Já que sou voluntário da fase 3 da vacina CoVLP da @medicagoinc contra a #COVID19 . Vou fazer uma thread explicando os resultados de fase 1 e 2 dela :)
A vacina da Medicago é uma vacina de partícula pseudoviral (VLP), daí o nome CoVLP (Coronavirus like particle). Essa VLP é igual ao vírus, mas não carrega um material genético dentro, então não pode se replicar! Serve apenas como um "esqueleto" do vírus para o corpo reconhecer
A VLP é produzida usando uma planta de tabaco selvagem para cultivar as proteínas e montar a VLP. en.wikipedia.org/wiki/Nicotiana…
Essa tecnologia já é utilizada para algumas vacinas do HPV, gripe e hepatite. Para quem quiser mais detalhes sobre essa técnica de produção de vacina, deixo aqui esse artigo doi.org/10.3389/fimmu.…
O intuito da fase 1 é verificar a segurança e a dose ótima da vacina. Nessa fase testaram 3 formulações diferentes da vacina (uma sem adjuvante e outras 2 com 2 adjuvantes diferentes) e em 3 doses diferentes (3.75 μg, 7.5 μg e 15 μg) nature.com/articles/s4159…
Foram 180 voluntários no Canadá, sendo 20 em cada grupo de formulação e dose específicos. Com relação à segurança:
Em geral, a presença do adjuvante aumentou a ocorrência de efeitos adversos, independente de qual foi o adjuvante. Porém, a maioria dos eventos foi de grau 1, poucos de grau 2 e menos ainda de grau 3 (que só ocorreram na 2ª dose da vacina)
Um efeito adverso de grau 1 é um que não causa nenhuma complicação ou impedimento nas atividades diárias. Grau 2 é um efeito que necessite de medicamento analgésico. Grau 3 necessita de intervenção médica e grau 4 precisa de hospitalização ou oferece risco à vida
Os efeitos mais comuns foram dor de cabeça, fatiga e dor no local da injeção. Nenhuma reação de grau 4 foi reportada, indicando um bom perfil de segurança!
Agora investigando as doses: Em todas as medições de resposta imune humoral 42 dias após a 1ª dose (21 dias após a 2ª dose), houve uma resposta imune mais forte para a formulação CoVLP + AS03 (cor vermelha nos gráficos). Entretanto
As dosagens não apresentaram diferença entre as capacidades de neutralização do vírus e do pseudovírus, nem da quantidade de anticorpos IgG neutralizantes. Sendo assim, usar a menor dose parece uma vantagem para produção, já que gasta menos insumo e induz a mesma resposta humoral
O mesmo comportamento foi visto na resposta imune celular
Sendo assim, já que não havia diferença na dosagem na segurança nem na resposta imune, a menor dose foi escolhida. A formulação escolhida foi a que teve a maior resposta imune CoVLP + AS03, que apesar de causar mais reações adversas em geral, a maioria eram grau 1 e 2.
Vamos agora à fase 2! A publicação da fase 2 é recente e ainda não teve tempo de ser revisada e publicada em uma revista científica boa, então vamos com o pré-print doi.org/10.1101/2021.0…
Na fase 2, o objetivo é verificar melhor a resposta imune da dose escolhida e quantificar o quão grande é essa resposta, para saber como prosseguir para a fase 3. Além disso, monitorar novamente a segurança da vacina com mais pacientes
Sendo assim, a fase 2 contou com 588 voluntários nos EUA e Canadá. 306 eram adultos e 282 eram idosos. Em cada grupo, separam vacina e placebo em proporções 5:1 (5 vacinados para cada 1 placebo)
Novamente, a grande maioria das reações adversas foram de grau 1 e 2, com nenhuma reação de grau 4. Reforçando a segurança da vacina. Os idosos apresentaram menos reações adversas do que os adultos
Após a 1ª dose, a resposta imune de anticorpos (humoral) de adultos foi maior que a de idosos, mas este efeito foi balanceado após a dose 2. Os níveis de anticorpos neutralizantes foram altos e bons, comparáveis (qualitativamente) aos de outras vacinas já aprovadas como a Janssen
A resposta celular também aumentou bastante após as 2 doses, com níveis parecidos para idosos e adultos.
Sendo assim, a fase 3 foi iniciada e contará com 30 mil participantes em 10 países e eu fico muito feliz de ser um dos participantes dessa etapa de extrema importância :)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Cintra

Pedro Cintra Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(