nebulização, a s...
🧶A @folha aponta várias medidas irresponsáveis tomadas para aplicar o tratamento experimental:

1) Medicamento sem aprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa
2) Termo de Consentimento da paciente sem mencionar os riscos
3) Pacientes nebulizados sem autorização. (2/10)
🧶Os médicos Michelle Chechter e Gustavo Maximiliano passam 5 dias no hospital, aplicam tratamento, gravam vídeo de Jucicleia, que viraliza, e vão embora.

📅1/2 médicos viajam pra Manaus;
📅9/2 aplicam tratamento, gravam vídeo e deixam hospital;
📅2/3 paciente morre. (3/10)
Read 10 tweets
31 Aug 20
Já retiramos mais de 250 empresas do BSM, é difícil encontrar no site uma empresa que seja confiável e por isso vamos atualizar o alvo:

Vamos desmonetizar o canal no @YouTubeBrasil do Olavo de Carvalho!

Marquem seus amigos e nos ajudem, ódio e a desinformação não têm lugar! Image
Antes de tudo, apresentamos um breve histórico de fake news e discursos ódio promovidos por Olavo de Carvalho, segue o fio🧶
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(