Análise fundamentalista da #ENBR3 e porque eu julgo ser uma das maiores oportunidades de investimento para o momento. Segue a thread, espero que gostem, se possível deixa sua curtida e seu RETWEET que ajuda muito no meu trabalho, bora lá!!
A EDP Energias do Brasil, controlada pela EDP em Portugal, uma das principais operadoras europeias no setor energético, é uma holding que detém investimentos nos segmentos de Geração, Distribuição, Comercialização, Transmissão e Serviços de Energia Elétrica.(+)
No segmento de geração, o mais forte da empresa, ela atua em 6 estados, contando com 5 usinas hidrelétricas e 1 termelétrica com uma capacidade instalada de 2,9 GW, consideravelmente alta para o setor. Segue na foto o nome de cada usina, sendo a Porto de Pecém 1 a termelétrica.
Já no segmento de distribuição a empresa atua em 3 estados, sendo de forma definitiva em São Paulo e no Espírito Santo, além de possuir participação de 29,9% no capital social da Celesc, distribuidora de Santa Catarina.
Já no setor de comercialização, a empresa negocia contratos de compra e venda de energia com clientes distribuídos em todos os estados do país.
Por fim, no mercado de mais recente inserção (2016), o setor de transmissão energética, a empresa possui 6 projetos em atividade, os quais totalizam 1.574km de extensão, passando pelo Maranhão, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O que isso tudo nos leva a concluir?

•A empresa atua em um setor acíclico, logo seus riscos já são reduzidos, entretanto, por ter suas atividades diversificadas em todos os setores do meio energético seus riscos são drasticamente reduzidos, o que dá mais confiabilidade(+)
e previsibilidade as receitas futuras da empresa, e mesmo assim a empresa acumula uma rentabilidade no ano de 2021 consideravelmente baixo em relação ao resto do setor, que tem uma média superior a 35% no mesmo ano, o que a meu ponto de vista não faz sentido, visto que suas(+)
Operações são mais diversificadas e oferecem maior segurança em relação às demais , além de proporcionar o aproveitamento de diversas oportunidades em diversos outros setores.(+)
Análise de resultados 1T21. Vamos considerar apenas as principais ramificações (RL, LL,ML, EBITDA, DL, Caixa..).

*Todos os valores estão na proporção de milhões de reais.*

Segue abaixo a continuidade separada por tópicos.
•Receita líquida:

A receita líquida teve um aumento no primeiro período de 2021 em comparação ao mesmo de 2020: 3.444.093 X 3.279.078, acumulando ganhos em todos os meios de geração, distribuição, comercialização e transmissão, perdendo apenas potencial de geração térmica.
•EBITDA:

O EBITDA teve um aumento exponencial de 50% em relação ao mesmo período do ano passado:

EBITDA: 1.048.651(1T21) X 698.583(1T20).

Já no EBITDA ajustado por participações societárias o aumento foi ainda mais robusto, totalizando 60% em relação ao 1T20.
•Resultado financeiro:

A empresa fechou o trimestre com um aumento de 108,6% no total do resultado financeiro, acumulando saldo credor de (209.982). Esse aumento se deve pela necessidade de maior endividamento com fins de crescimento, além do reajuste pelo IPCA.
•Lucro líquido:

O lucro líquido foi muito satisfatório no primeiro trimestre, alcançando R$495,8 milhões, aumento de 82,9% em relação ao 1T21, o que ressalta a competência e gestão eficiente da companhia, já o LL ajustado foi um pouco(+)
inferior, alcançado aumento de 58,6% depois de descontar ou somar Dep & Amort., Equivalência Patrimonial, Resultado Financeiro, IR & CS além da Participações de Minoritários.
•Endividamento:

Em minha opinião o endividamento é o maior fator de risco para o investidor da empresa. O prazo da dívida é de 4,1 anos para o vencimento e é um pouco superior à média do setor. O custo médio da dívida foi de 7,0% até o momento.
•Dívida Bruta:

A companhia finalizou o trimestre com dívida bruta equivalente a 10 bilhões de reais desconsiderando as dívidas dos ativos não consolidados, as quais totalizam 1,3 bilhão. Vale ressaltar que a maior parte da mesma se relaciona ao pagamento de debêntures.
•Cronograma de vencimento da dívida:

O Cronograma da dívida nos deixa mais tranquilo, visto que os 2.305 de 2021 pode ser pago com o caixa da empresa o qual totaliza 3.148. Os demais valores são mais baixos até o ano de 2024. O resto da dívida(3.527) fica para depois de 2025.
•Indexadores de dívida:

Os indexadores apresentam um fator de risco, visto que os de maiores proporções são o IPCA e CDI e paralelamente esperamos um aumento da inflação e da taxa de juros, constantes que comandam o sentido desses indexadores, o que no fim, aumenta a dívida.
•Dívida Líquida:

A dívida líquida tem uma baixa satisfatória em comparação com a bruta, alcanço 6,8 bilhões de reais. Segue abaixo a evolução da mesma e sua relação com o EBITDA.
•Fatores de risco:

-Crise hídrica que resulta no racionamento de energia;
-Apagões(risco conjuntural);
-Endividamento e capacidade de pagamento da dívida(risco estrutural).
•Análise de indicadores 1:

-Indicadores satisfatórios e todos na média ou acima do setor de referência, exceto a liquidez corrente que se mostra baixa, 1,16 para uma média de 1,80 do setor, o que no risco de alavancagem da mesma.
•Análise de indicadores 2 e 3:

Por meio dos indicadores de valuation notamos um alto grau de desconto na empresa, visto que todos estão abaixo da média do setor, o que demonstra uma baixa em relação ao valor intrínseco.

Os indicadores de CAGR demonstram gestão de eficiência.
Além de tudo, por se tratar de uma empresa acíclica, existe um pagamento de dividendos consideravelmente alto com possibilidade de aumento do yeld on cost se comprada atualmente. Não devemos esperar aumento no DY durante 2021 visto a necessidade do pagamento de dívidas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro- Accorsi Investing

Pedro- Accorsi Investing Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(