Bom dia. Farei um fio sobre a calamidade em que grande parte de nossas crianças e adolescentes estão vivendo nesses 17 meses de pandemia em que estamos atolados na pandemia. Há algo tenebroso que não está chegando à tona. Lá vai.
1) numa cidade em que nossa equipe do Instituto Cultiva está atuando, analisamos nos últimos dez dias diversos dados coletados junto às famílias dos estudantes da rede pública de ensino. Os dados foram nos sufocando, dada a precariedade e urgências encontradas.
2) Antes, um dado sobre professores. Realizamos várias pesquisas junto ao corpo docente de vários Institutos Federais. Trata-se de uma amostra de um segmento específico. Contudo, pode significar uma tendência. Metade dos professores têm filhos em casa em idade escolar.
3) Os filhos dos professores, assim como eles próprios, estão estudando remotamente, já que as aulas presenciais foram suspensas. Os pais afirmam que dedicam um mínimo de 5 horas diárias para cuidar dos filhos. E, assim, a residência se confunde com local de trabalho e lar
4) O casal de pais (ou responsáveis) divide tarefas domésticas, cuidado com os filhos, planejamento de suas aulas e execução das aulas remotas. O dia de 24 horas não é o bastante. Resultado: 41% afirmam que os conflitos familiares aumentaram durante a pandemia.
5) A situação é ainda mais grave porque, segundo o IBGE, as mães nunca dedicam menos de 30% de seu tempo semanal para os afazeres domésticos e o cuidado com sua família. Já nós, pais, nunca dedicamos mais que 15% do nosso tempo semanal para as mesmas tarefas.
6) Então, o clima familiar para crianças e adolescentes está pesado em quase metade dos lares brasileiros. Mas, imaginem uma família monoparental, onde um dos pais residem com seus filhos. A mãe está sobrecarregada, perdeu renda durante a pandemia.
7) O que estamos observando é que grande parte dos estudantes com queda brusca de aprendizagem ou total ausência de contato com a escola durante este período pandêmico vive situações assim: pais com saúde mental abalada, mães sobrecarregadas, renda familiar em queda, abandono
8) Crianças ficam sozinhas em sua residência ou ficam o dia todo nas ruas. Em alguns casos, são cuidadas por irmãos mais velhos ou por vizinhos. Muitos pais entregando seus filhos às avós. Muitos registros de fome.
9) Pior: grande parte das crianças e adolescentes que se encontram nesta situação não sabem (eles e seus pais ou responsáveis), se retornarão à escola com a volta às aulas presenciais. Há dois motivos para esta dúvida que envolve 30% dos adolescentes e jovens entre 15 a 29 anos
10) O primeiro motivo é a complementação de renda familiar: o trabalho infanto-juvenil explodiu no Brasil no último ano. Estamos voltando ao século XIX. O outro motivo é a frustração com a postura fria que as escolas adotaram durante o período pandêmico.
11) Noss@s alun@s desejavam que a escola fossem seu porto-seguro. No último ano, esperavam que as suas escolas dessem suporte emocional. Não queriam aprender conteúdos novos. Queriam cuidado, acolhida. E não foi isso que receberam.
12) A frieza e objetividade cartesiana de nosso sistema de ensino se choca com a realidade de precariedade e abandono que parte de nossas crianças e adolescentes estão vivenciando. Uma parte que se declara majoritariamente parda ou negra, pobre, sem segurança alimentar.
13) Enfim, estamos dando passos largos para o passado, para o atraso, para a decomposição da identidade nacional, da crença na sociedade. Estamos plantando as condições para uma imensa evasão escolar, para o aumento do trabalho infanto-juvenil.
14) Há quem se preocupe com o atraso acadêmico de nossas crianças e adolescentes. Essa gente está distante das ruas e de suas vidas. Desconhecem o seu cotidiano. Nossas crianças e adolescentes vivem num mundo inóspito, muitos não vislumbram um futuro Este é o ponto. (FIM)
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Bom dia. O fio de hoje é sobre a frase de Chico de Oliveira que postei ontem por aqui. Dizia que os anos 1990 retiraram a musculatura do Estado brasileiro e o século 21 retirou a musculatura da sociedade civil. Lá vai:
1) O Estado foi criado como garantidor da estabilidade social cujo objetivo era sustentar que as expectativas individuais (e coletivas) fossem passíveis de serem realizadas.
2) Se no século 19 surgiu a ideia de proteção social via intervenção estatal – vindo do improvável projeto de Bismark -, no século 20 se projetou, via socialdemocracia, a lógica da promoção social via amplas políticas de Estado.
Bom dia. Postarei um fio sobre o Centrão. Minha leitura é que ele é uma ponta de lança do fisiologismo e da direita brasileira que necessita se aliar com governos progressistas. Explico:
1) O que não parece ter um encaixe equilibrado é a necessidade do Centrão se aliar à liderança de um polo progressista. Foi assim com FHC, puxado por ACM. O faz agora com Lula.
Fico pensando no que o move para este lugar.
2) Uma possibilidade é o fisiologismo que o marca, focado nos espaços miúdos e na fragmentação territorial. Por aí, o Centrão teria muita dificuldade para esboçar um projeto nacional.
Boa tarde. O fio de hoje é uma tentativa de leitura do que me parece um sistema político federal criado após o início do Lula3. Sei que qualquer leitura mais crítica ao governo Lula atrai uma enxurrada de ataques e desesperos, mas sinto que chegou o momento de abrirmos discussão
1) É conhecida a tese de Chico de Oliveira em sua “Crítica à razão dualista”: existiria um todo sistêmico que gerava uma especificidade da economia e sociedade brasileiras e que era interpretado por parte da intelectualidade brasileira como subdesenvolvimento.
2) A dualidade evitava compreender a lógica integrada entre atraso e pujança como um todo devido ao que sugeria ser proveniente de certo moralismo intelectual.
Bom dia. Farei um brevíssimo fio sobre um dos melhores livros da área da sociologia (estaria mais para o campo das teorias do pensamento social) dos últimos anos, o livro "Lugar Periférico, Ideias Modernas". Lá vai:
1) Este livro faz uma cartografia da sociologia brasileira, principalmente paulista, desde o famoso Seminário Marx, iniciado em 1958 e que envolveu Giannotti, FHC, Weffort, Fernando Novaes, Roberto Schwarz, dentre outros.
2) O livro, além de muito bem escrito e rigoroso, se diferencia no panorama recente de empobrecimento intelectual. O diagnóstico do país é hegemonizado pela raquítica leitura da microeconomia. As redações da grande imprensa aceleram este processo pragmático e reducionista
Bom dia. O fio de hoje é sobre o erro de Ricardo Nunes, o prefeito de São Paulo. Ao usar o IDEB como pretenso fundamento técnico para privatizar a educação paulistana, saiu da pista. Lá vai:
1) O prefeito paulistano Ricardo Nunes cometeu seu maior erro desde que começou a se interessar pela privatização da gestão de creches da capital paulista, quando ainda vereador.
2) Ao contrário da ação truculenta de Zema e outros governadores e prefeitos que investiram na privatização da gestão escolar pública, Nunes decidiu criar uma aura de fundamentação técnica ao relacionar a privatização ao IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Bom dia. Vivemos uma espécie de vácuo político, com Lula e Bolsonaro perdendo força. Este é o tema deste fio. Lá vai:
1) A recente pesquisa Quaest que avalia o governo Lula revela que os programas anunciados e as boas notícias não estão gerando impacto positivo na grande massa dos brasileiros. São engolidas por más notícias que são despejadas em sequência.
2) Segundo a pesquisa, 45% afirmam que o que esperavam do governo Lula não foi alcançado e apenas 16% avaliam que o governo faz mais do que esperavam.