#TodaFridayéBlack Juventude Negra produzindo arte e cultura. Com Andréa Bak.
Andréa Bak é uma jovem mulher negra, poeta, escritora, atriz, modelo e cantora, que tem na arte e na cultura a sua ferramenta de transformação social.
“Nós, enquanto povo preto, somos arte e nascemos da arte! Mas dentro de uma perspectiva diaspórica, em que nós nos desvinculamos da nossa ancestralidade, passamos a ‘ocupar’ esse espaço para reafirmar a nossa identidade, mas ele nunca saiu de nós.” (Andréa Bak)
“A arte e a cultura são a reprodução da nossa existência” Para Bak, mais do que ferramentas de transformação social, a arte e a cultura são formas de conexão com a ancestralidade dos povos africanos, fundamentais para a vida e a sobrevivência das pessoas negras na diáspora!
Bak é integrante do ‘Slam das Minas RJ’. Ela também realiza oficinas de poesias infanto-juvenil em escolas, compõe o ‘Projetos de Extensão’ na área de poesia e literatura, e outras iniciativas de produção da arte e da cultura hip-hop.
“A arte e a cultura produzidas por pessoas pretas, faveladas, têm esse potencial transformador! Uma das táticas da escravidão foi o epistemicidio do conhecimento, da cultura e da arte do povo negro.” (Andréa Bak)
A partir da cultura, a gente conversa, pensa, se organiza e transforma! O nosso movimento de não deixar a arte morrer é o de deixar o nosso povo vivo!” (Andréa Bak)
Vamos espalhar essa ideia?
Toda Friday é Black.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
⚠ Afastamento de promotoras das investigações da morte de Marielle Franco preocupa a Anistia Internacional Brasil.
A @anistiabrasil acompanha com preocupação a notícia acerca do afastamento das promotoras Simone Sibílio e Leticia Emile da Força Tarefa criada pelo @MP_RJ (+)
@MP_RJ para investigar os assassinatos da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. As promotoras, que conduzem as investigações desde 2018, supostamente teriam optado voluntariamente pelo afastamento de seus cargos. (+)
Três anos sem respostas sobre quem mandou matar Marielle e por quê, é tempo demais. Neste período quatro delegados diferentes assumiram a condução das investigações. (+)
⚠ É INACEITÁVEL a resposta do Congresso Nacional as 4.195 mil vidas perdidas no dia de hoje. O PL 948/21, conhecido como "Projeto Fura-Fila", foi aprovado por 317 votos a favor e 120 contrários. (+)
O projeto, que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada, aprofundará ainda mais as desigualdades agravadas pela má gestão das autoridades ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil. (+)
Tornará ainda mais difícil a garantia da imunização coletiva e equitativa, tornando privilégio o que deveria ser direito de todos e todas. Já sabemos que as populações vulneráveis serão, mais uma vez, as mais impactadas. (+)
[1/8]🚨 A denúncia contra o jornalista @ggreenwald é profundamente grave e representa uma escalada na ameaça à liberdade de imprensa no Brasil.
[2/8] A notícia de que o Ministério Público Federal apresentou denúncia contra Glenn se soma a uma série de agressões que o presidente @jairbolsonaro tem praticado contra repórteres, além de medidas que soam como ameaçadoras contra veículos de comunicação nos últimos meses no BR.
[3/8] Destacamos ainda as violências físicas que os profissionais do jornalismo sofrem historicamente no Brasil, como atentados e assassinatos. É dever das autoridades garantir liberdade e segurança de atuação para os jornalistas.
[THREAD]: Sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre um dos desaparecidos políticos durante o período do Regime Militar, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, nossa diretora executiva, Jurema Werneck, disse:
“É terrível que o filho de um desaparecido pelo Regime Militar tenha que ouvir do presidente do Brasil, que deveria ser o defensor máximo do respeito e da justiça no país, declarações tão duras”.
“O Brasil deve assumir sua responsabilidade, e adotar todas as medidas necessárias para que casos como esse sejam levados à justiça”.