E se eu dissesse que na tabela periódica dos elementos, habita um goblin comedor de cobre? Representado em sua forma folclórica pela ilustração, nesta #QuímThreadBr, falaremos do elemento de número atômico 28, o níquel, nosso pequeno diabrete. Segue o fio, galera! (1/10)
O níquel é um metal prateado, duro e dúctil. Reage facilmente com o oxigênio e a umidade do ar, formando óxidos verde acinzentados. É o 23º elemento em abundância na crosta terrestre, e seus estados principais de oxidação são +2 e +3 (2/10)
Uma das coisas mais interessantes do elemento, é a sua história: seus minérios eram comumente confundido com minérios de cobre. Ao tentar extrair cobre deles, e falhar, os mineiros culpavam o "velho Nick", ou o "kupfernickel", o "diabrete do cobre", por atrapalhar (3/10)
Foi apenas em 1751, que ao tentar extrair cobre de um desses minérios, o Barão Axel Fredrik Cronstedt (imagem), percebeu que obtinha um outro metal, ainda desconhecido. Em homenagem às lendas, nomeou o elemento de "níquel", o diabrete que engolia o cobre (4/10)
E quando a natureza e ser humano se combinam ao acaso, tudo fica melhor: compondo o tema de diabretes, geralmente representados verdes, os sais simples de Ni(II) apresentam cores... verdes! Nas fotos, temos seu cloreto (verde claro) e seu sulfato (verde esmeralda) (5/10)
No entanto, o diabrete tem suas transformações: seus compostos de coordenação podem assumir as mais diversas cores, como nas fotos: laranja (K₂[Ni(CN)₄]), rosa-avermelhado ([Ni(C₁₀H₈N₂)₃]Cl₂), e roxo ([Ni(C₂H₈N₂)₃]Cl₂), só pra dar alguns exemplos (6/10)
Eu e Bel até conseguimos captar um dos truques do safado em vídeo! Aqui, temos a reação de uma solução aquosa de cloreto de níquel(II), NiCl₂, verdinha, com etilenodiamina, C₂H₈N₂, para dar origem ao composto de coordenação roxo, [Ni(C₂H₈N₂)₃]Cl₂ (7/10)
Saindo da magia para o mundo físico, o níquel possui diversas aplicações, sendo a maior de todas, seu uso na produção de aço inoxidável. Outras incluem a fabricação de catalisadores, ímãs, baterias, e moedas (diabrete ganancioso, né?) (8/10)
E, por hoje, é isto, galera. Agradecimentos de sempre a @sasquii_narutoo pelos registros e postagem, aos meus amigos que revisam as threads, e hoje, um agradecimento especial ao meu amigo @sh4k47, que fez a bela ilustração de abertura a pedidos (9/10)
As fontes:
Geophysics, Astronomy and Acoustics: ABUNDANCE OF ELEMENTS IN THE EARTH’S CRUST AND IN THE SEA. em: HAYNES, W. M.. CRC Handbook of Chemistry And Physics
Nickel, Palladium and Platinum. em: GREENWOOD, N.; EARNSHAW, A.. Chemistry of Elements
(10/10)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh