1/ Finalmente: dados oficiais (incompletos) mostram internações e óbitos dos pacientes totalmente vacinados.
2/ Há poucos meses temos alguma informação mais consistente sobre as internações e óbitos por COVID de pacientes totalmente vacinados na base de dados pública SRAG (Sindrome Respiratória Aguda Grave) do @minsaude, que permitiram a elaboração da tabela acima.
3/ Essa base registra todas as internações e óbitos por síndrome respiratória aguda, a classe de doenças à qual COVID pertence.
4/ A partir de fevereiro, a SRAG incluiu os dados de vacinação dos pacientes, mas só a partir do meio de julho que o preenchimento tornou-se muito predominante, conforme o gráfico abaixo.
5/ O gráfico mostra que as internações e óbitos da tabela acima são só uma fração das ocorrências dos vacinados, pois entre o início da vacinação e o início de junho há pouquíssima informação se os pacientes internados com COVID e os óbitos hospitalares foram vacinados ou não.
6/ Acredito que se o preenchimento dos dados de vacinação continuar alto, em breve teremos números mais precisos das internações e óbitos por COVID dos vacinados. Infelizmente serão números piores.
7/ Lembro que as barras amarela e vermelha no gráfico demarcam os períodos que ainda terão, respectivamente, algum acréscimo no total de registros e um grande aumento no total de registros nas próximas edições da SRAG devido ao atraso na atualização da base.
8/ É importante lembrar que a SRAG só registra internações por problemas respiratórios. Efeitos adversos cardíacos ou vasculares, por exemplo, não são relacionados nessa base.
9/ Infelizmente há pouca informação oficial sobre os efeitos adversos, fundamentais para analisar o comportamento e a equação de custo/benefício das vacinas.
10/ Por fim, por se tratar de um grande volume de dados (temos registro de 208 milhões de doses de vacina) e pelos inúmeros erros de grafia do nome da vacina na SRAG, que demandaram uma abordagem especial, considero que esses dados sejam ainda iniciais, que podem sofrer revisão.
11/ Esclarecendo uma dúvida que está surgindo de forma recorrente. Na tabela só considerei internações com suspeita de SRAG e óbitos por COVID de pacientes completamente vacinados.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lorenzo Ridolfi

Lorenzo Ridolfi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lorenzoridolfi

22 Sep
1/ Uma novidade no site, que agora possui mais divisões nos óbitos por COVID por faixa etária. Agora inclui as faixas até 20 anos e 20 a 30 anos, além das já existentes. Segue o gráfico dos óbitos do Brasil por faixas etárias.
zerobias.info Image
2/ Os óbitos das faixas mais jovens são tão menores, que precisamos retirar do gráfico as faixas de maior idade para podermos observar a curva dessas faixas etárias. Image
3/ Lembrando que o recurso de remover e inserir itens no gráfico só está disponível para usuários de computador do site, clicando na legenda do gráfico.
Read 4 tweets
22 Sep
1/ A curva atenuada das notificações diárias está apresentando alta devido a duas causas.
zerobias.info Image
2/ Em primeiro lugar, a confusão dos lançamentos no final de semana, quando sábado acumulou os lançamentos dos estados de RJ e SP e registrou um total bem mais alto que o usual, 935 óbitos notificados.
3/ Outro fator que colaborou foi o feriado de 7/9 que fez com que a apuração de muitos óbitos acabasse acumulando na semana passada. A SRAG está mostando uma tendência nacional de queda clara, exceto em poucos estados. A nova edição dessa base de amanhã deve confirmar isso.
Read 4 tweets
7 Sep
1/ O nerd aqui calculou o tamanho da esplanada dos ministérios sem a praça dos 3 poderes com base na foto do Google com escala (no canto inferior direito), que corresponde a área pintada de verde.
2/ Tem cerca de 1600 metros de comprimento por 200 de largura, que equivale a 320.000 m². Os cálculos de tamanho de multidão assumem uma densidade de 3 a 9 pessoas por m², sendo que a partir de 6 já ficaria difícil a locomoção.
3/ Se assumirmos que sejam 3, já daria algo bem próximo de 1 milhão de pessoas. Se ficar apertado, evidentemente o número aumentaria.
Read 4 tweets
5 Sep
1/ Dando um zoom na cidade do Rio de Janeiro, no período "vermelho" ainda com muita instabilidade nos dados, o número de óbitos entre vacinados está muito alto.
zerobias.info Image
2/ Talvez haja um viés no atraso em relação ao status de vacinação, mas é mais provável ser em relação aos "sem informação", pois acredito que supor que os hospitais/municípios que apuram mais rápido também preencham melhor o formulário do paciente seja mais razoável.
3/ Acho mais difícil que o atraso tenha uma grande influência na proporção entre vacinados e não vacinados, mas não é possível assumir ainda que não há esse viés. Mas já há algum tempo que há mais óbitos entre os vacinados.
Read 5 tweets
5 Sep
1/ O site foi atualizado com os gráficos de óbitos pela data efetiva do falecimento separado pelo status de vacinação da pessoa da base SRAG. Temos gráficos para o Brasil, todos os estados e para os 154 municípios com mais de 200.000 habitantes.
zerobias.info Image
2/ O status de vacinação é divido entre os que não foram vacinados, receberam uma dose da vacina, duas doses, os que há a informação que foram vacinados, mas não se sabe quantas doses, e, por fim, os óbitos que não possuem informação de vacinação.
3/ Pelo gráfico do Brasil nota-se que ainda há muitos óbitos sem o preenchimento do status de vacinação do óbito na curva "Sem Informação", mas há uma queda grande nessa curva, mostrando que o registro das informações da vacinação está crescendo.
Read 5 tweets
1 Sep
1/ Dando um gostinho dos novos gráficos que entrarão em breve no site com informações de óbitos por status de vacinação. Não por acaso escolhi a cidade de São Bernardo do Campo que é um dos exemplos de preenchimento correto dos dados de vacinação.
2/ Os dados dos pacientes que infelizmente faleceram estão com um índice de preenchimento dos dados de vacinação próximo a 100%.
3/ Infelizmente esse exemplo hoje não é seguido por muitas cidades, inclusive grandes capitais, que ainda apresentam um grande percentual de pacientes de COVID sem informação de vacinação.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(