A crise hídrica está tão feia que até a Ana Maria Braga tava falando dela no seu programa. Todo mundo sabe que a crise está acontecendo por causa da falta de chuvas, mas isso não aconteceu do dia pra noite como todo mundo imagina.
Não foi apenas esse último período chuvoso o grande responsável em afetar a segurança do nosso sistema energético.
O armazenamento dos reservatórios funciona como um ciclo. Os reservatórios enchem no período chuvoso, que vai de Novembro até o final de Março. E no período de seca, que vai de Abril até o final de Outubro, os reservatórios são despachados.
A seca que estamos enfrentando não aconteceu do nada. Se você pegar o histórico de armazenamento dos reservatórios, vai ver que desde 2012 eles nunca mais alcançaram o nível de 80 a 90% de sua capacidade.
Mais um agravante, é que eles chegavam no mês de Novembro beirando 50% da sua capacidade. Nos últimos anos, os reservatórios fecharam o mês de Novembro sempre na casa dos 25%.
Como os reservatórios nunca mais encheram como antes. Isso acaba virando uma bola de neve e a cada ano que passa eles ficam cada vez mais vazios.
A única maneira de reverter essa situação é com um período chuvoso beeeeem generoso. E para piorar a situação, não foi que o que vimos nesse último período. O Brasil foi premiado com uma das piores temporadas de chuva dos últimos tempos.
O retrato disso tudo, foi que no final do último período de chuvas os reservatórios não conseguiram chegar nem em 50% da sua capacidade máxima. Para ser mais específico, eles chegaram em 45%. 😵
Só para você ter uma ideia, no final do período chuvoso de 2020, os reservatórios foram até 60% da sua capacidade e esvaziaram até 23%.
Fazendo uma conta de padeiro, se a ONS despachar a mesma quantidade de energia hidrelétrica que despachou no ano passado, a gente ia ver os reservatórios abaixo dos 10% de sua capacidade.
Se isso realmente acontecer, e o próximo período chuvoso os reservatórios não conseguirem se recuperar, nós vamos ver esse problema se estender por ainda mais tempo.
Tempos sombrios. 🥴
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Para evitar racionamento, governo estrutura leilão emergencial para usinas termelétricas.
Uma combinação de fatores foram responsáveis para essa tomada de decisão.
Se liga: 👇
Antes de mais nada, você precisa entender que esse leilão é feito para suprir a demanda de energia.
Caso o consumo seja maior que a produção.
O leilão é chamado de "oferta extra continuada", e contaria com termelétricas flexíveis que seriam despachadas apenas nos momentos em que for necessário.