EXCLUSIVO. Em 2019 e 2020, nos dois primeiros anos da gestĂŁo Bolsonaro, pelo menos 24 crianças Yanomami com menos de 5 anos morreram por desnutrição, conforme dados obtidos pela PĂșblica na Secretaria Especial de SaĂșde IndĂgena (Sesai), via Lei de Acesso Ă Informação (LAI). đ§”
No mesmo ano, de acordo com informaçÔes fornecidas pela Sesai via LAI, 54,32% das 5.260 crianças Yanomami acompanhadas tinham quadro de desnutrição. Em 18 dos 37 Polos Base do Dsei Yanomami, a porcentagem era superior a 50%, chegando a 79,34% em ArathaĂș, na regiĂŁo do Parima.
Guilherme Boulos, Marina Silva, Erica Malunguinho, Drauzio Varella e Joel Luiz Costa sĂŁo alguns dos nomes que jĂĄ deram entrevistas exclusivas Ă PĂșblica por escolha dos nossos leitores.
𧔠VocĂȘ sabia que pode indicar uma personalidade para entrevistarmos?
Livro secreto da ditadura esteve presente na formação de militares durante e apĂłs a redemocratização. O documento serviu de fonte para livros escritos por agentes repressores, como âRompendo o silĂȘncioâ, de Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça brasileira como torturador.
IMPACTO. Na semana passada, a AgĂȘncia PĂșblica mostrou 14 grupos no Facebook em que usuĂĄrios compartilham dicas, experiĂȘncias em caças ilegais e anĂșncios de venda de armas. ApĂłs o contato da reportagem, a rede social excluiu seis deles.
Entre os grupos excluĂdos estĂŁo o "Homem da Mata Original", "Aventuras de Caça e Pesca" e "Rota Caça e Pesca", citados na reportagem da PĂșblica.