Momento angular é uma grandeza física associada ao movimento de corpos em rotação.
Essa quantidade física é calculada pela multiplicação entre o momento de inércia e a velocidade angular.
Vamos entender o que essas coisas significam👇
A velocidade angular é a velocidade de rotação do corpo em torno de um eixo de rotação.
O momento de inércia depende da massa do corpo e de como ela se distribui em relação ao eixo de rotação, ele mede a resistência que o corpo opõe à rotação.
Quando nenhuma força causadora de rotação (chamamos de torque) atua no corpo em rotação, essa quantidade que chamamos de momento angular precisa se conservar.
Por exemplo, se a atleta abrir ou fechar os braços isso não pode alterar o valor do momento angular.
BOM mas quando elas abrem e fecham os braços, o momento de inércia muda!!
E como
momento angular = Momento de inércia x velocidade angular
para o momento se conservar, a velocidade precisa mudar!
Quando as atletas fecham os braços, o momento de inércia é menor do que quando elas estão com os braços abertos/esticados.
Dessa forma, pra conservar o valor do momento angular a velocidade aumenta !!1!
Se olharem de novo esse vídeo, vão ver que sempre que as meninas estão girando, ou num salto mortal, ou qualquer coisa que precise de um pouco mais de velocidade elas fecham os braços bem grudadinhos no corpo!!
Essas figuras bonitas que se formam na placa são chamadas de Figuras de Chladni, quer entender que mágica (ou melhor, que física) está por trás da formação delas? Vem comigo nessa #FísicaThreadBr
#PraCegoVer no vídeo anexado no tweet acima, areia é polvilhada em uma grande placa metálica redonda. Depois disso, o homem passa uma haste com uma pequena esfera na pelas laterais da placa produzindo sons e diferentes figuras se formam na placa.
Se você já passou pelo ensino médio, deve se lembrar das ondas estacionárias. Essas ondas que tem um padrãozinho bem definido com nós e ventres.
Minha imagem preferida do @apod, mostra uma simulação de como a matéria escura “assombra” o Universo. Os filamentos de matéria escura são mostrados em preto, como teias de aranha, e os pontos brilhantes representam a matéria bariônica (composta por prótons, elétrons etc).
Nós não conseguimos ver a matéria escura, mas ela “assombra” o Universo e pode ser percebida por nós. Ela explica por exemplo por que as galáxias giram tão rápido.
A simulação foi feita no American Museum of Natural History's Hayden Planetarium por Tom Abel & Ralf Kaehler. Eu gosto tanto dela que usei pra criar a identidade visual do meu canal no @YouTubeBrasil . Se inscreve aí!
Hoje eu vim falar um pouco sobre Cálculo Numérico nessa #FísicaThreadBr. O Cálculo Numérico tem por objetivo estudar e criar algoritmos numéricos para resolução de problemas que podem ser representados por um Modelo Matemático.
O objetivo do cálculo numérico é encontrar uma solução aproximada para o problema mantendo sobre controle os erros associados a essa aproximação.
Você acha que o cálculo numérico é coisa nova (impulsionado pelas novas tecnologias e advento do computador) ou coisa antiga (que já vem sendo desenvolvida e utilizada a muito tempo)?
Responda o #Quiz que daqui a pouco eu sigo um fio contando a resposta