Chegamos no final da longa explicação sobre integralistas.
Agora que a gente já sabe a história dos integralistas, seus ritos, símbolos e ideologia, vamos ver quais são os grupos neointegralistas atuantes hoje na região metropolitana do Rio de Janeiro e o que eles já aprontaram
Hoje vamos falar sobre a Accale, ou Associação Cívica e Cultural Arcy Lopes Estrella, fundada em 2017 no estado do Rio de Janeiro.
Se apresentam como “uma associação nacionalista, antimarxista e antiliberal” e em sua página de facebook exaltam figuras como Salgado e Barroso.
A Associação parece seguir a ideia de formar um movimento social para uma “nova consciência" nacional”, como proposto anteriormente, e se utiliza de uma forma de organização já conhecida por integralistas no passado, os Centros de Cultura da Juventude.
A fundação desse grupo se deu na Câmara Municipal de Niterói e foi acompanhada por políticos importantes do estado como Rodrigo Amorim (PSL), Carlos Jordy (PSL) e o atual senador Flávio Bolsonaro (PATRIOTA).
O discurso político da Associação se inspira em muito no discurso do integralismo já consolidado, colocando-se para além da “esquerda e direita” e entendendo esses dois espectros políticos como duas faces da mesma moeda.
A Associação também recupera outros símbolos associados ao fascismo, além do símbolos integralistas, como é o caso da frase "Ya Hemos Paseo!", traduzida para "Já passamos", lema da ditadura franquista espanhola
Mesma expressão utilizada pelo Assessor da presidência acusado de fazer símbolo de supremacistas brancos
A Accale ganhou projeção nacional quando uma de suas lideranças, Eduardo Fauzi, tentou explodir a Produtora Porta dos Fundos, em retaliação a um especial de Natal da produtora que retratava Jesus como LGBTQIA+ bbc.com/portuguese/bra…
A Associação nega relação com Fauzi e deletou quase todas as fotos com o antigo membro de sua página do Facebook, mas algumas ainda são de fácil acesso na internet, como nessa matéria do jornal Da Causa Operária.
Para falar de monarquismo no Brasil, precisamos falar da Tradição, Família e Propriedade (TFP)
Luiz e Bertrand também pertenceram a uma organização civil de inspiração católica fundada na década de 60 por Plinio Corrêa de Oliveira conhecida como Tradição, Família e Propriedade (TFP).
Segundo Quadros, ambos mantinham laços estreitos com correntes conservadoras do catolicismo e não se contrapõem à corrente reversionista.
A TFP propagava 3 principais discursos: oposição à esquerda, denúncia da "instabilidade da república” e defesa de valores católicos.
Vamos continuar o papo sobre a Atomwaffen (AWD), tendo em vista as recentes ações de neonazistas em São Paulo e a tentativa recente do grupo no Brasil.
Falaremos sobre a histórico de crimes desse grupo, que é recente mas tem muito BO na conta.
TW: assassinato (muitos)
Fundada em 2015 por um estadunidense num fórum neonazista, a AWD nunca foi um grupo regional. A facilidade de acesso ao fórum e aos textos do grupo, todos em inglês, caracterizaram o grupo como um grupo que atua através de células em rede transnacional.
Em 2017, o fórum Iron March foi fechado e seu criador, Alexander Slavros, lançou um livro/manifesto direcionado a Alt-Right estadunidenses e neonazistas que coabitam esse ecossistema.
Atomwaffen Division (AWD) é parte de uma constelação de grupos neonazista e aceleracionistas que foi fundada pelo estadunidense Brandon Russel em julho de 2015 no fórum neonazista Iron March.
O fórum Iron March, segundo o Southern Poverty Law Center, tem relação com mais de 100 assassinatos e era um porto seguro para neonazistas online se encontrarem e propagarem suas ideias.