1. "O golpe começou"
Uma insurreição nunca precisou da maioria da população para impor sua vontade. Ela precisa de uma minoria substantiva, aguerrida, unificada e intimidadora, pois potencialmente armada
El País, 08/09/2021
Autor: Vladimir Safatle
2. "Quem conhece a história do fascismo italiano sabe a quantidade inumerável de vezes que Mussolini, em sua ascensão ao poder, foi dado como politicamente morto, isolado, acuado, fragilizado.
3. No entanto, apesar das finas análises de comentaristas da vida política italiana, apesar das sutis leituras que pareciam ser capazes de pegar as mais inusitadas nuances, Mussolini, o bronco Mussolini chegou onde queria chegar.
4. Isso ao menos deveria servir para lembrarmos da existência de três erros que levam qualquer um a perder uma guerra, a saber, subestimar a dedicação de seu oponente, subestimar sua força e, por fim, sua capacidade de pensar estrategicamente.
5. O mínimo que se pode dizer é que a oposição brasileira é exímia em praticar os três erros contra Bolsonaro e seus adeptos. Ela parece animada pela capacidade de tomar seus desejos por realidade, de justificar sua paralisia como se fosse a mais madura de todas as astúcias.
6. Agora, a isso ela acrescentou uma patologia que, nos antigos manuais de psiquiatria, chamava-se “escotomização”, ou seja, a capacidade de simplesmente não ver um fenômeno que ocorre na sua frente.
7. Mesmo tendo 600.000 mortes nas costas por negligencia de seu governo em relação à pandemia, Bolsonaro conseguiu um 7 de setembro para chamar de seu, com mais de 100.000 pessoas na Paulista e quantidade semelhante na Esplanada dos Ministérios.
8. Ele se colocou como o líder inconteste de uma singular sublevação do governo contra o estado, afirmando que não reconhece mais a autoridade do STF. Ou seja, ele assumiu para o mundo que está em rota de colisão com o que restou da institucionalidade da vida política brasileira.
9. Seus apoiadores saíram desse dia com sua identificação reforçada e compreendendo-se como protagonistas de uma insurreição popular que de fato está a ocorrer, mesmo que com sinais trocados. Uma insurreição que mostra a força do fascismo brasileiro.
10. De nada adianta falar q essa manifestação “flopou”, q estavam presentes apenas 6% do esperado. Uma insurreição nunca precisou da maioria da população para impor sua vontade.Ela precisa de uma minoria substantiva,aguerrida, unificada e intimidadora, pois potencialmente armada.
11. Bolsonaro tem as quatro condições, além do apoio inconteste das Polícias Militares e das Forças Armadas, QUE POR NADA NESSE MUNDO, MAS ABSOLUTAMENTE NADA, irá deixar um governo que lhe promete salários de até 126.000 reais.
12. Aqueles que se comprazem, acreditando que o verdadeiro apoio de Bolsonaro é 12%, são os que normalmente fazem de tudo para que nós não façamos nada. Mas para quem quiser de fato encarar o que está a ocorrer no Brasil, não há nada mais a dizer do que “o golpe começou”.
13. A manifestação do 7 de setembro marcou clara ruptura no interior do gov. Bolsonaro. De fato, acerta quem diz que o governo acabou. Mas isso significa apenas que Bolsonaro pode agora abandonar a máscara de governo e assumir a céu aberto o que esse “governo” sempre foi,
14. desde seu 1o. dia, a saber, um movimento, uma dinâmica de ruptura q se serve da estrutura do governo para ampliar-se e ganhar força. Assim, ele pode fortalecer seu núcleo duro, transformar eleitores em fieis seguidores sem precisar ter entregue nada q um governo...
15. normalmente entregaria, sequer a proteção contra a morte violenta produzida por uma pandemia descontrolada. Nunca um presidente falou ao povo, em seu momento de maior tensão, que partilhava abertamente o desejo de romper e ignorar uma institucionalidade...
16. ...que é simplesmente a representação dos clássicos interesses oligárquicos das elites brasileiras. Infelizmente, q o “povo” em questão era a massa dos q sonham com intervenções militares, q amam torturadores, q abraçam a bandeira nacional para esconder sua história infame...
17. ...de racismos e genocídios, isso era algo que poucos poderiam imaginar. Por outro lado, por mais que certos setores do empresariado nacional simulem desconforto com sua presença, o que realmente conta é que Bolsonaro entrega a eles tudo o que promete...
18. sabe preservar seus ganhos como ninguém, luta por aprofundar a espoliação da classe trabalhadora sem temer o q quer que seja. Não por outra razão, seu 7 setembro foi precedido por manifestos de empresários defendendo a “liberdade”: nova senha para o “direito” de intimidação
19. ...e de ameaça. Enquanto isso, a oposição brasileira acha que ainda estamos no terreno dos embates políticos. Ela se prepara para eleições, finge sonhar com frentes amplas esquecendo q, desde o fim da ditadura, sempre fomos governados por frentes amplas e vejam onde chegamos.
20. Todos os governos eram alianças “da esquerda à direita”. Não foi por falta de frente ampla que estamos nessa situação. O cálculo simplesmente não é este. A esquerda precisa entender de uma vez por todas a natureza do embate, ouvir aqueles mais dispostos ao confronto, ...
21. esses que não tiveram medo de ir pra rua hoje, e assumir uma lógica de polarização.
Isso implica que ela precisa mobilizar a partir da sua própria noção de ruptura em alto e bom som. Uma ruptura contra outra. Não há mais nada a salvar ou a preservar nesse país. Ele acabou.
22. Um país cuja data de sua independência é comemorada dessa forma simplesmente acabou. Se for para lutar, que não seja para salvá-lo, mas para criar outro."
Obrigada, Vladimir Safatle, por nos guiar com a luz de sua consciência, através dessa análise primorosa.
👏👏👏👏Hilde
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1. Ministro Lewandovsky está certíssimo de propor ao plenário do STF prazo para Arthur Lira apresentar os pedidos de impeachment. Que assuma as obrigações do cargo, e não fique paralisado pela mais de centena de bilhõe$$ sob tutela do Centrão. ↩️
2. O Brasil não pode ficar refém dos caprichos de um só deputado. Que por sinal é ficha suja, inelegível. Não preenche os requisitos pra ser elegível da Lei 135/19 do Ficha Limpa. Lira só está deputado federal graças a liminar concedida por 1 desembargador, min. Og Fernandes ↩️
3. Arthur Lira foi condenado em segunda instância por corrupção no Caso Taturana, pelo TJ/AL, portanto, não cumpre as condições de elegibilidade impostas pela lei, mas conseguiu uma liminar e concorreu em 2018.↩️
1. AULA DE HISTÓRIA
Por Joel Moreira de Carvalho (de 1 a 9)
2001 - queda torres gêmeas nos EUA
2003 - EUA invadem Iraque sob alegação de que o Iraque desenvolve armas químicas e nucleares
2006 - EUA capturam e executam Saddam Hussein. Tomam 100% dos poços de petróleo do país
2. 2008 - EUA mergulham na maior crise imobiliária e econômica de no últimos 50 anos. Milhares americanos perdem casas por falta pagto, indo morar em trailers e ruas
2009 - EUA invadem Líbia e matam Gadafi. Usam msm argumento que usaram contra Iraque e tomam 100% petróleo líbio
3. 2009 - Brasil descobre pré sal, 2a.maior reserva petróleo América
2010 - EUA impõe embargo econômico Venezuela q se nega entregar domínio petróleo às petrolíferas americanas
2011 - Brasil protagoniza Brics, c/maior crescimento PIB, supera UK e alça 6o.lugar economia do mundo
25. prosseguido o fio relato do golpe, pelo prof @FernandoHortaOf
"Com a recomposição das linhas hierárquicas do Exército - a partir da cobrança do STF na madrugada dia 6 - e c/ a lealdade PM's (ainda que a contragosto) garantidas, era pequena a margem sucesso do golpe Bolsonaro
26. No final do dia 6, percebendo seus planos diminuírem a possibilidade de se realizar, os filhos do presidente foram até os manifestantes q faziam a "frente" para o movimento na tentativa de insuflar o apoio necessário para a sedição no dia seguinte e também para impactar a PM.
27. Não funcionou. Tirando os apoiadores do fascismo de Bolsonaro, os outros agentes são o que chamamos de "atores racionais" e fazem um cálculo de custo e benefício das suas ações. Precisam, contudo, de informações completas e corretas para esse cálculo. E isso eles não tiveram.
1. Podemos batizar o GOLPE de Bolsonaro de Golpe Roque Santeiro, "aquele que foi sem nunca ter sido".
Um golpe que agitou as Viúvas Porcinas da execrável Ditadura Militar.
2. O GOLPE de Bolsonaro foi montado com dinheiro, estratégia e a sordidez de muitos.
Revelo aqui o passo-a-passo desse Golpe, segundo análise do historiador da UnB, FERNANDO HORTA. E saibam porque Exército e PM's, que estavam prontos a apoiar o golpe, tiveram que voltar atras.
3. "Bolsonaro tentou o golpe, e ele não aconteceu. O que teria dado errado? O que efetivamente aconteceu para que os planos golpistas fossem frustrados? Seria apenas um erro de cálculo de Bolsonaro? Seria o fato de o Brasil ter "instituições fortes"?
1. Siga o fio
A PERERECA DO EXU QUE ABALOU O BRASIL
Hildegard Angel
A fusão do 7 de Setembro golpista com o Arthur Lira e o demônio Bolsonaro me fizeram lembrar do Exu das 7 Encruzilhadas, Seu Sete da Lira, que era incorporado pela midiática mãe-de-santo, Dona Cacilda.
2. Seu Sete da Lira surgiu num domingo de agosto de 1971, arrepiando as audiências televisivas do Chacrinha, na Globo, e de Flávio Cavalcanti, na Tupi, indo de um programa pro outro no mesmo dia (era usual isso ocorrer com os participantes daqueles programas).
3. Dona Cacilda abalou o Brasil e bombou as audiências, dando baforadas com seu charuto, rodando sua capa, e usando um chapéu coco. O Brasil naquele domingo virou um grande terreiro de umbanda.
1. Sobre a declaração do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, de que "Tem gente nas Universidades Federais que não devolvem nada ao País”, a brasileira Rosane Angelo publicou no seu Facebook brilhante texto, que está recebendo dezenas de curtidas a cada hora ↩️
2. "Mourão, eu quero saber o que as forças armadas devolvem pro Brasil?
São 400.000 vestidos de azeitona que custam aos cofres públicos mais de 65 bilhões ao ano.
Vocês defendem o quê?
Vocês entregaram nossa base de Alcântara, a Embraer, querem entregar o pré sal.↩️
3. O Bolsonaro transformou o governo num cabide de emprego pra vocês.
O estado mínimo é só para os pobres, pra vocês o estado é máximo.
Vocês foram premiados na reforma da previdência, vocês já tiveram depois disso milhares de reajustes e penduricalhos. ↩️