@compayaye @marilizpj [1/7] A essência da laicidade, na democracia, é, paradoxalmente, a submissão da maioria às minorias. Sob esse sistema, uma sociedade, por exemplo, erguida sobre bases civilizacionais cristãs (...)
@compayaye @marilizpj [2/7] terá, necessariamente, sua expressão reprimida e embotada em favor de toda expressão não cristã.
@compayaye @marilizpj [3/7] De forma que, pela sua lógica interna, ainda que os agentes não tenham esta intenção, e ainda que as expressões não cristãs não sejam todas elas explícita e necessariamente anticristãs, a laicidade do Estado, ao servir para nivelar, por exemplo, (...)
@compayaye @marilizpj [4/7] uma maioria cristã às minorias não cristãs, estará sempre, por essa definição, no papel de inimigo do cristianismo. Dito de outro modo, o Estado laico é essencialmente anticristão.
@compayaye @marilizpj [5/7] Mediante o nivelamento moral forçado do cristianismo à estatura das religiões menores, e através da negação da substancialidade da posição hierárquica superior do cristianismo, tanto em relação ao próprio Estado, como em relação às religiões menos expressivas, (...)
@compayaye @marilizpj [6/7] (...) o Estado laico existe não apenas para submeter uma maioria cristã às minorias não cristãs, mas essencialmente para reprimir a cristianização. Desta forma, não só a expansão, mas a preservação mesma do cristianismo é afetada.
@compayaye @marilizpj [7/7] Em resumo, o fim último da democracia, numa sociedade cristã, é, portanto, reduzir, através de sua essência laicista, a expressividade do cristianismo ao nível das demais religiões e assim pairar soberano sobre um amontoado de religiões inexpressivas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Arthur Wrightman

Arthur Wrightman Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @WrightmanW

12 Apr
[1/20] Notas Sobre o Bolsonarismo - 2020.12.15

Existe um grande equívoco por parte de alguns quanto ao conceito de "militância bolsonarista".

O aspecto ideológico, na política, representa apenas um ideal orientador, o qual jamais pode, (...)
[2/20] por si só, promover ações concretas, a não ser através de agentes reais de carne e osso, os quais, além disso, dependem sobretudo da disponibilidade de meios de ação que determinem se esses agentes conduzirão suas ações de fato por esse caminho ideal, (...)
[3/20] ou simplesmente estagnarão numa função de símbolo unificador daquele ideal, como é o caso do Bolsonaro, sem jamais ir adiante de forma efetiva em um caminho político bem definido; de modo que não se pode falar em "militância conservadora", (...)
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(