Historicamente, quando o Brasil precisa escolher entre o caminho certo e o caminho fácil, via de regra, infelizmente, nós enveredamos pelo mais fácil, da visão de curto prazo, ligado ao populismo e ao interesse eleitoral imediato.
Estamos entre os países com maior potencial no mundo. Por isso, a pergunta que não quer calar é: por que o Brasil tropeça e não consegue virar a chave para transformar essa imensa potencialidade em dias melhores para os seus filhos?!
Tendo em vista o duro cenário em que nos encontramos, compartilho aqui pontos importantes de um roteiro que, a meu ver, deveria ser considerado como um dever de casa para as lideranças do nosso país:
2- #reformas Avançar com as reformas estruturantes, iniciando pela reforma administrativa. Primeiro, é preciso saber qual o tamanho do Estado e quanto ele irá custar. Após isso, implantar a reforma tributária, que simplifique e torne a distribuição da carga tributária mais justa.
3- #infraestrutura Continuar aprimorando os marcos regulatórios e endereçar outras ações, como cabotagem, energia, ferrovias e o leilão de 5G. A infraestrutura que é uma fraqueza do país, com segurança jurídica, pode se tornar uma força, com produtividade e emprego.
4- #meioambiente Cuidar do meio ambiente, com prioridade para a Amazônia, combatendo ações criminosas como desmatamentos, queimadas, garimpo e grilagem de terras.
5- #programassociais Reorganizar os programas sociais. O país gasta muito na área social e gasta sem foco. É inaceitável que um “programa social” contribua para a concentração de renda no país. É necessário que os recursos cheguem aos mais pobres.
6- #sistemapolítico Melhorar o sistema político brasileiro. Nós precisamos diminuir o número de partidos políticos e nessa conjuntura atual seria importante suprimir o instituto da reeleição para os futuros governantes.
7- #segurançapública É preciso estruturar, com a liderança do governo federal, um sistema único de segurança pública do país. Um ‘SUS da segurança’, que diminua radicalmente as ocorrências, principalmente os homicídios e que seja instituída uma cultura de Paz.
O Brasil tem uma janela de oportunidades. Hoje, a economia internacional trabalha com uma recuperação verde da economia e para que o Brasil participe dessa enorme janela de oportunidades, precisa seguir no caminho certo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh