Setenta e Quatro Profile picture
Aug 1, 2021 9 tweets 4 min read Read on X
Os Portugal Hammerskins (PHS) são o grupo neonazi mais violento em Portugal. Os seus membros foram responsáveis por vários ataques motivados por ódio racial, discriminação sexual e ideológica.
Criada em 2002, a sucursal portuguesa (chapter) faz parte da rede internacional neonazi Hammerskin Nation e já foi alvo de duas megaoperações da Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária.
A cultura bonehead entrou em Portugal na década de 1980 e teve como baluarte político o MAN, até este se autodissolver em 1992. Um grupo de militantes contrários à dissolução criou então a Frente de Defesa Nacional, cujos membros foram responsáveis pela morte de Alcindo Monteiro.
Mais de uma dezena foi acusada pelo homicídio e pelo espancamento de mais de 10 pessoas racializadas nas ruas lisboetas. Um deles foi Mário Machado, condenado a quatro anos de prisão por agressões a seis negros na noite de 10 de Junho de 1995.

Na foto: Alcindo Monteiro
* Mário Machado não foi responsável pela morte de Alcindo Monteiro, nessa mesma noite, pela simples razão de estar a espancar outros sujeitos racializados.
Mário Machado aproxima-se da Hammerskin Nation e, em 2002, oficializa o pedido de adesão para se criar um chapter em Portugal. Em 2005, estabelece uma aliança com José Pinto-Coelho, facilitando a sua ascensão à liderança do PNR, em troca da sua entrada no partido.
Em 2012, Machado é novamente condenado, desta vez a 10 anos de prisão. Para aceder à redução de pena, denuncia os seus camaradas da PHS, nomeadamente como faziam assaltos. Em maio de 2014, anuncia a sua saída, acusando-os de serem um “caso de polícia''. Os PHS não o perdoaram.
Nuno Cláudio Cerejeira e Bruno Monteiro tomam as rédeas da organização da PHS. Conseguem atrair novos recrutas e com eles mais atos de violência ocorreram. As autoridades registam ataques contra 18 pessoas, as quais um sindicalista e um jovem negro que por pouco não morreram.
Em junho de 2020, o MP acusa 27 PHS por crimes de discriminação racial, religiosa e sexual, ofensa à integridade física, incitamento à violência, homicídio qualificado tentado, tráfico de estupefacientes e de armas, entre outros.

▶️Lê tudo em setentaequatro.pt/wiki/portugal-…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Setenta e Quatro

Setenta e Quatro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @SetentaQuatro

Nov 9, 2021
Mário Machado: a história de um criminoso de extrema-direita

Acompanha o 🧵
A cultura bonehead entrou em Portugal na década de 1980 e teve como baluarte político o MAN, até este se autodissolver em 1992. Um grupo de militantes contrários à dissolução criou então a Frente de Defesa Nacional, cujos membros foram responsáveis pela morte de Alcindo Monteiro.
Mais de uma dezena foi acusada pelo homicídio e pelo espancamento de mais de 10 pessoas racializadas nas ruas lisboetas. Um deles foi Mário Machado, condenado a quatro anos de prisão por agressões a seis negros na noite de 10 de Junho de 1995.

Na foto: Alcindo Monteiro
Read 26 tweets
Nov 6, 2021
Segundo diário de bordo #74C26

Queridas/os Leitoras/es,

Hoje, já viram tanta coisa nas redes, por certo saberão como nos correu o dia.
A ideia com que ficámos foi que fomos testemunhas de um evento histórico, um dia que será relembrado nas próximas décadas por todos aqueles que participaram - não só aqui em Glasgow, mas pelo mundo.
Mas se as ruas nos comoveram, pairou novamente no ar a dúvida. Serão o meio milhão de pessoas que se manifestaram pelo mundo ouvidas nos corredores da #COP26? Será a pressão popular suficientemente forte para fazer capitular a lógica do lucro?
Read 6 tweets
Jul 31, 2021
A Aginter Presse, oficialmente uma agência de imprensa com sede em Lisboa, foi uma das múltiplas coberturas que organizações europeias de extrema-direita usaram para implantar redes de espionagem por conta dos serviços secretos de Estados ocidentais.
Estabeleceram acordos de colaboração e operações próprias da "estratégia de tensão" com o fim de levar ao colapso os alicerces de governos de esquerda em qualquer lugar do mundo, que incluíam o uso de falsos movimentos de libertação, ou golpes de estado clássicos.
Começaram em África e depois passaram para a Europa. A ditadura portuguesa usou esta rede pois precisava de todas as armas para conduzir uma guerra colonial em três frentes militares, mas também para a frente diplomática, onde chegou a estar impedido de atuar no terreno.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(