Vamos entender a Reforma Administrativa (PEC 32/2020)?

🧵 Segue o fio:
🧵01) PEC 32/2020: altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
🧵02) SITUAÇÃO:

A matéria está sendo discutida em uma Comissão Especial na CD, presidida por Fernando Monteiro (PP/PE). O relator é o deputado Arthur Maia (DEM/BA).
🧵03) De acordo com o relator existem TRÊS questões fundamentais da Reforma:

- A estabilidade para as carreiras típicas de estado;
- A cláusula de desempenho;
- Tratamento igualitário entre os servidores públicos.
🧵04) ESTABILIDADE: o texto estabelece que apenas os trabalhadores das chamadas “carreiras típicas de estado” vão manter o benefício. Quais são as carreiras típicas de estado?
🧵05) Ninguém sabe… Hoje existe uma disputa no que diz respeito a definição dessas carreiras típicas de estado. +
+ Enquanto alguns afirmam que são aquelas que são essenciais para o funcionamento do Estado (mais abrangente), outros dizem que são aquelas que só podem existir no serviço público.
🧵06) O governo esqueceu de definir? Não! Paulo Guedes disse que o texto do governo não tinha a intenção de definir tais carreiras e que isso deveria ser feito pelo CN.
🧵07) Tá, então o CN vai definir agora? Não. Arthur Maia (DEM/BA) já afirmou que a PEC 32 não vai definir quais são as carreiras típicas de estado. Segundo ele, a PEC tem que definir linhas básicas de conduta, as regulamentações devem vir por lei complementar.
🧵08) AVALIAÇÃO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO:

Relator: afirma que será estabelecido na lei um critério de avaliação de desempenho de avaliação do funcionário público.

Paulo Guedes: defende padrões específicos de avaliação para cada carreira.
🧵09) O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, deputado Professor Israel Batista (PV-DF), classificou a reforma de perversa.
🧵10) JUDICIÁRIO e PARLAMENTARES:

Arthur Maia (DEM/BA) defende a inclusão de funcionários públicos do judiciário na reforma, e afirma que não é possível colocar os parlamentares na proposta já que deputados e senadores não têm emprego garantido (dependem das eleições).
🧵11) VALE PRA QUEM:

As regras serão aplicadas somente àqueles que entrarem na Administração Pública após eventual aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 32/2020.
🧵12) A proteção aos atuais servidores foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro e conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), e de boa parte dos parlamentares.
🧵13) Guedes: afirmou que o governo tem um “pacto pela preservação dos direitos adquiridos” dos atuais servidores. Segue uma fala do Ministro sobre o assunto:

“A minha visão era de uma reforma realmente radical, mas, quando você chega aqui, você vai ver que é um mundo que tem +
suas regras e ordenamentos. Então, você começa a compreender que não precisa mexer no passado. É recalibrar o futuro: então, se você botar tecnologia, o número de atendimentos vai aumentar muito e o salário pode ser maior porque a produtividade está maior”.
🧵14) Coordenador da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) deseja um texto mais abrangente. Segue comentário do parlamentar sobre o assunto:

"Entendo a discussão de não mexer nos vínculos dos atuais servidores, +
+ mas manter férias de 45 dias, licença-prêmio e progressão automática de carreira para os atuais servidores não faz sentido. Não existe privilégio adquirido”, criticou.
🧵15) ECONOMIA:

Guedes afirmou que o impacto da reforma administrativa de R$ 300 bilhões esperado para 10 anos considerava uma taxa de reposição de 70% dos funcionários públicos. +
+ Segundo o ministro, se mantida a taxa atual de reposição que está em 25% a economia poderia chegar a R$ 450 bilhões em 10 anos.
🧵16) REFORMA X TETO REMUNERATÓRIO:

O relator Arthur Oliveira Maia (DEM-BA) disse que é preciso aprovar regulamentação do teto remuneratório antes de votar a PEC na CD.
🧵17) PRAZOS: Arthur Maia (DEM/BA) disse que pretende ter seu relatório pronto na 1ª quinzena de agosto.
🧵18) Já já posto um conteúdo sobre a tramitação das PECs. #politica #reformas #ReformaAdministrativa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Duda Gontijo

Duda Gontijo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(