📜 #memóriaciênciaufpr | Hoje é #DiaNacionaldaCiência e #DiaNacionaldoPesquisador e aproveitamos para homenagear uma mulher cuja vida inteira é sinônimo de #SerCientista: Danuncia Urban. Falamos dela também aqui: ciencia.ufpr.br/portal/danunci… (1/11)

📷 Reprodução
A professora Danuncia é entomologista, ou seja, uma cientista que pesquisa insetos. Por cerca de 60 anos ela foi expert em abelhas da região neotropical do mundo, que abrange do Sul do México à América do Sul. (2/11)

🗺️ Jeffdelonge/Commons
Esse grupo comporta milhares de espécies de abelhas, muito diversas entre si, com ou sem ferrão, de vários tamanhos e cores. (3/11)

📹 Andreas B./YouTube
.
Danuncia foi colaboradora de longa data de Jesus Santiago Moure (1912-2010), um dos pais da ciência brasileira (foto na cerimônia em que ela se tornou doutora honoris causa, em 1995). Mas ela tem história fantástica construída por ela mesma. (4/11)

📷 Claretiano.edu.br/Reprodução
Danuncia foi tão apaixonada por descobrir novas espécies de abelhas neotropicais que, mesmo depois de aposentada da #UFPR, em 1991, continuou por vários anos como uma das principais catalogadoras desse tipo de inseto no mundo! species.wikimedia.org/wiki/Dan%C3%BA… (5/11)
Em 2007, era a sexta principal taxonomista desse inseto. Seis anos depois, quando a @sbentomologia lançou o Catalogue of bees in the neotropical region, Danuncia tinha 80 anos e havia subido para quinto devido aos 13 papers que publicara no período. (6/x)

📷 Acervo/@alinecmar
Danuncia nasceu numa família de imigrantes poloneses, em uma Curitiba ainda bastante sectária. Segundo o capítulo "Danuncia Urban: a life devoted to Entomology", de 2015, ela falou apenas polonês até começar a frequentar a escola. (7/11)

📷 Daniel Castellano/SMCS (2017)
Desde cedo a pesquisadora teve que lidar com as "normas" sociais sobre o que uma mulher deveria ou não fazer. Quem trabalhou com ela a define como discreta e bem humorada, mas a tática para lidar com machistas era um pouco menos sutil. (8/11)

📹 UFPR Bio/Aspec/YouTube
Segundo o Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais, pelo menos 4 espécies foram batizadas com o nome dela, homenagem comum entre cientistas. Há ainda a mariposa Parides tros danunciae, achado do colega Olaf Mielke. (9/11)

📷 SICAN e parides.genus.free.fr/Reprodução
Outra homenagem, mais recente, veio da @unila: a Coleção Entomológica Danúncia Urban foi inaugurada em maio passado. Veja no vídeo o comentário da professora 🥰. (10/11)
Conversamos com a professora Danuncia em 2018, no apartamento em que ela hoje vive em Curitiba, cercada de livros que organizou, artigos científicos encadernados e muitas ilustrações de insetos. O resultado está aqui⤵️ ciencia.ufpr.br/portal/danunci…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ciência UFPR #sciencethreads

Ciência UFPR #sciencethreads Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(