#VacinaCovid19Fiocruz: Fundação recebeu hoje (2/6) bancos de células e de vírus para produzir IFA nacional.
Presidente da #Fiocruz, Nísia Trindade: "Temos longa tradição de transferência de tecnologia que chega hoje a um marco significativo. Com a entrega dos bancos esperamos dar mais essa contribuição ao Programa Nacional de Imunizações e ao esforço global de superação da pandemia”.
Os bancos de células e de vírus são a base para a produção da vacina e concretizam a transferência de tecnologia, cujo contrato foi assinado nesta terça-feira (1/6) entre a #Fiocruz e a AstraZeneca. Agora será possível iniciar a produção de uma vacina 100% nacional.
A previsão da Fiocruz é de entregar 100 milhões de vacinas com IFA importado da China do contrato inicial com a AstraZeneca (já entregues 47,6 milhões), e no segundo semestre 50 milhões de doses com IFA nacional e outras 50 milhões com IFA adicional importado de um novo contrato.
A #Fiocruz assinou hoje (1/6) o contrato de Transferência de Tecnologia da vacina Covid-19 com a AstraZeneca para a produção 100% nacionalizada do imunizante.
Segue o 🧶
O contrato formaliza a transferência do conhecimento que já vem sendo repassado pelo parceiro tecnológico para agilizar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas instalações de Bio-Manguinhos.
A produção do IFA nacional se iniciará este mês, uma produção complexa que incluirá uma série de etapas, da produção inicial de dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de comparabilidade pela AstraZeneca, até alcançar a produção em larga escala.
Os pesquisadores do Observatório Fiocruz Covid-19 atualizaram a série histórica de ocupação de leitos de UTI Covid 19 para adultos no SUS, com dados obtidos em 8 de março de 2021.
Acompanhe as informações ➡️🧶
Na última semana, o Pará passou da zona de alerta crítico para a intermediária, com queda do indicador de 82% para 75%, mas, por outro lado, houve crescimento do indicador em quase todos estados e Distrito Federal e entrada na zona crítica dos estados de São Paulo e de Sergipe.
25 das 27 capitais do país estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos em alerta crítico: Porto Velho (100%), Rio Branco (99%), Manaus (87%), Boa Vista (80%), Macapá (90%), Palmas (95%), São Luís (94%), Teresina (98%), Fortaleza (96%), Natal (96%)...