E se eu dissesse que na tabela periódica dos elementos, habita um goblin comedor de cobre? Representado em sua forma folclórica pela ilustração, nesta #QuímThreadBr, falaremos do elemento de número atômico 28, o níquel, nosso pequeno diabrete. Segue o fio, galera! (1/10)
O níquel é um metal prateado, duro e dúctil. Reage facilmente com o oxigênio e a umidade do ar, formando óxidos verde acinzentados. É o 23º elemento em abundância na crosta terrestre, e seus estados principais de oxidação são +2 e +3 (2/10)
Uma das coisas mais interessantes do elemento, é a sua história: seus minérios eram comumente confundido com minérios de cobre. Ao tentar extrair cobre deles, e falhar, os mineiros culpavam o "velho Nick", ou o "kupfernickel", o "diabrete do cobre", por atrapalhar (3/10)
Foi apenas em 1751, que ao tentar extrair cobre de um desses minérios, o Barão Axel Fredrik Cronstedt (imagem), percebeu que obtinha um outro metal, ainda desconhecido. Em homenagem às lendas, nomeou o elemento de "níquel", o diabrete que engolia o cobre (4/10)
E quando a natureza e ser humano se combinam ao acaso, tudo fica melhor: compondo o tema de diabretes, geralmente representados verdes, os sais simples de Ni(II) apresentam cores... verdes! Nas fotos, temos seu cloreto (verde claro) e seu sulfato (verde esmeralda) (5/10)
No entanto, o diabrete tem suas transformações: seus compostos de coordenação podem assumir as mais diversas cores, como nas fotos: laranja (K₂[Ni(CN)₄]), rosa-avermelhado ([Ni(C₁₀H₈N₂)₃]Cl₂), e roxo ([Ni(C₂H₈N₂)₃]Cl₂), só pra dar alguns exemplos (6/10)
Eu e Bel até conseguimos captar um dos truques do safado em vídeo! Aqui, temos a reação de uma solução aquosa de cloreto de níquel(II), NiCl₂, verdinha, com etilenodiamina, C₂H₈N₂, para dar origem ao composto de coordenação roxo, [Ni(C₂H₈N₂)₃]Cl₂ (7/10)
Saindo da magia para o mundo físico, o níquel possui diversas aplicações, sendo a maior de todas, seu uso na produção de aço inoxidável. Outras incluem a fabricação de catalisadores, ímãs, baterias, e moedas (diabrete ganancioso, né?) (8/10)
E, por hoje, é isto, galera. Agradecimentos de sempre a @sasquii_narutoo pelos registros e postagem, aos meus amigos que revisam as threads, e hoje, um agradecimento especial ao meu amigo @sh4k47, que fez a bela ilustração de abertura a pedidos (9/10)
As fontes:
Geophysics, Astronomy and Acoustics: ABUNDANCE OF ELEMENTS IN THE EARTH’S CRUST AND IN THE SEA. em: HAYNES, W. M.. CRC Handbook of Chemistry And Physics
Nickel, Palladium and Platinum. em: GREENWOOD, N.; EARNSHAW, A.. Chemistry of Elements
(10/10)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with MarcosSauro JacAurélio 🦖🐊 ⚗

MarcosSauro JacAurélio 🦖🐊 ⚗ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(