Ex-presidente americano alega que foi censurado quando teve perfis bloqueados pelas empresas de tecnologia no início de 2021. nxo.do/3hN3p30
Além de processar as empresas, Trump também incluiu nas ações judiciais os respectivos diretores executivos Mark Zuckerberg, Jack Dorsey e Sundar Pichai.
O America First Policy Institute, organização que reúne políticos e apoiadores de Donald Trump, está dando suporte jurídico no processo contra as gigantes de tecnologia.
Veja também esta entrevista com Maria Alexandra Cunha para entender melhor o papel das redes e das empresas de tecnologia nessa situação nexojornal.com.br/entrevista/202…
Líder camponês Medardo Mairena pretendia concorrer à presidência na eleição de 2022. Lei aprovada em 2020 é usada para criminalizar adversários. nexojornal.com.br/extra/2021/07/…
Mairena se soma a outros cinco candidatos de oposição que foram presos: Cristiana Chamorro, Arturo Cruz, Félix Maradiaga, Juan Sebástian Chamorro e Miguel Mora. Todos são investigados por praticar atos considerados de traição à pátria.
A lei usada para criminalizar adversários lista uma série de ações como ilegais e estabelece a proibição de que os infratores disputem eleições, o que acaba criminalizando ações da oposição.
O presidente do Haiti Juvenel Moïse foi assassinado dentro de casa na madrugada desta quarta (7). O premiê Claude Joseph diz que a residência foi atacada por um grupo de homens que falavam inglês e espanhol. nexojornal.com.br/extra/2021/07/…
Eleito em 2016 com 600 mil votos em um país com 11 milhões de pessoas, Moïse não era um líder popular. Ele dissolveu o parlamento, tentou modificar a Constituição do Haiti, e impor a possibilidade de reeleição, proibida desde 1986.
A primeira-dama Martine Moïse também foi ferida após o ataque de um grupo de homens que, segundo o premiê, falavam inglês e espanhol.
Decreto de Putin determina que apenas espumantes fabricados na Rússia poderão usar a nomenclatura, na contramão de mecanismo comercial que protege produtores de região francesa. nexojornal.com.br/extra/2021/07/…
Produtores estrangeiros – inclusive os franceses da região de Champagne, que dá nome à bebida – terão que se referir a seus produtos como vinhos espumantes.
A medida privilegia os champánskoe, bebida local criada durante a União Soviética para popularizar o consumo de espumantes e torná-los mais acessíveis à população. Mas viola o mecanismo da indicação geográfica, protegido globalmente pela OMC (@wto).
Apesar de suspeita de prevaricação e do desgaste político do presidente Jair Bolsonaro, para o presidente da Câmara ‘não há fato’ que justifique a abertura do processo nexojornal.com.br/extra/2021/07/…
A medida “desestabilizaria a economia” e “pararia o Brasil” segundo Lira, que já recebeu mais de cem pedidos de impeachment. O mais recente foi apresentado em 30 de junho por representantes de diferentes partidos, lideranças sociais e movimentos populares.
A pressão a favor do impeachment tem crescido com a adesão de novos grupos. Continue no tema e veja neste #NexoExpresso como o superpedido reforça a ação da oposição. nexojornal.com.br/expresso/2021/…
Para a Defensoria Pública da União, decisão afeta estudantes de baixa renda que buscam ingresso no ensino superior. Justiça Federal considerou regras que não preveem o temor de contágio entre as justificativas de ausência nexojornal.com.br/extra/2021/07/…
Estudantes de baixa renda isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem em 2020 e que faltaram à prova por medo de contrair a covid-19 não poderão receber nova isenção na edição de 2021.
Os critérios aceitos pelo governo federal em 2020 não levam em conta o contexto da pandemia. Entre as opções aparecem: emergência médica, assaltos, mortes na família, nascimento de filhos e outros.
De acordo com especialistas, a proteção é necessária mesmo para quem já contraiu a covid-19 ou está vacinado. nexojornal.com.br/extra/2021/07/…
Nesta segunda-feira (5), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que “não há pressa” para desobrigar o uso de máscaras de prevenção à #covid19 no país.
Queiroga também detalhou que a medida está sendo estudada pelo ministério e que “isso tem que ser feito com base na ciência”.