Você já se perguntou de onde vem a aracnofobia, ou, por que muitas pessoas tem medo de aracnídeos?
📷: Klaus Eppele
O medo de aranhas é muito comum entre humanos. Em torno de 75% das pessoas têm medo moderado ou severo desses animais. Mas por que essa condição existe?
O pavor de aranhas pode ser condicionado, causado por algum trauma vivido pelo indivíduo com esses animais, ou mesmo por influência cultural, já que muitas culturas associam esses aracnídeos ao terror, como visto em festas de Halloween.
📷: Tâmara Araújo/ TuaCasa
Mas na maioria dos casos o medo é inato, hereditário. Um estudo da Universidade da Califórnia expôs centenas de estudantes a imagens quase subliminares que iam desde agulhas e moscas a aranhas, enquanto resolviam uma simples tarefa no computador.
A maioria das imagens passava despercebida, mas quando a forma de uma aranha piscava na tela, mais da metade dos participantes conseguiam identificar e localizar em qual quadrante havia aparecido.
Além das aranhas, qualquer aracnídeo provoca medo, como os amblipígios por exemplo que apesar da aparência assustadora, são inofensivos e vivem em cavernas.
Aliás, é possível que a convivência dos ancestrais humanos com aranhas e companhia nas cavernas e florestas tenha sido responsável por arraigar esse medo no DNA.
Já as fobias podem ter uma causa fisiológica, conforme a pesquisa de um psiquiatra da USP.
O estudo constatou que pessoas com fobia simples possuem uma área do cérebro menor do que as demais, o cíngulo anterior do córtex, localizado atrás do lóbulo frontal e associado às emoções, medo e ansiedade.
📷: Adriano Oliveira/G1
Seja qual for a causa, o medo é muitas vezes descabido. Apenas cerca de 200 das 40 mil espécies de aranhas representam preocupações médicas sérias para adultos saudáveis, e o perigo de um acidente hoje é muito menor do que foi para nossos ancestrais.
📷: Pixabay