A Espanha está sendo criticada nessa Euro pela desconexão entre a seleção e a cidade de Sevilha, que recebe os jogos da equipe na 1ª fase.
Em vídeo postado no Twitter da seleção, os jogadores parecem ignorar os torcedores antes do jogo contra a Polônia.
Isso aconteceu depois que a equipe foi vaiada no jogo de estreia contra a Suécia, o que gerou reclamações do técnico Luis Enrique e de alguns jogadores.
Eles também disseram que o gramado do estádio de La Cartuja prejudica o estilo de jogo da seleção, que gosta da posse de bola.
A imprensa local não gostou das críticas ao gramado. Pelo contrário, dizem que ele possui a nota máxima da UEFA.
Mas a subida brusca de temperatura no início do mês provocou danos, e Luis Enrique e os jardineiros responsáveis se desentenderam sobre como lidar com eles.
Antes do jogo de hoje, uma juíza do Tribunal Constitucional da Polônia acusou a Suécia de roubar a “herança nacional e os tesouros” poloneses, e exigiu que eles fossem devolvidos.
Krystyna Pawłowicz é ligada ao Lei e Justiça, partido de extrema-direita hoje no poder na Polônia.
Os eventos históricos aos quais ela se refere são chamados na Polônia de “O Dilúvio” e ocorreram no século XVII, quando a Suécia invadiu e ocupou a chamada República das Duas Nações, que corresponde aos atuais territórios polonês e lituano.
Mas as feridas seguem abertas.
Isso porque o nacionalismo polonês, que anda em alta, diz que os tesouros roubados da Polônia na época, que incluem obras de arte, livros e outros objetos de valor, ainda estão expostos nos museus da Suécia.
Há quem diga que foi um período pior pro país do que a invasão nazista
Passou um pouco despercebido por causa da Euro, mas, na semana passada, o Tottenham cogitou a contratação de Gennaro Gattuso como treinador. No entanto, boa parte da torcida dos Spurs se opôs por uma série de declarações do italiano consideradas machistas, racistas e homofóbicas.
A contratação já foi descartada pelo presidente Daniel Levy, mas não sem antes a torcida lançar e bombar a campanha #NoToGattuso nas redes sociais.
Então, quais seriam as declarações de Gattuso que provocaram revolta na torcida do Tottenham? Vamos a algumas delas.
“Não vejo lugar para mulheres no meio do futebol. Não gosto de dizer, mas a verdade é essa”: em 2013, quando Adriano Galliani, CEO do Milan, teve de dar espaço a Barbara Berlusconi, filha de Silvio, na administração do clube, Gattuso se saiu com essa crítica à presença dela.
Chile e Uruguai jogam daqui a pouco pela Cepa América e ambas vivem momentos conturbados fora de campo.
No lado do Uruguai, um segurança foi preso em Cuiabá por suspeita de assédio sexual contra uma funcionária da Conmebol: oglobo.globo.com/esportes/futeb…
No lado do Chile, além de jogadores terem furado a bolha sanitária da competição pra cortar o cabelo, a federação de futebol do país está em pé de guerra com a Nike, tendo até coberto o símbolo da fornecedora esportiva no jogo contra a Bolívia.
O que acontece é que a Nike resolveu encerrar o contrato com os chilenos, acusando-os de não cumprir o acordo de jogar ao menos 10 jogos por ano.
Entre 2019 e 2020, tanto pela pandemia quanto pelos grandes protestos sociais no país, a seleção ficou praticamente 1 ano sem jogar.
A seleção austríaca carrega a mancha do jogo da Copa de 82 contra a Alemanha Ocidental. Com um resultado que classificaria ambas as seleções (1 a 0 pros alemães), passaram a tocar a bola de lado e esperar o apito final.
Hoje, Áustria e Ucrânia podem passar de fase com um empate.
4 das 6 seleções que ficarem em 3º lugar em seus grupos passam pra próxima fase.
Em 82, o empate implicitamente combinado entre alemães e austríacos custou uma vaga que iria pra Argélia.
O presidente da federação austríaca garante que, hoje, o pacto de não-agressão não ocorrerá
Aquela partida ficou conhecida como "A desgraça de Gijón", tendo sido disputada nessa cidade espanhola. Foi um dos jogos mais vergonhosos do esporte.
Desde então, a FIFA passou a colocar os jogos da rodada final da fase de grupos pra serem jogados simultaneamente.
O jornal espanhol As informa que a UEFA abriu investigações sobre possíveis ofensas racistas da torcida húngara contra Mbappé e Benzema. as.com/futbol/2021/06…
Relatos indicam que houve torcedores imitando sons de macacos quando Mbappé pegava na bola, e que Benzema também foi ofendido.
Na estreia, contra Portugal, houve ofensas homofóbicas contra Cristiano Ronaldo.
Hoje já falamos sobre as investigações que foram abertas e rapidamente fechadas sobre a braçadeira com as cores do arco-íris usada por Manuel Neuer.