Este segundo ano transcorreu durante as inúmeras quarentenas e restrições da pandemia. A atividade do conselho ficou suspensa e prejudicada durante vários meses.
Os nossos debates ficaram ainda mais esvaziados. Mas ainda assim fizemos muita coisa!+
Eu e outros conselheiros até pedimos reuniões remotas, como tantos clubes vêm fazendo. O pedido foi destacado pela imprensa
Mas virou costume ignorar nossos requerimentos e solicitações, principalmente no conselho.
Em junho de 2020 (vcs conhecem a historia), precisei voltar a essa ponderação, explicando que eu achava que a gente estava fazendo as coisas de um jeito velho. Gosto desse fio que dei RT porque gerou uma boa compilação do que penso pra SEP.
Lembram quando a gente foi atrás do M. Angel Ramirez no Equador?
Quando muitos ainda pediam sua contratação, eu questionava qual era o critério para ir buscá-lo. Não podia ser “o mais pedido do Twitter”. Valia pra ele ou p Heinze.
Eu dizia isso pq acredito que precisamos ter métodos racionais p fazer as coisas.
Isso vale p escolher treinador (quais nossos critérios?) e vale p organizar a política da SEP.
Nossa organização e método, inclusive os políticos, determinarão nossos resultados.+
Por isso que eu bato e luto sempre p termos REGRAS que tragam mais democracia pra SEP. Mais transparência e prestação de contas. Fortalecimento dos nossos órgãos de fiscalização.
Essas pautas independem de pessoas e de ficar venerando salvadores da pátria.+
Com essas ideias, ainda em maio de 2020 apresentei com colegas da oposição uma série l de perguntas e demandas sobre nossas contas e balanço. Ja víamos ali sinais de deterioração e queríamos mais compliance e transparência!
A cobrança de + transparência foi insistente. Em 2019 apresentei emenda ao estatuto sobre o tema. Só ñ foi aprovada pq foi sutilmente boicotada p quem devia zelar pelo bom andamento do debate.
Em NOV a pressão deu resultado e voltamos a ter balancetes publicados.
É fruto direto dessa pressão também o novo modelo de balanço (diagramado e mais completo) e a criação de um site de transparência da SEP, que ainda tem poucas infos e precisa melhorar.
Só aconteceu pq houve mobilização. Tenho orgulho de ter participado dessas demandas! 👊🏾+
Tb em novembro, no intuito de levar mais infos e explicações p socio e p torcedor, participei da conversa com o @itsmedanielfc em live do @ocupa_palestra, grupo em que participamos, sobre transparência, vitalicios e compliance.
Esse é um dos temas em que mais atuei. Com colegas do @ocupa_palestra (como Felipe Giocondo e Marcos Gama) e de outros grupos, apresentamos emendas pedindo a redução do numero de conselheiros vitalicios na SEP.
Apesar de haver um crescente consenso (no clube e torcida) sobre a necessidade de eliminar cargos vitalícios, nosso conselho ainda é muito resistente. E o presidente do CD, tambem. Em novembro, ele convocou mais uma eleição de novos vitalícios.
Em fevereiro desse ano, mesmo concorrendo com a maquina e o $, trabalhei pela reeleição do amigo Felipe Giocondo, que foi reeleito com 47 votos (votação expressiva para um ano de pandemia, com mtos inadimplentes).
Ate mais rápido do que previsto, estamos crescendo!
Eu queria ter feito muito mais! Mas como eu sempre explico aqui, os espaços na SEP não favorecem o debate e transformação da instituição rumo ao futuro.
Nós no @ocupa_palestra queremos romper esse ciclo. Mais democracia e renovação. É pra isso que estamos nos organizando+
Se você se importa com a SEP, quer que a gente seja vitorioso no futuro, quer que a gente continue prosperando, siga e contribua com o @ocupa_palestra
É lá que estamos organizando um grupo critico pra questionar processos que precisam ser debatidos, como o de clube-empresa.+
É lá que temos concentrado esforços pra discutir formas pra impedir a elitização do estádio e o afastamento da torcida do seu entorno. É lá que cobramos a volta do basquete, mais transparência e democracia. É lá que combatemos o conflito de interesses na SEP.+
Ha muitas outras pessoas nessa luta. Eu não teria como mencionar todas. Cada uma no seu campo, contribuindo no seu limite.
Destaco aqui apenas minhas atividades p meus eleitores e eleitoras. E o trabalho do @ocupa_palestra, que é o coletivo no qual participo.
Em frente 👊🏾🐷
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
2) Falta transparência política na exata medida em que as atas das reuniões dos conselheiros (seja COF ou Conselho) não são publicadas para todos tomarem conhecimento de como seus representantes estão atuando.
No ano retrasado, uma foi criada por Seraphim Del Grande...+
3) ... para a reforma do Estatuto da SEP. Eu, conselheiro, só fui chamado p debater o resultado final, ñ fui convidado para participar (e ñ existe um critério). Dessa comissão, saiu a proposta de impor sigilo absoluto às atas do COF, nosso órgão que fiscaliza as finanças da SEP.+
O Presidente do Conselho da SEP convocou novas eleições de vitalícios.
Por que isso é uma DESGRAÇA p SEP? Por que isso precisa acabar? Por que o torcedor precisa se importar com essa discussão? Nesse 🧶 eu explico. Se concordar, divulgue e fortaleça a luta contra o atraso! 1/n
Pq, em 1o lugar, o Palmeiras (e qualquer instituição) precisa sempre de renovação. De novas ideias, de novas pessoas capazes de oxigenar as gestões.
Alem disso, com eleições, é possível sempre TROCAR aquele conselheiro que não lhe representa, ou que não trabalha. 2/n
Com cargos vitalícios, uma vez eleito um conselheiro nunca mais precisa validar seu trabalho nas urnas. E se ele parar de propor e atuar, de ouvir e atender o torcedor, ele continua lá, ocupando um lugar de alguém que poderia estar dedicando sua energia pra SEP. Péssimo. 3/n
Mesmo tendo se comprometido a não mais convocar eleições para vitalícios, o presidente de nosso conselho, Seraphim del Grande, surpreendeu hoje com nova convocação. Vejam a imagem (recorte da FSP).+
Essa é a turma que diz que quer modernizar o Palmeiras. Essa é a turma do brinde e da distorção da nossa democracia.
É uma vergonha que após tantas demonstrações de que quer a redução de vitalícios, o presidente do CD atue, de novo, contra o interesse do sócio.+
É esse projeto de poder, sem ideias e sem propostas, que precisamos derrotar nas urnas do clube. Primeiro em fevereiro para o cd. Depois em novembro para presidente.
Precisamos radicalizar nossa democracia, não fortalecer a política da mesquinharia de cargos e favores.+
Uma das coisas que mais noto nesse pouco tempo como conselheiro é a ausência de bandeiras. O que defende a situação? E a oposição? Essa linha é difícil de traçar porque o debate em algum momento ficou empobrecido. Dentro do conselho, nas mídias palestrinas. Na imprensa.+
É muito fácil pegar um microfone ou uma câmera e dizer que quer um time com raça, um time forte, um time que entre pra disputar títulos, um time campeão. E que vamos dar sempre nosso melhor.
Como diz o ditado: “papel aceita tudo” e “quem tem boca fala o que quer”. Ou ainda...+