Voltamos das férias pra pegar pesado. Vamos começar a conversa sobre as galinhas verdes que andaram saindo do galinheiro, os integralistas.
Então bora de contexto histórico de onde surgiu essa ideologia e seu fundador, Plínio Salgado
Plínio Salgado foi um escritor, jornalista, político conservador e ideólogo brasileiro que idealizou o integralismo brasileiro e fundou uma de suas principais organizações, a Ação Integralistas Brasileira (AIB), tornando-se seu líder nacional.
Segundo Caldeira e Gonçalves, o fascismo italiano de Mussolini exerceu grande influência sobre o pensamento de Salgado. Foi após um encontro em 1930 na Itália entre os dois que Salgado consolidou sua filosofia política.
Nesse encontro, Mussolini sugeriu começar um movimento social em busca de uma “nova consciência" nacional e só então formar um partido político. Além de influência intelectual, o regime de Mussolini também ajudou financeiramente o movimento integralista brasileiro.
Para além da influência italiana, o integralismo brasileiro e Salgado também foram influenciados por outros movimentos fascistas europeus como o integralismo lusitano e o Action Française.
Aqui cabe uma observação. Muitos integralistas hoje em dia negam essa associação com o fascismo, mas essa é uma posição recente.
No pós guerra, após a derrota italiana, eles tentaram afastar da pecha de fascista. Porém, no início, o movimento não hesitava em se afirmar fascista
A própria estrutura organizacional da AIB era a mesma adotada por outras organizações fascistas da época. Com isso, os integralistas se tornaram o movimento fascista de maior sucesso na América Latina.
A relação de Plínio Salgado com o integralismo é ainda mais simbiótica. Salgado possuía domínio total sobre o integralismo, sendo seu chefe nacional, e esse poder era perpétuo.
Essa relação movimento - líder gerou uma espécie de culto a personalidade de Salgado que pode ser vista nos movimentos neointegralistas até hoje.
Sabemos que alguns neointegralistas provavelmente vão vir reclamar que chamamos integralismo de fascista, afirmando que não sabemos do que estamos falando.
Então escutem uma música para acalmar os ânimos.
Referências:
Gonçalves, L; Caldeira, O - O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo editora.fgv.br/produto/o-fasc…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Além de Plínio Salgado, o integralismo tinha outras duas figuras extremamente relevantes: o advogado, escritor e político Gustavo Barroso e o filósofo e jurista Miguel Reale.
Acharam que o #MuteNoOdio tinha acabado? Acabou não, bebê. Demos uma pausinha pra ficar de olho no Pazu e já voltamos.
Hoje vamos de fio, falaremos sobre a relação de extrema direita com a política institucional.
Apesar de serem uma gangue com atuação majoritariamente nas ruas e com pouquíssima representação institucional, o movimento skinhead de extrema direita recebeu e recebe ajuda de alguns partidos políticos.
Como vimos anteriormente, o British National Front tinha forte relação com o movimento skinhead inglês de extrema direita, boa parte do YNF, a juventude do partido, era formada por esses jovens skinheads.
Eu sei que hoje deveríamos falar sobre conservadores, mas por motivos de força maior (excesso de dog whistle por figuras políticas proeminentes), vamos falar hoje sobre:
Tatuagen, símbolos, bandeiras e gestos ligados a supremacia branca que são vistos em grupos de ódio nacionais
Preciso avisar que vai ser longo e com muito racismo, antissemitismo e supremacia branca. Se esses são assuntos sensíveis para você, recomendo deixar esse fio passar. Não tem nenhum problema em se resguardar ❤️
A conversa sobre conservadores volta na semana que vem
Ação Anticomunista
Uma tentativa de inversão do Ação Antifascista. É comumente usado por neonazistas em chans brasileiros
O helicóptero faz referência aos voos da morte da operação Condor, que assassinavam opositores das ditaduras latino-americanas jogando-os de um helicóptero
Muita gente marcou a gente nesse vídeo (agradecemos as gostosas risadas proporcionadas) que tem rodado o twitter.
Mas muita gente também não entendeu o que o rapaz fortão ta falando. Se você quer saber o que é blue pill, beta ou "lições de sedução", chega aqui 👇👇
Essas palavras são todas de um dialeto de um grupo específico da internet, a machosfera. A machosfera um ecossistema de blogs, podcasts, youtubers e fóruns que disseminam conteúdo misógino
Hoje vamos começar a conversar sobre essa galera que se diz "conservadora nos costumes" e gosta de fazer manifestação na Barra da Tijuca.
Bora abordar os conservadores
Como gostamos de fazer aqui no Mapa, vamos primeiro fazer uma recapitulação histórica do termo "conservador"
Vamos voltar para o Reino Unido do século XVIII
O conservadorismo é uma escola de pensamento que tem como pai o filósofo irlandês Edmund Burke. Burke, a partir de reflexões sobre a Revolução Francesa e a deposição da Monarquia de lá, escreveu suas principais obras onde defendia suas ideias conservadoras.
Vamos terminar hoje falando um pouco mais sobre conspiritualidade aqui no Brasil,
bora?
Através de pesquisas em canais de YouTube brasileiros de propagação de teorias da conspiração como o QAnon, foi possível observar diversos comentários de apoio feitos por produtores de conteúdo ocultistas e esotéricos.
Sim, existe a possibilidade que a sua tia namastê gratiluz esteja assistindo vídeos de QAnon