POR QUE A LUA SE AFASTA DA TERRA (E O QUE VAI ACONTECER COM ELA)?
A cada ano que passa, a Lua se afasta 3.78 cm da Terra. Isso significa que uma hora ela vai se separar da Terra e não teremos mais Lua, certo? Vem nesse fio descobrir 👇🏼
Vamos começar do começo: por que a Lua se afasta da Terra?
Sabemos que a gravidade da Terra "puxa" a Lua na direção dela, da mesma forma que a gravidade da Lua "puxa" a Terra. Esse "puxar" é a força de maré, que forma na Terra o que chamamos de bojos mareais, em preto na figura
É assim que se formam as marés no oceano, sendo as altas marés quando o ponto em vermelho (na Terra) sofre maior influência da Lua, por estar mais perto, e as baixas marés quando essa influência é menor, por estar do lado oposto
Entretanto, como a Terra gira (24h) mais rápido do que a rotação da Lua em torno da Terra (27 dias), e o bojo nada mais é do que os oceanos da Terra, ele sempre fica um pouco acelerado com relação à Lua. Isso não está no video, mas pode ser visto abaixo
E por que isso não está representado no vídeo? Porque a Lua faz uma força contrária na Terra para ela "voltar pro lugar". Só que ao mesmo tempo, o bojo na Terra, acelerado, força a Lua a ir mais para longe, aumentando sua órbita
Portanto, a Lua, além de sofrer um afastamento, também está desacelerando sua rotação. Isso significa que a Lua também desacelera a rotação da Terra, que quando se formou há 4.5 bilhões de anos atrás girava muito mais rápido (os dias duravam ~5 horas)
E então chegamos à pergunta inicial: será que um dia a Lua terá uma órbita tão grande que irá se separar da Terra?
A resposta é: provavelmente não, por diferentes motivos. Cito alguns deles pra você
*Figura em escala
Primeiramente, dissemos que a Lua desacelera conforme vai se afastando, certo? Na órbita máxima (antes de se separar da Terra) que a Lua alcançaria, seu período de rotação seria cerca de 47 dias. Nessa época, não só a Lua giraria mais devagar, mas a Terra também
Além disso, ambas estariam síncronas (com o mesmo período de rotação de 47 dias). Isso significa que a Lua estaria sempre com a mesma face virada para a Terra (o que já acontece), e a Terra também estaria com a mesma face sempre virada para a Lua
Nesse caso, o bojo da Terra não seria acelerado, e tudo o que eu expliquei não aconteceria, ou seja, a Lua pararia de se afastar da Terra. Esse fenômeno, chamado "tidal locking" (algo como acoplamento mareal) é comum em outros corpos dentro e fora do Sistema Solar
O segundo motivo é o tempo: essa órbita máxima é calculada para acontecer daqui a 50 bilhões de anos, sendo que o Sol deve evoluir para uma gigante vermelha e provavelmente destruir a Terra bem antes disso, em cerca de 7.5 bilhões de anos. Então nem daria tempo de se separar
Maaaaas, conforme a Lua se afasta da Terra e ambas desaceleram, algumas consequências certamente teremos: em 500 milhões ou 1 bilhão de anos, a Lua estará tão longe que não será mais possível ver eclipses solares totais, pois ela será pequena demais para cobrir todo o Sol
Mas consequências mais drásticas virão. A mudança da duração dos dias devem afetar o clima no planeta, e poderemos experienciar temperaturas acentuadas, como invernos rigorosos e verões escaldantes. A maioria dos animais provavelmente não sobreviveria a isso
Felizmente, isso só deve acontecer em milhões de anos, e a humanidade não precisa se preocupar com isso agora
Tudo certo por enquanto, ok?
Espero que tenha gostado da thread! Não esqueça de dar like/RT se gostou e deixar seu comentário também 💜
Tá rolando uma onda de comentários sobre estudantes de graduação não serem cientistas ou não serem pesquisadores
Isso não é de hoje, mas como se intensificou nos últimos dias, resolvi tentar esclarecer algumas coisas aqui pra vocês ⬇️
Antes de mais nada: caso você não me conheça, me chamo Aline, tenho graduação, mestrado e doutorado em astronomia pela UFRJ, e atualmente faço pós-doutorado
Vamos começar a entender por que estudantes de graduação (e pós-graduação) PODEM SIM ser pesquisadores
Durante a graduação em diversas áreas temos a oportunidade de fazer o que chamamos de iniciação científica (IC). Como o próprio nome já deixa claro, é uma iniciação à pesquisa
Me diz uma coisa: se você não soubesse nada sobre o Sol e como ele se comporta, o que você pensaria ao ler uma notícia dessas?
Porque eu pensaria nada menos do que "Fudeu! Vamos todos morrer!"
Deixa eu contar o que realmente acontece ⬇️
Isso aqui ia virar um fio sobre manchas solares, ventos solares, o que acontece quando os ventos atingem a terra (spoiler: auroras!)
Masss me apontaram aqui nos comentários que a página deu a devida explicação nos tweets seguintes
Isso não é suficiente, e explico o motivo ⬇️
Primeiro que eles mencionam que não existe perigo e insistem que não são sensacionalistas (provavelmente por causa das nossas reclamações) no SEGUNDO tweet
Isso claramente já tá errado, porque o alcance do segundo tweet é SEMPRE MUITO mais baixo (eu mesma não vi até me avisarem)
Em clima de vestibular e ENEM, venho com mais uma questão de Ciências da Natureza envolvendo astronomia, dessa vez da prova do ENEM 2020 (e que eu caí na pegadinha!)
Siga o fio para entender 👀⬇️
Escolhi essa questão porque confesso que ela me pegou, e inicialmente eu errei a resposta. Tive que pesquisar mais a fundo o motivo do gabarito, e vim compartilhar com vocês 😆
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Vamos lá: a pergunta menciona um experimento feito por William Herschel lá em 1880. Ele coloca um prisma, onde incide luz solar, e recipientes com água que recebem a luz dispersa do prisma, como na figura abaixo
Você sabe qual é o ÚNICO lugar no Sistema Solar, além da Terra, onde sabemos que existem mares e lagos na superfície??
A imagem abaixo mostra esses grandes mares (as cores são artificiais, para melhor visualização)
Segue o fio para saber mais ⬇️
Esse lugar é TITÃ: o maior satélite de Saturno, e segundo maior do Sistema Solar
Sua densa atmosfera de tons amarronzados permite a existência de líquido na superfície, formando rios, lagos e mares
Mas esses rios, lagos e mares não são feitos de água como na Terra!
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Na imagem abaixo, compostas por dados no infravermelho, é possível ver através da atmosfera de Titã
As partes mais claras (verde, laranja) mostram a superfície sólida do satélite, e as regiões escuras são lagos compostos por hidrocarbonetos, como metano (CH4) e etano (C2H6)
Olhando a imagem abaixo (que é uma representação artística), como você classificaria esse objeto astronômico? É um planeta? É uma estrela?
Na verdade, é uma ANÃ MARROM! E é sobre esse lindo objeto que vamos falar hoje. Segue o fio 👇🏼👇🏼👇🏼
- O que é uma anã marrom?
Se você já ouviu falar em anãs marrons, deve ter ouvido falar que são “estrelas fracassadas”. Em outras palavras, são objetos que se formaram da mesma maneira que estrelas se formam, mas não possuem massa suficiente para se tornar uma estrela.
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- Como estrelas se formam?
Os detalhes da formação estelar completa vão ficar para outra thread, mas resumidamente: estrelas (e anãs marrons) são formadas a partir do colapso gravitacional de uma enorme nuvem molecular, muito fria, feita de gás e poeira.
Quem tem acompanhado a Copa deve ter visto as discussões sobre o gol do Japão. Até o @Casimiro comentou a polêmica em live. Afinal, a bola saiu de campo ou não?
PARALAXE é um conceito de astronomia antigo. É a diferença aparente na posição de um objeto, quando visto de locais diferentes.
Exemplo simples: estique seu braço e, com um dedo, tape um objeto de fundo. Agora abra um olho e deixe o outro fechado, e depois troque.
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Verifique a posição desse objeto quando você observa com o olho esquerdo (imagem à esquerda) e com o olho direito (imagem à direita). Reparou que parece que o objeto se deslocou? Isso é paralaxe ✨