STF adia para amanhã (26/08) o início da votação do marco temporal que pode diminuir o acesso ao direito originário à terra pelos povos indígenas. Baseado em uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF), defende que os povos indígenas somente podem reivindicar terras onde já
estavam no dia 05 de Outubro de 1988, quando entrou em vigor a Constituição Brasileira. Tendo como principais defensores a bancada ruralista e setores ligados ao agronegócio, este marco representa um retrocesso imenso a possibilidade de acesso a terra dos povos originários,
apagando a luta por demarcação que ainda existe de diversos povos que foram expulsos de suas terras através da intensa violência do Estado brasileiro em sua formação. A luta pela terra dos povos indígenas é uma luta por um território que foi arrancado à força, sendo estes povos
os donos originários desses espaços em disputa. O agronegócio em sua ganância capitalista precisa de mais e mais terras produtivas e com o marco as possibilidades de avanço em áreas antes protegidas se tornam cada vez mais uma realidade. Lutar contra o marco é lutar pela proteção
ao meio ambiente e aos povos que o protegem, é reconhecer o direito originário à terra. Nós da UJC nos solidarizamos com a luta dos povos indígenas! Não ao marco temporal! Lutar não é crime!
No capitalismo, a educação - como todas as esferas da vida - é estruturada de forma a favorecer a finalidade central de nossa sociedade: gerar lucro para a burguesia. Nosso sistema de ensino é profundamente marcado por preocupações voltadas ao mercado de trabalho, buscando
lapidar o indivíduo para torná-lo cada vez mais apto à gerar a riqueza que virá a ser tomada de suas mãos. Assim, toda a dimensão cultural, criativa e lúdica do processo de aprendizado é negligenciada, visto que não se mostra útil para o enriquecimento da classe dominante. Para
nós, trabalhadores, a educação deveria ser o instrumento principal de compreensão do mundo, permitindo apreender, questionar e degustar a realidade que nos cerca.
Não apenas a lógica da educação é corrompida na sociedade liberal, mas também as formas de acesso a ela. Enquanto os
O Partido Comunista Brasileiro (PCB-PB) e a União da Juventude Comunista (UJC-PB) estiveram, hoje à tarde (10/07), presentes na assembleia de preparação para o ato do dia 13J, em João Pessoa. No local, agentes infiltrados foram flagrados fazendo fotos e registrando informações do
momento. Uma vez constatada a presença dos mesmos, a militância se fez presente, expulsando-os, usando palavras de ordem e reiterando o caráter assassino do atual governo.
Tais táticas de infiltração são parte do método de ação desses grupos, com o objetivo único de gerar
intimidação em nossas iniciativas. Portanto, não podemos nos calar. Seguiremos adiante, construindo e atuando junto aos nossos parceiros de luta, rumo ao fim da política genocida.
Fora Bolsonaro-Mourão-Guedes! Impeachment já!
Por vacina no braço e comida no prato!
🚩13J é nas ruas em defesa dos Correios e da Soberania Nacional! 🚩
#PraCegoVer#PraTodoMundoVer : sequência de cards com fotos dos trabalhadores dos Correios em ação com as seguintes coisas escritas:
Card 1: CONTRA A PRIVATIZAÇÃO! EM DEFESA DO CORREIOS 100% PÚBLICO!
CARD 2: O SERVIÇO DE ENTREGAS NÃO É MONOPOLIZADO:
Isso é, existem várias transportadoras e empresas de entrega, mas cobram um valor muito mais alto* e só atendem grandes centros.
O correios detém apenas o monopólio sobre o serviço de cartas, ou seja, distribuição de telegramas e
impressos.
CARD 3: O CORREIOS GERA E SEMPRE GEROU LUCRO:
O Correios é totalmente autossustentável, realizando uma grande operação logística sem precisar recorrer aos cofres públicos, sendo na verdade uma fonte de recursos para o governo federal.
🗣🗣🗣 GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA FACILITA A REGULAMENTAÇÃO DO GARIMPO NOS RIOS DO ESTADO 🗣🗣🗣
Você sabia que recentemente, por meio do decreto nº 25.780, de 29 de janeiro de 2021 o Governo do Estado de Rondônia facilitou a regulamentação da mineração nos rios do Estado? O
documento ainda revogou o decreto n° 5.197, de 29 de julho de 1991, que proibia extração de minério ou garimpagem no Rio Madeira, compreendido pela Cachoeira Santo Antônio e a divisa interestadual de Rondônia com Amazonas.
Este decreto beneficia grandes empresas mineradoras que
Este decreto beneficia grandes empresas mineradoras que há anos buscam mais facilidade de regulamentação da mineração, para expandirem suas atividades em grande escala no estado.
Os impactos deste decreto podem ser irreparáveis, seja a curto ou a longo prazo, pois a mineração
Nascida na Polônia em 5 de março de 1871, Rosa Luxemburgo se tornaria uma das principais teóricas e militantes da história do marxismo.
📌 ACOMPANHE O FIO 👇🏾
Suas contribuições ao marxismo viriam em múltiplas esferas: polemizando no interior da Social Democracia Alemã contra o revisionismo, contribuindo com a renovação do pensamento teórico, analisando o movimento de desenvolvimento do imperialismo e cumprindo destacado papel na 👇🏾
reorganização do movimento comunista europeu e mundial após a traição dos principais dirigentes e organizações vinculados à Internacional Socialista.
Uma cidade asfixiada: neste momento, a cidade de Manaus (AM) vive sua pior crise desde o início da pandemia de COVID-19.
📌 ACOMPANHE O FIO 👇🏾
Desde dezembro a rede privada de hospitais já anunciava a falta de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em janeiro a situação rapidamente se agravou e vivemos dias de verdadeiro desespero.
👇🏾
Primeiro acabaram os leitos de UTI, depois os leitos comuns, chegando ao cúmulo de os atendimentos de urgência fecharem as portas.
Ao tomar posse, as primeiras medidas do prefeito David Almeida foram no sentido de abrir vagas no cemitério pois o cenário estava dado.