Historicamente, quando o Brasil precisa escolher entre o caminho certo e o caminho fácil, via de regra, infelizmente, nós enveredamos pelo mais fácil, da visão de curto prazo, ligado ao populismo e ao interesse eleitoral imediato.
Estamos entre os países com maior potencial no mundo. Por isso, a pergunta que não quer calar é: por que o Brasil tropeça e não consegue virar a chave para transformar essa imensa potencialidade em dias melhores para os seus filhos?!
Tendo em vista o duro cenário em que nos encontramos, compartilho aqui pontos importantes de um roteiro que, a meu ver, deveria ser considerado como um dever de casa para as lideranças do nosso país:
1- #educação Melhorar a qualidade da educação básica do país. Temos, no Brasil, um leque de experiências testadas, que podem ser replicadas, como os Institutos @inst_unibanco, @ItauSocial, @instayrtonsenna, @naturabroficial , ICE, Sonho Grande, @TodosEducacao etc.
2- #reformas Avançar com as reformas estruturantes, iniciando pela reforma administrativa. Primeiro, é preciso saber qual o tamanho do Estado e quanto ele irá custar. Após isso, implantar a reforma tributária, que simplifique e torne a distribuição da carga tributária mais justa.
3- #infraestrutura Continuar aprimorando os marcos regulatórios e endereçar outras ações, como cabotagem, energia, ferrovias e o leilão de 5G. A infraestrutura que é uma fraqueza do país, com segurança jurídica, pode se tornar uma força, com produtividade e emprego.
4- #meioambiente Cuidar do meio ambiente, com prioridade para a Amazônia, combatendo ações criminosas como desmatamentos, queimadas, garimpo e grilagem de terras.
5- #programassociais Reorganizar os programas sociais. O país gasta muito na área social e gasta sem foco. É inaceitável que um “programa social” contribua para a concentração de renda no país. É necessário que os recursos cheguem aos mais pobres.
6- #sistemapolítico Melhorar o sistema político brasileiro. Nós precisamos diminuir o número de partidos políticos e nessa conjuntura atual seria importante suprimir o instituto da reeleição para os futuros governantes.
7- #segurançapública É preciso estruturar, com a liderança do governo federal, um sistema único de segurança pública do país. Um ‘SUS da segurança’, que diminua radicalmente as ocorrências, principalmente os homicídios e que seja instituída uma cultura de Paz.
O Brasil tem uma janela de oportunidades. Hoje, a economia internacional trabalha com uma recuperação verde da economia e para que o Brasil participe dessa enorme janela de oportunidades, precisa seguir no caminho certo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Paulo Hartung

Paulo Hartung Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(