Se você está acompanhando a situação caótica que afegãos e afegãs estão enfrentando agora, mas não entende como foi que o país chegou nesta situação, esta thread é pra você!
🧶 #DáUmReload e segue o fio, que a gente descomplica!
O Afeganistão, assim como o Brasil e outros países considerados como de "terceiro mundo", há tempos enfrenta crises políticas.
E não é só EUA ou China que interferem no que rola internamente com as questões políticas afegãs. A Rússia, por exemplo, dá as cartas por lá desde que era conhecida como URSS.
No contexto pós-guerra fria, quando os EUA triunfam sobre a ex-URSS, surge um grupo "diferenciado" de mujahidins: o Talibã. A princípio, eles tinham algum apoio dos americanos, mas em 2001 tudo mudou para sempre.
20 anos depois, o Talibã volta ao poder, com mais um golpe pra conta do Afeganistão. Como vocês devem ter visto nessa semana, as imagens de pavor e desespero da população chocaram o mundo inteiro.
Sem paz e com muitas dúvidas sobre o que vai rolar nos próximos meses, afegãos e principalmente afegãs, buscam refúgio e tentam escapar do país.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
na nossa segunda #HQReload, trazemos um recorte triste, mas necessário, sobre a luta de mães da etnia #Yanomami. #SegueOFio e se liga na importância de conhecer a cultura da comunidade indígena, com infos apuradas pela @amazonia_real. #SOSYanomami
o #descaso com os corpos de pessoas Yanomami existe em morte e em vida, infelizmente...
e para piorar tudo, a comunidade #Yanomami também sofre com várias invasões de #garimpeiros em suas terras.