VAMOS SER AMIGOS?

Fico um pouco assustado com esse papo de que só existe amizade entre homem e mulher dentro do casamento. Penso em pelo menos 6 motivos para isso ser suspeito dentro de uma ética cristã. Segue o 🧵
1. É suspeito por causa de só haver uma natureza humana. Se a amizade se baseia em querer o bem do outro por meio da virtude com base numa natureza humana comum (uma definição bem clássica), não há nenhum desses elementos que não possa estar presente em uma pessoa do outro sexo
2. É suspeito porque erotiza as relações humanas. C.S. Lewis uma vez comentou que uma forma de combater a luxúria era que um homem tivesse amigas e passasse a tratá-las como pessoas de fato. Às vezes esse tratamento contra o adultério só aumenta a tentação.
3. É suspeito porque a graça não destrói a natureza, mas a restaura e a aperfeiçoa. Aparentemente, esse pecado seria tão forte que aboliu a harmonia sem segundas intenções que haveria antes da Queda. Mas a graça não veio justamente para ressuscitar o que está morto?
4. É suspeito porque minimiza a novidade da igreja. Como Reidar Aasgaard argumenta, Paulo chamar a gente de irmão era revolucionário no mundo antigo, aliás os primeiros cristãos foram acusados de incestuosos justamente por misturar homens e mulheres em relações fora da família
5. É suspeito porque enfraquece o próprio casamento. Uma das bênçãos do casamento e da família é contar com uma rede de apoio, amigos pra orar e casas hospitaleiras. Um marido com amigas vai poder ser um amigo melhor pra sua esposa e vice-versa.
6. É suspeito porque esquece da encarnação. A amizade mais fácil de instrumentalizarmos e pecarmos com nossos ídolos seria com Deus. O Verbo se fez carne para que houvesse amizade entre o mais oposto possível: Criador e criatura. E ele foi amigo de todos, homens e mulheres
E ainda teríamos muitas razões: e os celibatários, não podem mais ter amigos? Como aquelas listas de Paulo no final das epístolas funcionava se ele não tinha amigas? E a ideia patrística de amar o próximo ser buscar o bem dele e portanto estar aberto a uma amizade?
Para quem quiser ver uma argumentação mais detalhada, veja: amazon.com/Why-Cant-We-Fr…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Guilherme Cordeiro

Guilherme Cordeiro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GCPdf

26 May
O QUE AGOSTINHO PODE ENSINAR A EVANGÉLICOS SOBRE INERRÂNCIA - uma humilde 🧵
1. Todos nós no Ocidente fomos influenciados por Agostinho — pro bem ou pro mal. Vale a pena saber como ele via a veracidade das Escrituras — muito antes de modernismo, evolucionismo ou fundamentalismo.
2. "Admita no alto santuário da autoridade [bíblica] uma só afirmação falsa e não haverá uma única frase desses livros que, parecendo difícil de praticar ou crer, não será excluída pela mesma regra fatal, como uma afirmação em que o autor intencionalmente declarou uma inverdade"
3. Esta afirmação na Carta 28.3 sobre o comentário de Jerônimo em Gálatas encapsula muito do que viria séculos a frente: estudos bíblicos X teologia dogmática; crítica textual e histórica X consequências céticas para resto da fé; aparentes contradições no texto, etc.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(