Crimes Reais Profile picture
Sep 11, 2021 31 tweets 11 min read Read on X
O grupo que entrou com gás tóxico em um metrô no Japão para matar pessoas:
Nascido como Chizuo Matsumoto no dia 2 de março de 1955, Shoko Asahara foi o fundador de um controverso grupo budista chamado 'Aum Shirikyo', no Japão. Em 2007, o grupo foi dividido em dois, sendo chamados de Aleph e Hikari no Wa.
Asahara nasceu em uma família pobre e seus pais eram fabricantes de tapetes de tatame na prefeitura de Kumamoto. Por ter nascido com glaucoma, era cego do olho esquerdo e enxergava parcialmente com o direito.
Por essa razão, quando criança, foi matriculado em uma escola para cegos. Registros relatam que ele era um aluno agressivo com seus outros colegas. Graduou-se em 1977, quando resolveu se dedicar aos estudos da medicina chinesa e da acupuntura. Casou-se em 1978.
Para ele, seu objetivo principal era de alcançar a tão sonhada "iluminação final", que era mencionada nos textos religiosos que leu. Buscou alcançá-la a todo custo, então procurava por meditações e frequentava escolas que ensinavam a respeito.
No início dos anos 1980, Asahara se juntou a um grupo budista chamado Agonshu, que tinha como uma de suas práticas os 1000 dias consecutivos de oferta. Isso consistia em dizer que aqueles que oferecessem dinheiro diariamente durante os dias, alcançaria a iluminação prometida.
Mesmo com dificuldades financeiras, Asahara concluiu seu curso, mas não alcançou a iluminação esperada. Morava com sua esposa e suas duas filhas em um apartamento de um cômodo, no distrito de Shibuya, em Tóquio; fundou a Aum Shinsen no Kai em 1984 para aulas de meditação e ioga.
Determinado a alcançar a iluminação que tanto desejava, visitou a Índia, e, após consegui-la, retornou ao Japão em 1987, quando começou a organizar o seu grupo efetivamente.
Segundo o guru, ao alcançar a iluminação, o deus Shiva se revelou a ele e o designou como "deus da luz que lidera os exércitos dos deuses", que ele deveria construir o Reino de Shambhala, que seria uma sociedade habitada apenas por aqueles que teriam "poderes psíquicos".
Os discípulos acreditavam que o Armagedom ocorreria na forma de uma guerra global que envolvesse o Japão e os Estados Unidos. Somente os membros do grupo sobreviveriam ao apocalipse, enquanto os não membros iriam para o inferno para, depois, o Reino Shambhala ser construído.
Seus seguidores ficaram contentes pelo seu objetivo ter sido alcançado e ofereceram-lhe dinheiro. É contraditório aos seus princípios de aceitar pagamento por treinamento sem alcançar a iluminação, mas como obteve êxito, seria possível aceitar ofertas materiais de membros.
Então, ele aceitou o dinheiro para organizar um seminário intensivo de ioga que duraria vários dias, o que chamou a atenção de várias pessoas que tinham interesse no desenvolvimento espiritual. Por ser o responsável a treinar os participantes, o grupo cresceu rapidamente.
Ele estava determinado a criar uma organização religiosa chamada Aum Shinrikyo com seus discípulos e assim o fez ainda em 1987, além de ter mudado seu nome oficialmente de Chizuo Matsumoto para Shoko Asahara.
De princípio, as autoridades japonesas não queriam conceder o status de instituição religiosa ao seu grupo, mas após uma apelação feita, o grupo foi reconhecido legalmente dois anos depois. Por isso, foi possível estabelecer a ordem monástica e atraiu diversos seguidores leigos.
Em fevereiro de 1989, um membro do culto foi assassinado por ter tentado sair do grupo religioso e em 04/11/1989, Tsutsumi Sakamoto, um advogado que era contra a organização, sua esposa e seu filho pequeno foram mortos por estrangulamento.
A doutrina da organização era baseada nas escrituras budistas originais, além de escrituras taoistas. Os livros tinham comentários escritos pelo próprio guru, além do uso da tecnologia moderna, como computador e CD Player, para complementar as meditações e os ensinamentos.
Baseando-se no sistema kyogaku (sistema de aprendizagem) e dividido em várias estapas, somente aqueles que concluíssem um estágio preliminar poderiam avançar para os estágios seguintes até passarem no exame final.
Segundo relatos, para algum participante provar que concluiu uma etapa, era necessário cessar o consumo de oxigênio para reduzir a atividade cardíaca e alterar a atividade do cérebro. As salas para realizar a prática eram equipadas com sensores correspondentes.
Em 20/03/1995, dez membros da organização se dividiram em cinco duplas para atacarem o metrô de Tóquio com o gás Sarin, um gás letal para o sistema nervoso e é considerado como arma de destruição em massa pelas Nações Unidas.
O ataque foi dividido em cinco partes: a dupla Ikuo Hayashi e Tomomitsu Niimi foi encarregada de perfurar dois pacotes com o gás na linha Chiyoda. Kenichi Hirose e Koichi Kitamura foram encarregados de deixar dois pacotes na linha Marunouchi.
Masato Yokoyama e Kiyotaka Tonozaki, que assumiu papel de motorista de fuga, foram encarregados de liberar o gás na linha que era ligada a Ikebukuro. Toru Toyoda e Katsuya Takahashi, como motorista, foram encarregados de liberar o gás na linha Hibiya, sentido nordeste.
Yasuo Hayashi e Shigeo Sugimoto se encarregaram de soltar o Sarin na linha Hibiya. Os discípulos espalharam o gás em linhas do metrô de Tóquio que passavam por Kasumigaseki e Nagatacho, onde ficava o governo japonês.
Desde 2007, este ataque é considerado o ataque mais sério que ocorreu no Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O ataque resultou na morte de 12 pessoas e mais de 5 mil ficaram feridas e sofrendo com os efeitos colaterais.
Em questão de números, 688 pessoas foram transportadas de ambulância e quase 5 mil pessoas foram aos hospitais por outros meios. Ao todo, 5.510 pacientes foram atendidos em 278 hospitais.
Após investigações encontrarem evidências o suficiente, as autoridades acusaram o grupo Aum de cúmplices no ataque e dezenas de discípulos foram presos.
Com o tribunal emitindo uma ordem para a prisão de Shoko Asahara, os investigadores invadiram as instalações do local da organização e encontraram-no em uma sala minúscula, meditando. Ele enfrentou 27 acusações de assassinato em 13 acusações separadas.
De acordo com a acusação, o guru tinha dado ordens para que atacassem o metrô de Tóquio, pois tinha o intuito de derrubar o governo para se instalar no cargo de rei do país. Enquanto que, para a promotoria, os ataques ocorreram para desviar a atenção dos policiais.
Em defesa, os advogados relataram que um pequeno grupo dos seguidores que iniciou os ataques, mas optaram em manter em segredo do Asahara. Mas vários discípulos testemunharam contra o guru e consideraram-no culpado no dia 27/02/2004 por enforcamento.
A mídia japonesa considerou o julgamento como o "julgamento do século", além de relatar que Asahara permaneceu "sentado de olhos fechados" e que "resmungava palavras de difícil compreensão" durante as audiências do julgamento.
Após terem todos os apelos esgotados na Justiça e receberem o veredito é final, Shoko Asahara e mais outros seis seguidores foram executados por enforcamento, em um centro de detenção em Tóquio, na manhã de 06/07/2018.
Recomendação do dia 👇

Um canal que compartilha diversos casos diferenciados, com detalhes e imagens que foram pouco divulgadas. Informações desde sobre o massacre de Suzano até sobre canibais brasileiros. Clique para conferir e se inscrever: youtube.com/channel/UC2Xio…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Crimes Reais

Crimes Reais Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CrimesReais

Jul 29
Os garotos que começaram matando animais e depois a matarem pessoas: "2 Guys 1 Hammer", o maior gore da internet.
Image
Image
Igor Suprunyuk, Viktor Sayenko e Alexander Hanzha nasceram em 1988, na Ucrânia; a mídia os retratava como filhos de pais ricos e influentes. Os três frequentavam a mesma escola e eram amigos de longa data. Image
Segundo entrevistas com os familiares dos condenados, Viktor e Alexander eram alunos exemplares, mas após conhecerem Igor na 3ª série, as notas despencaram. Um professor descreveu Suprunyuk como um menino tímido e introvertido, mas que sempre arrumava briga com outros alunos. Image
Read 51 tweets
Jul 19
Desenhos de crianças que indicam abuso sexual: Image
TW: Conteúdo sensível!

Muitos profissionais acreditam que, quando o desenho de uma criança inclui órgãos genitais explícitos ou características sexuais, enfatizando ou omitindo partes do corpo, isso sugere histórias de abuso sexual ou físico. Conheça alguns desses desenhos:
Este desenho é o retrato de um pai na visão de um menino chamado Fernando, ele foi abusado desde que era pequeno. Na visão de Fernando, o pai era como um demônio alcoolizado e viciado em jogos de caça-níquel (Máquina de jogo que funciona por meio da introdução de moedas). Image
Read 24 tweets
Jul 17
O caso macabro de Christianne Kardec, a mulher que se apaixonou por um defunto:
Image
Image
Formada em psicologia, Christianne Kardec era uma mulher religiosa que levava uma vida aparentemente normal. Residente em Belém (PA), ela era casada com um homem português, com o qual teve um filho. Image
Seu casamento, no entanto, não durou muito tempo. Em seu perfil do Facebook, Christianne indicou que a infidelidade do seu parceiro resultou no divórcio do casal. Desde então, ela seguia criando e cuidando sozinha de seu único filho.
Image
Image
Read 20 tweets
Jul 11
“Fui dormir no sofá, fugindo de você na minha cama" Ingrid, participante do programa Casamento às Cegas 4, relata ter sofrido abusos sexuais do marido enquanto dormia.
Ingrid Santa Rita, participante da 4ª temporada do reality show Casamento às Cegas, da Netflix, expôs que foi abusada por Leandro Marçal, com quem se casou no programa. O relato foi realizado no episódio de reencontro dos participantes do reality. Image
Segundo Ingrid, Leandro sofria de disfunção erétil: “O Leandro era brocha”, afirmou no programa. Mesmo com o apoio da nova esposa, em vez de procurar auxílio médico, o homem resolveu lidar com a impotência sozinho, durante as noites, sem o consentimento da mulher. Image
Read 11 tweets
Jul 10
O acidente radiológico de Goiânia, conhecido como Chernobyl Brasileiro:
Image
Image
No dia 13 de setembro de 1987, dois catadores de lixo, ao vasculhar as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, no centro de Goiânia, viram um aparelho de radioterapia abandonado e logo pensaram em desmontá-lo, separá-lo em partes para vender. Image
Ao separar as partes que os interessavam, decidiram oferecer o que restou para Devair Alves, dono de um ferro-velho na cidade. Sem saber do que se tratava aquela máquina, Devair decidiu desmontar o aparelho, assim expondo 19,26g de cloreto de Césio-137 (CsCl) no ambiente. Image
Read 25 tweets
Jul 8
O apresentador de um programa de TV evangélico, que planejava secretamente matar e comer crianças.
Image
Image
Joy Junction era um programa de TV para crianças, popular nos Estados Unidos durante o final da década de 90. Ele era exibido pela rede de televisão CTN (Christian Television Network) e apresentava conteúdo cristão com foco no público infantil. Image
O programa contava com a participação de um grupo de crianças que interagia com diversos personagens, liderados pelo xerife Don (interpretado por Don MacAllister). Nele, também eram ensinadas boas maneiras, histórias bíblicas e diversos valores cristãos. Image
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(