Ontem à noite, em um debate, me perguntaram se eu não sinto vontade de desistir. Sim, eu sinto. Todos os dias. Ao contrário do que muitos pensam, a violência política está cada vez mais intensa. O último mês foi muito agressivo e me impactou muitíssimo.
Um pai da escola de Laura (cuja identidade Conhecemos o que torna tudo ainda mais cruel) tirou uma fotografia de Laura e a entregou para os grupos que distribuem ódio nas redes. A partir disso, todo o submundo da internet passou a usar a imagem dela para nos agredir.
São muitos anos de violência. Como vocês sabem, quando laura ainda era um bebê de colo, foi agredida fisicamente em função de uma mentira distribuída amplamente na internet. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram.
Mas nenhuma jamais havia envolvido sua escola e algum pai de colega. Foi devastador lidar com isso. Ver a imagem sendo usada por toda essa gentalha que vive as nossas custas, diz que é político e só faz o mal, foi uma violência imensa.
Poucos dias depois chegaram as ameaças de estupro para ela (que tem cinco anos!!!) e nova ameaça de morte para mim. A Polícia já acompanha o caso. O que é evidente que não diminui o medo, a tristeza, a culpa por ver as pessoas que mais amo submetidas a essa gente inescrupulosa.
São anos vivendo assim. A gente mal toma ar de uma agressão e vem a próxima. Mas quando a gente respira, a gente lembra que tem um mundo pra mudar. Que tem um genocida no governo. Que tem mãe enterrando filho e filho enterrando mãe. Que tem criança trabalhando.
Se todos os dias tenho vontade de desistir, todos os dias me lembro das imensas razões que temos para continuar.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
“Do nada” Vera Magalhães me ataca por seguir um perfil satírico com o qual nem interajo.
Durante a entrevista q dei no Roda Viva, quando candidata à presidencia, ela disse q invocar o feminismo p/ explicar as 65 interrupções que sofri era usar um "super-trunfo", ou seja, apelar
Depois deu entrevista defendendo que o festival de “mantereupting” e “manexplaing”, machismo e falta de educação era parte do Programa.
Seu silêncio foi ensurdecedor com relação ao festival de fakenews dirigido a mim no período eleitoral e mesmo Depois dele.
Fico triste que algumas pessoas tenham que ser vítimas do machismo para perceber a violência que ele representa.
Isso é que é, na verdade, é falta de empatia e sororidade: ser incapaz de sentir a dor dos outros, só senti-la quando ela acontece na sua própria pele.
1) Meninas de 10 a 14 anos gastam 50% mais tempo se dedicando a trabalhos domésticos em comparação a meninos da mesma faixa etária. Cerca de 500 milhões de meninas e mulheres não têm acesso a banheiros para praticar uma higiene adequada durante seu período menstrual.#DiaDaMenina
2) O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial absoluto e o terceiro país da América Latina com maior índice de casamentos de meninas com menos de 18 anos. As mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo. #DiaDaMenina
3) Em estudo sobre a qualidade de vida das meninas pelo mundo feito pela ONG Save The Children, o Brasil ocupa a 102ª posição dos 144 países. Nossas meninas precisam de um Brasil que não as tirem das escolas, que não tire sua vida com tiros vindo de helicópteros. #DiaDaMenina
1)“Querem roubar nossa infância!” “Querem destruir a inocência de nossas crianças”. Gritam alguns parlamentares, aficionados políticos, que via de regra não trocaram sequer uma fralda de seus filhos ou nunca os acompanharam nas atividades escolares.
2)Eles gritam e distribuem mentiras na internet. Mas ficam calados no dia em que meninas de dez anos são sexualizadas no SBT, no programa do Silvio Santos, o amigão que desfila no 7 de setembro de braços dados com o Presidente da República defendendo um novo Brasil.
3)Nesse “novo” Brasil, que é velho pra caramba, um beijo gay entre adultos escandaliza, mas se você é mulher, desde menina, ja será tratada como objeto sexual e um idoso de 88 anos ficará estimulando o júri e a plateia a dizer se suas pernas, colo ou rosto são os mais bonitos.
Bolsonaro fez hoje uma afirmação gravíssima. Disse que a população deveria estar armada para se defender de um golpe.
Ele incorreu em um crime de responsabilidade:
Lei n° 1.079/50
Art. 7º São crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais:
Art. 8º São crimes contra a segurança interna do país:
4 - praticar ou concorrer para que se perpetre qualquer dos crimes contra a segurança interna, definidos na legislação penal;
Há 1 ano, quando fui lançada candidata à Presidência pelo @PCdoB_Oficial, já dizíamos que a unidade era o caminho pra construirmos a vitória das forças políticas progressistas,populares, comprometidas com a democracia e com os direitos de nosso povo trabalhador,juventude,mulheres
Chegamos a construir um programa comum, mas não avançamos pra uma candidatura única. Mesmo assim, retirei a minha candidatura pra buscar ao menos parte dessa unidade.
Para mim, este foi o erro original e mais importante frente ao qual todos os outros são menores.
No decorrer da campanha todos cometem erros. É claro que precisamos fazer balanço e discutir.
1) Perdemos, é justo que fiquemos tristes e preocupados, com a gente, com os nossos, com o Brasil. Mas a tristeza tem que se transformar rapidamente em resistência.
2) O espírito desses últimos dias, nos quais milhares foram pras ruas pra virar votos de um modo tão bonito precisa se manter e se multiplicar.
Eles venceram, mas a luta vai continuar.
Vamos permanecer juntos, resistir e defender a democracia e a liberdade.
3) Como diria Drummond:
“Não serei o poeta de um mundo caduco
Também não cantarei o mundo futuro
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças
Entre eles, considero a enorme realidade (...)