Tive um ex professor que mentia compulsoriamente. Inventava viagens de campo e prometia que levaria os alunos mais dedicados do grupo do estudo que criaria para o Oriente Médio. Inclusive pegava fotos da região no Google e fingia que era ele e que ele estava lá.

(Continua)
Uma vez, por exemplo, postou uma foto de um menino segurando um balão e inseriu a tag de localização “Cabul”, Afeganistão. Mas os alunos descobriram que a foto era de um fotógrafo premiado e o menino da foto estava no PAQUISTÃO.
Essa é só uma das milhares de mentira que contava sobre os “trabalhos de campo”, que só tinham foto de 3os. A sua própria tese de doutorado começa com uma história bizarra dele em um helicóptero, se não me engano da Cruz vermelha, que teve que fazer um giro 180 graus p/pousar.
Vi várias alunos (e sobretudo alunas) caírem na mentira dele. Teve gente cogitando tirar passaporte ou abandonar estágio para entrar para o tal grupo de estudos que daria viagem para o Catar, que nunca aconteceu.
E apesar de várias pessoas terem o denunciado e falado publicamente sobre isso, ele continua dando entrevistas para canais como a Globonews, comentando a situação atual do Afeganistão, por exemplo.

Privilégios de homens brancos nesse Brasil.
A tese dele também dizia que havia conduzido entrevistas em árabe em um dos países do Oriente Médio (já não lembro qual), mas árabe não era nem língua oficial de tal país. Também rolou aula cancelada por cirurgia de emergência na “Suíça” bancada pela Cruz Vermelha e coisas assim
O Lattes dele também tinha várias informações que não se conseguia confirmar em domínio público (tipo, ele era parte de grupo de especialistas da ONU sobre mercenários, comissário da Cruz Vermelha etc). Depois que os alunos foram desconfiando o Lattes foi alterado.
Me lembraram aqui de uma vez que ele mandou mensagens (sim ele se comunicava bastante com alunos por WhatsApp) dizendo que estava em uma festa no Consulado do Catar. Mas ao menos na época não existia consulado do Catar no Rio… Aliás acho que só tinha a Embaixada em BSB mesmo.
E acabei de notar graças a
@bush_pai que escrevi COMPULSORIAMENTE ao invés de COMPULSIVAMENTE. Perdão, de compulsórias as mentiras não tinham nada 😂
E sobre o porquê de falar após tanto tempo, acho importante o debate. Além das credenciais acadêmicas muito questionáveis (todas de domínio público), vi pessoas próximas impactadas, muitas tinham admiração pela imagem que ele construiu dele mesmo. Quando o vejo na TV penso nelas.
Sobre a dissertação de mestrado dele 👇🏼

Uma vez cheguei a pedir para ele diretamente a versão original, caso fosse um erro. Ele desconversou, desconversou, recomendou livros sobre o assunto etc, nada da dissertação.
Algumas das mentiras iam mais no sentido da auto-promoção. Dizia que conhecia X e Y pessoas (relativamente renomadas) e dizia aos alunos que ia apresentá-los. A maioria ficava muito impressionada. As aulas dele bombavam. Mas tinham umas coisas mais sem sentido…
Por exemplo, ele postou nas redes (ele bombava nas redes também) que tinha visto refugiados sírios que trabalhavam na Casa do Alemão na Serra do Rio com camisa do Molejo. Alguém ligou lá na Casa do Alemão e eles não tinham nenhum refugiado trabalhando lá 🤔
Uma correção. Os comentários recentes analisando a situação do Afeganistão foram veiculados no Fantástico e não na GloboNews, onde até onde soube ele não tem aparecido há tempos.
Teve uma vez que ele postou no Facebook que foi inspecionado no aeroporto de Beirute (duas vezes), ao chegar lá.

A foto usada no post que menciona o episódio está abaixo. Curiosamente essa mesma foto podia ser facilmente encontrada no Google 🤔

#verdadeoumentira
Também testemunhei ele contar essa história bem lembrada pelo @othiagomattos sobre “a tática” das mulheres da Cruz Vermelha para se protegerem do Talibã
Muita gente me cobrando por não ter citado o nome. Entendo. Só queria que soubessem que quando essa pessoa foi denunciada pela primeira vez, poucos levaram a sério. No geral, a história foi classificada como “mulheres invejosas”. (Continua)
Ao mesmo tempo, alunas afetadas de maneira muito mais séria do que eu narrei aqui vieram me agradecer por ter falado do assunto publicamente. As evidências e testemunhas são tantas que não preciso citar nomes e ser desclassificada por isso. Agradeço aos que tenham o feito por mim
Chegou até a mim que o professor em questão foi desconvidado de evento da PUC-Rio sobre Afeganistão. De fato, a nova programação não mais exibe o nome dele. Mas se houve mesmo a substituição, seria importante que os organizadores se manifestassem explicando o porquê da mudança.
Porque de nada adianta a gente denunciar individualmente se, institucionalmente, ele ainda for protegido. Não sei se é o caso no episódio em questão. Mas convidar para palestrar em evento, para fazer comentários na TV etc, é naturalizar o comportamento que afetou a tantos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Maiara Folly

Maiara Folly Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mafolly

8 Jan 19
Não há absolutamente nada que justifique a saída do Brasil do Pacto Global para Migrações. Para cada migrante internacional no Brasil, há dois brasileiros no exterior. Não é difícil deduzir quem serão os maiores prejudicados com a decisão do Ministro @ernestofaraujo.
Os brasileiros estão entre as 10 nacionalidades mais impedidas de entrar em países europeus. No 1º semestre de 2018, 2.225 tiveram entrada negada. Ainda assim, @ernestofaraujo anunciou que o Brasil se dissociará do Pacto, que reforçaria cooperação com países de destino.
Dados da Polícia Federal indicam que, em 2018, 252 mil brasileiros saíram do país enquanto outras 94 mil pessoas escolheram o Brasil para morar, o que reforça a importância do Brasil permanecer no acordo global.

Falei sobre o assunto p/o @blogmigramundo

migramundo.com/saida-do-brasi…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(