(1 de 4) Peru na reta final (e com vários políticos com taquicardia em Lima):
- Com 99,79% das atas eleitorais processadas, Pedro Castillo, da esquerda populista, tem 50,206% dos votos.
Keiko Fujimori, da direita-populista, possui 49,794%.
(2 de 4) 2021 seria um remake de 2016, quando Pedro Pablo Kuczynski, de centro-direita, derrotou Keiko, por apenas 0,2% dos votos (na ocasião a apuração levou 7 dias)
(3 de 4) Os aliados de Keiko estão pedindo a revisão de mais de 1.300 atas eleitorais, isto é, volume que envolveria ao redor de 300 mil votos (volumes similares foram alvo desses pedidos nas eleições de 2011 e 2006 pelo fujimorismo).
(4 de 4) A pessoa que for o novo inquilino do Palácio Pizarro, a sede da presidência, terá minoria no Parlamento.
Das 130 cadeiras Castillo apenas conta com 28% delas...e Keiko tem somente 18% das cadeiras.
Bônus track (1 de 2):
Keiko Fujimori é a representante da direita populista, envolvida na edição peruana do Lava-jato (recebeu propinas da Odebrecht), esteve presa 18 meses...
...e é filha do ex-ditador Alberto Fujimori (cuja ditadura elogia e que fez um peculiar mix de neoliberalismo e clientelismo)...
Bônus track (2 de 2):
Pedro Castillo é o representante da esqueda-populista, não está envolvido em, casos de corrupção,é visceralmente homofóbico, contra o ensino de gênero nas escolas, contra a legalização do aborto...
Castillo é defensor da “família tradicional” e sustenta que o casal é “um homem e uma mulher”.
Ele afirma que “em casa aprendi valores e a cortar as unhas!”
O bônus track do bônus track:
- Mas existe “polarização”?
Bom, no primeiro turno, dos quase 18 milhões de eleitores peruanos que compareceram às urnas, Keiko e Castillo tiveram juntos (!) só 4,6 milhões de votos.
Na realidade, existem 25 milhões de eleitores (mas só foram votar no 2º turno quase 18 milhões).
Desta forma, Fujimori e Castillo, juntos, no 1º turno, só tiveram o respaldo de 18,4% dos eleitores...
...ou seja, no 1º turno 81,6% dos eleitores peruanos não apreciavam nenhum dos dois.
Desta forma, a imensa maioria dos eleitores foi votar no 2º turno contra Castillo e contra Keiko (e não “a favor” e um ou de outro).
Portanto, o próximo mandato presidencial será um caminho árduo, já que – pelo menos nos primeiros meses – o respaldo popular será pequeno e o respaldo parlamentar idem.
Neste cenário, é preciso destacar que o Parlamento peruano “pegou o gosto” de remover presidentes...
Em 2016 PP.Kuczynski tomou posse. Foi sucedido pelo vice Vizvcarra, que foi sucedido pela vice Aráoz. Vizcarra voltou, foi removido...e aí Merino foi colocado em seu lugar...até que este renunciou e entrou Sagasti (o atual). Tudo isso em 5 anos.
Em resumo, hoje e amanhã serão dias para Games of Thrones ficar no chinelo....e tudo isso em ritmo de suspense hitchcockiano.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Peru, 2o turno: A votação começou às 7:00 e terminará às 19:00 horário de Lima, isto é, vai das 9:00 horas às 21:00 horário de Brasília. Os primeiros resultados começam a ser divulgados no início da madrugada. E....
...e como a situação promete ser ajustadíssima, a não ser que haja uma guinada, a apuração se prolongaria durante toda a 2afeira.
Uma pesquisa da consultoria Ipsos sustenta que Castillo teria 44,5% dos votos enquanto que Keiko contaria com 43,6%....11,6% seriam nulos ou brancos.
-Militar, oficial para-quedista
-Nascido no interior do país
-Eleito com 56,2% dos votos, derrotando partidos tradicionais
-Se apresentava como salvador da pátria, anti-establishment
-Costumeiras afirmações-esperneios-histerias do tipo “querem violar nossa soberania!!!!”
- No regime que criou há um ódio declarado contra a Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
Os primeiros “cacerolazos” (“panelaços” em espanhol, derivado de “cacerola”, que significa “panela”) surgiram no Chile para protestar contra o presidente socialista Salvador Allende em 1971.
No entanto, em 1982, 1983, 1986 e 1989 os panelaços chilenos foram direcionados contra o ditador de extrema direita, o general Augusto Pinochet, demonstrando que os panelaços não possuem exclusividade ideológica...
Soem trombetas e tambores!!! Agora, em nossa sessão "O atacadão do thread".... Plágios & Política:
No início da década de 1920, o ditador italiano, o "duce" Benito Mussolini, adorava andar em moto com seus militantes.
Era uma das atividades clássicas do regime, a do ditador no meio da multidão , mostrando (tentando mostrar) um mix de velocidade, "macho latino" & outras coisinhas...
Aaaaaateeenção!!!
Soem trombetas!
Mais uma edição do "Atacadão do thread"!!
Hoje, o cowoking pasqualino coelho-galinha
A fauna pasqualina é integrada por 2 peculiares coadjuvantes: coelhos e galinhas, estas últimas representadas por seus ovos.
Os coelhos aparecem por associação com a Virgem Maria porque existia a crença por parte de pensadores romanos como Plínio e Plutarco de que esses primos do Pernalonga podiam se reproduzir sem perder a virgindade.
O presidente argentino Alberto Fernández aunciou há poucos minutos pelas redes sociais que teve 37,3 graus de febre, fez um teste de antígenos e o resultado foi positivo.
Ele informou na sequência está no aguardo do resultado do PCR.