O @brasilemtoquio fez um texto interessante para explicar o por quê do Brasil ser uma potência paralímpica. Concordo com alguns pontos, mas acho que ele não abordou o principal com o devido peso: o Brasil é uma potência no contexto de uma política pública esportiva específica. +
Como sabemos a imprensa tradicional pratica um tipo velado de censura que omite a participação dos governos, dos políticos e das políticas públicas e potencializa de forma artificial o esforço individual. As coisas acontecem como se fossem responsabilidade do acaso. Não é assim.
Com origens na aprovação da Lei Agnelo Piva, como apontado pelo Guilherme, a política pública esportiva voltada ao esporte paralímpico foi um dos pilares da atuação do Ministério do Esporte, em especial com @AgneloQueiroz e @orlandosilva +
Seguindo uma orientação do Presidente @lula, o Ministério do Esporte passou a tratar o esporte paralímpico no mesmo patamar do esporte olímpico. Qualquer iniciativa para o esporte olímpico deveria contemplar a vertente paralímpica.
Um dos pontos chaves foi o Parapan Rio 2007, integralmente financiado pelo Governo Federal, em especial pelo Ministério do Esporte e pela Caixa Econômica Federal. A Prefeitura do Rio, o Governo do Estado, o Comitê Organizador e os patrocinadores privados pularam fora do evento.
Teve patrocinador do Pan Rio 2007 que não quis associar sua marca a pessoas com deficiência porque achava que isso "contaminaria" seus produtos com atributos negativos. Vergonha completa. Mas dificilmente você verá uma crítica a patrocinadores dos meios de comunicação.
O sucesso do Parapan Rio 2007 foi estrondoso. O @Paralympics avaliou pontos da organização como superiores à da paralimpíada de Atenas 2004, como o transporte. O Público brasileiro pela primeira vez conseguiu assistir o esporte paralímpico em alto desempenho.
A exposição cresceu ainda mais quando a troca dos direitos de TV possibilitou uma maior quantidade de horas transmitidas nas seguintes paralimpíadas.
Após a vitória do Brasil em Copenhague, o paralímpico ganha o apoio do Plano Brasil Medalhas, do Bolsa Pódio e demais programas de apoio aos atletas.
É no contexto desse apoio que o Ministério do Esporte, pilotado por @aldorebelo , consegue reunir @dilmabr e @geraldoalckmin em torno da ideia de construir em São Paulo o Centro Paralímpico Brasileiro.
O Centro é uma referência mundial e, na minha opinião, é o equipamento multiesportivo mais bem administrado do Brasil, graças ao profissionalismo do @cpboficial . Do ponto de vista esportivo é uma das vantagens competitivas que temos em relação ao país.
Os recursos para a gestão do centro foram previstos na ampliação dos recursos da loteria destinados ao esporte paralímpico quando da aprovação da Lei da Inclusão, em uma articulação de @parsonsandrew @Mizaelconrado @dilmabr @RomarioOnze .
Ao contrário do que aconteceu com diversas modalidades, a Caixa manteve o seu patrocínio ao @cpboficial .e
E não menos relevante é a unidade que @parsonsandrew @Mizaelconrado e tantos outros construíram no movimento paralímpico, superando um passado extremamente conflituoso e construindo as bases para o sucesso.
Sorte aos nossos atletas @cpboficial !!!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Leyser ☭🇧🇷🐊

Ricardo Leyser ☭🇧🇷🐊 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @RicardoLeyser

13 Sep
Como é gostoso de ver o latifúndio que o @PCdoB_Oficial ocupa na cabeça de uma turma aí!!!!!
Da turma do gueto, passando pela bolha do tuiter, até chegar a turma hegemonista no PT, os comunistas incomodam demais. Há 100 anos!!! Má notícia para eles: só vai piorar!
Denunciamos o revisionismo da maioria do PCB quando ele era o maior partido da esquerda. Seguimos comunistas enquanto eles deram no PPS. Fomos ao colégio eleitoral derrotar a ditadura enquanto o PT se acabava em sectarismo.
Read 6 tweets
12 Sep
Durante os governos de @LulaOficial e @dilmabr o Ministério do Esporte se empenhou em democratizar o acesso ao esporte por todo o país. Equipamentos antes existentes apenas no eixo Rio- SP foram construídos de norte a sul.
Nos últimos dias o Piauí recebeu um evento internacional de Badminton no ginásio que foi construído pelo Ministério do Esporte para a modalidade.
O desenvolvimento do país só existe quando se olha para a totalidade do Brasil, aproveitando e potencializando as qualidades de todos os brasileiros, não só de uma região!
Read 4 tweets
12 Sep
Eu vejo três principais tendências se opondo à ampla mobilização pelo impeachment de bolsonaro. Veja se você concorda comigo (+)
A 1a é a posição do PT.
Com Lula favorito nas pesquisas e bolsonaro afundando, o PT aposta em Lula X Bozo em 2022. É uma leitura coerente do ponto de vista político, mas que é acompanhada pela tradicional ferocidade contra quem pensa diferente na esquerda.
É aquele raciocínio: se Lula negociar com o capeta (vulgo centrão) é porque ele é um gênio político. Se outra força de esquerda dialogar amplamente é porque ela está se rendendo à direita. Tosco.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(