O deputado Luis Miranda apresentou ofício à #CPIdaCovid pedindo a prisão de Onyx Lorenzoni e de Élcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde.
A informação é do site O Antagonista.
O deputado Luis Miranda e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, prestam depoimento amanhã à CPI.
Senador quer memorial em homenagem às vítimas da Covid-19.
Bancada do PT no Senado apresentou projeto para viabilizar a criação do memorial para lembrar os brasileiros mortos pela doença.
Hallal discorda de Girão sobre aprovação de Anvisa para vacinas. "Todos os países do mundo compraram antes de ter aprovação dos órgãos reguladores. Não dava para esperar".
Girão reforçou que no Brasil "vivemos guerra de narrativas".
Hallal diz que entregou cálculo de que 95 mil vidas foram perdidas por causa do atraso na compra de vacinas Coronavac e Pfizer.
"As minhas posições sobre a pandemia são as mesmas. Antes e depois de sofrer ataques", continuou Hallal.
"Presidente da República consegue estar errado em 100% das vezes. Essa é fala de um colega. Não quer dizer que todos os especialistas são contra o governo. Mas entendemos que a condução da pandemia no Brasil é um fracasso. É a nossa opinião científica", reforçou Hallal.
Zenaide Maia disse que Bolsonaro "não defende a vida".
"Toda a política errada ele continua fazendo".
Zenaide criticou quem diz que a CPI está fazendo "sentença antecipada".
"Quem teve sentença antecipada foram os mais de 500 mil mortos".
Zenaide Maia criticou a falta de campanhas de conscientização do governo sobre a importância de medidas não farmacológicas.
Werneck disse que é urgente que "se recomponham as políticas públicas". "Não se deu a condição para que a maioria ficasse em casa".
Hallal: "Tomara que não tenhamos aumento de mortes tão considerável por causa do número de infecções de ontem".
Epidemiologista teme, porém, a gravidade da terceira onda.
Zenaide Maia: "Tem solução. O que falta é vontade política".
Rogério Carvalho criticou gesto de Bolsonaro no RN. Presidente pediu para uma criança retirar a máscara de proteção contra a Covid-19.
"Foi ele quem aglomerou, quem reproduziu a 'gripezinha', quem interferiu na ação de governadores e prefeitos para evitar medidas restritivas. E foi ele quem negligenciou as vacinas", criticou Rogério Carvalho. "Um conjunto de narrativas irresponsáveis, mortais e cruéis".
Carvalho: "Ciência não é uma questão de democracia. É um método de investigação que tem constructos muito considerados. Não existe ciência inglesa, americana, brasileira. Existe ciência. Quem está certo é quem faz o melhor estudo acadêmico".
Heinze diz que vidas salvas se devem aos médicos que usaram o tratamento precoce.
Heinze disse que não é possível "criminalizar tratamento que deu certo".
"Bolsonaro vai às ruas. É um governo sério".
"Infelizmente, aconteceu nos EUA e aqui a mesma coisa. Cientistas de direita e de esquerda. Infelizmente, está errado o procedimento dessa comissão. Hoje vimos um monólogo", disse Heinze.
Heinze insistiu que tratamento precoce "deu certo".
"São 28 países. É 54% da população mundial".
"Sempre fico com a sensação de que estamos comemorando o gol do Brasil contra a Alemanha", disse Hallal sobre celebrar número de recuperados da Covid-19.
Hallal discordou de Heinze de que esquerdas dominam as universidades públicas.
Disse que classe também protestou nos governos Dilma e Temer.
Soraya Thronicke critica o senador Heinze por usar uma placa de vidas salvas. Segundo ela, isso deixa subentendido que a medicação citada pelo senador salvou todas essas vidas. #CPIdaCovid
A senadora pergunta se existe algum estudo mostrando quem foi salvo ao usar determinado medicamento, assim como quais remédios pessoas que morreram tomaram.
Hallal diz que existem estudos que mostram que nenhuma vida foi salva usando a cloroquina.
Jurema afirma que não existem medicamentos específicos para a Covid-19, mas sim remédios para o manejo da doença. #CPIdaCovid
Jurema diz que dados mostram que a população negra é a que mais morre durante a pandemia, e que isso não está ligado a questões genéticas, e sim sociais. #CPIdaCovid
Encerrada a reunião.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
"Precisamos dizer que essa comissão não vai aceitar manobras obstrutivas e protelatórias do governo, agora através do Ministério da Saúde. Vamos ter que investigar, sim", disse o relator da CPI, Renan Calheiros.
Fernando Bezerra disse que Marcelo Queiroga está "à disposição plena" da CPI.
"Mais de 90% das informações solicitadas foram encaminhadas à comissão", completou o senador.
Senadores discutem questões de ordem antes dos depoimentos de Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, e Pedro Hallal, epidemiologista e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) #CPIdaCovid
Renan diz que Onyx coagiu testemunha, pede convocação e ameaça prisão
Relator da CPI da Covid afirmou que manifestações do ministro dirigidas ao deputado Luis Miranda são "abomináveis" #CPIdaCovid
Urgente: um prédio desabou na comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. Após o desabamento, teve início um incêndio.
O Corpo de Bombeiros atende a ocorrência e ainda não há informações sobre vítimas.
Agora: presidente @jairbolsonaro confirma a realização da Copa América no Brasil. Jogos devem ser realizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e em mais um estado.
Anúncio foi feito em cerimônia no Ministério da Saúde.
@jairbolsonaro Bolsonaro confirma Copa América com jogos em 4 estados e no DF.
Segundo o presidente, até o momento, cinco governadores demonstraram interesse em sediar o torneio. Ele, no entanto, só citou quatro.
@jairbolsonaro Após o anúncio do presidente, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, compartilhou uma publicação nas redes sociais, informando que serão quatro estados: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.