Por @anitadash

Segue o Fio...
A não-monogamia não é um formato. Como o próprio nome já diz, é um anti-formato, e mais ainda, anti-formatação. A monogamia é a formatadora de relações, de afetos e de desejo, então para termos mais liberdade e potência, precisamos afirmar o que é negado por ela.
A monogamia não é (só) "uma experiência", como disseram, é uma estrutura de opressão e normatização, um sistema, um pensamento dominante.
Dizer aquilo equivale a dizer que capitalismo e anti-capitalismo são “experiências” igualmente válidas, o que não faz o menor sentido, porque assim como a monogamia, o capitalismo é um sistema, e só faz sentido falar nele definindo-o como tal.
Um sistema coercitivo que limita as experiências, práticas e pensamentos possíveis, pois é um regime hegemônico, bem como a monogamia.
Se relacionar afetivo-sexualmente com uma pessoa só é uma obrigação -- simbólica, porque boa parte das vezes não é o que acontece -- sob o sistema monogâmico (mas não é apenas isso o sistema em si).
Daí termos leis anti-bigamia, políticas de guarda de crianças apenas para 2 pessoas, a figura do casal como ideal de amor propagandeado pela Disney, por Hollywood e tudo mais.
Enquanto que o equivalente não-monogâmico não existe, não há nenhuma lei proibindo que duas pessoas se relacionem e se casem apenas uma com a outra, nenhuma lei proibindo que o mínimo pra ter a guarda de uma criança sejam 3 pessoas.
Muito menos uma indústria cultural investida em histórias mágicas sobre como pessoas se amam transcendentalmente sem formar (ou sem o objetivo implícito ou explícito de formar) casais.
E também não houve um processo colonizador e catequizador que tornasse imoral que pessoas se relacionassem apenas em pares, não é? O cristianismo e a colonização são parte fundamental da imposição do sistema monogâmico.
Portanto, falar sobre NM está longe de ser uma questão de inquirir o desejo do outro, e sim questionar a origem histórica, social e cultural de uma homogeneidade de formatação dos desejos e como isso se articula com diversas estruturas de opressão.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Afetos Insurgentes

Afetos Insurgentes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(