Livro secreto da ditadura esteve presente na formação de militares durante e após a redemocratização. O documento serviu de fonte para livros escritos por agentes repressores, como “Rompendo o silêncio”, de Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça brasileira como torturador.
Conhecido como Orvil, ontem mostramos que o livro, mesmo vetado por José Sarney, foi difundido em canais oficiais do Exército.
Os ecos da obra persistem ainda hoje: o vocabulário da “tomada do poder” aparece diretamente nas manifestações do presidente Jair Bolsonaro, desde resposta a uma liminar emitida pelo ministro do STF Luiz Fux até em postagens nas redes sociais da Presidência da República.
Quer entender melhor como o bolsonarismo utiliza as ideias do Orvil e promove sua guerra cultural? Confira a reportagem da Pública! 👇 agen.pub/orvil

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Agência Pública

Agência Pública Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @agenciapublica

13 Sep
EXCLUSIVO. Em 2019 e 2020, nos dois primeiros anos da gestão Bolsonaro, pelo menos 24 crianças Yanomami com menos de 5 anos morreram por desnutrição, conforme dados obtidos pela Pública na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), via Lei de Acesso à Informação (LAI). 🧵
O número é ainda mais gritante quando se olha proporcionalmente. Em 2019, 4,13% dos quase 5 milhões de crianças menores de 5 anos no Brasil tinham um quadro de desnutrição aguda, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde.
No mesmo ano, de acordo com informações fornecidas pela Sesai via LAI, 54,32% das 5.260 crianças Yanomami acompanhadas tinham quadro de desnutrição. Em 18 dos 37 Polos Base do Dsei Yanomami, a porcentagem era superior a 50%, chegando a 79,34% em Arathaú, na região do Parima.
Read 8 tweets
10 Sep
Guilherme Boulos, Marina Silva, Erica Malunguinho, Drauzio Varella e Joel Luiz Costa são alguns dos nomes que já deram entrevistas exclusivas à Pública por escolha dos nossos leitores.

🧵 Você sabia que pode indicar uma personalidade para entrevistarmos? Image
Os Aliados podem sugerir e votar em nomes para serem entrevistados pela nossa equipe. Após a votação, nossos apoiadores podem também enviar suas perguntas e temas que querem que sejam abordados na entrevista. Confira!
Em dezembro, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), @GuilhermeBoulos afirmou que a esquerda precisa se unir para além das eleições e construir caminhos para enfrentar o bolsonarismo e as consequências da pandemia. agen.pub/boulostt
Read 8 tweets
1 Sep
EXCLUSIVO. A Pública descobriu que Rodrigo Mudrovitsch, integrante da banca dos advogados dos ruralistas no processo do marco temporal, não é apenas advogado do ministro do STF Gilmar Mendes. Nesse caso, a participação do ministro contém problemas de suspeição. 🧵
Mudrovitsch é professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do qual o ministro é proprietário e publicou artigos e livros em coautoria com o magistrado. Em seu currículo Lattes, o nome de Gilmar Mendes aparece nove vezes.
O professor de Direito Constitucional da USP, @conradohubner, avalia que o ministro votar no julgamento do Marco Temporal, marcado para hoje, “é, no mínimo uma extravagância de legalidade muito duvidosa, sem falar no esvaziamento de princípios de ética judicial”.
Read 4 tweets
31 Aug
IMPACTO. Na semana passada, a Agência Pública mostrou 14 grupos no Facebook em que usuários compartilham dicas, experiências em caças ilegais e anúncios de venda de armas. Após o contato da reportagem, a rede social excluiu seis deles.
Entre os grupos excluídos estão o "Homem da Mata Original", "Aventuras de Caça e Pesca" e "Rota Caça e Pesca", citados na reportagem da Pública.
A prática não só viola a lei brasileira, como também as diretrizes da plataforma. As postagens incluem imagens e vídeos de animais abatidos, entre eles pacas, capivaras, tatus, jacarés e javalis - o último é o único animal cuja caça de controle sem crueldade é permitida.
Read 4 tweets
31 Aug
#CPIdaCovid 💣| Documentos inéditos obtidos pela Agência Pública comprovam que foi a partir de ordens do coronel Pires que reverendo Amilton e outros representantes da Senah foram ao Ministério da Saúde no dia 2 de março negociar "vacinas" AstraZeneca. 🧵 agen.pub/coronelpires
O coronel da reserva Marcelo Bento Pires, ex-diretor do Ministério da Saúde é acusado pelo servidor Luís Miranda de fazer pressão para a compra da vacina Covaxin.
Ele foi nomeado recentemente a um cargo de assessoria técnica no Exército e desde 30/ago, o nome do militar foi incluído entre os investigados pela CPI da Pandemia no Senado. O requerimento para que ele vá depor foi votado em junho, mas ainda não há data para seu comparecimento.
Read 6 tweets
30 Aug
Documentos inéditos indicam que, mesmo com veto de José Sarney, os ideais do Orvil foram divulgados dentro das instituições militares e reverberam no discurso bolsonarista. 🧵 agen.pub/orvil
Em 1989, o chefe do Centro de Informações do Exército (CIE), general Sérgio Augusto de Avellar Coutinho, mudou o formato dos Relatórios Periódicos Mensais (RPM) do órgão para a “difusão de conhecimentos destinados ao seu público interno”. No país, a redemocratização avançava. Image
Após mais de duas décadas de ditadura militar (1964-1985), o Brasil vivia sob a vigência da chamada Constituição Cidadã. Para o CIE as mudanças não eram positivas, ao menos segundo os informes RPMs obtidos pela Pública que vão de fevereiro de 1989 a julho de 1991. Image
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(