A primeira prova de fogo para Armin Laschet, candidato da União à chancelaria, é hoje na primeira reunião da nova bancada do partido, onde se elegerá seu líder. Uma pequena insurgência contra Laschet parece surgir, mas não é certo se ela terá sucesso 👇🧶
O cargo de líder da bancada pode se tornar o mais importante do partido, caso a União de fato passe a ser oposição. Laschet quer, portanto, que o líder da última legislatura, Ralph Brinkhaus, seja eleito só interinamente, até o próximo chanceler ser escolhido.
Já Brinkaus quer, por sua vez, ser eleito pelo tempo normal de mandato: um ano. Ele é líder da bancada desde 2018 e é poderoso dentro do partido. Também por isso, o líder da CSU, Markus Söder, não tomou partido na disputa.
Está totalmente em aberto quem vai se sobressair nessa disputa. Fato é que essas brigas internas tiram o foco da União de formar uma coalizão Jamaica, com Verdes e FDP.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Eleições Alemãs

Eleições Alemãs Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @eleicoesalemas

27 Sep
Quais as chances de uma coalizão Jamaica 🇯🇲, entre União, Verdes e FDP? Essa matéria da FAZ traz alguns motivos que levam a acreditar em sua possibilidade.
O primeiro motivo é a relação entre Christian Lindner, líder do FDP, e Armin Laschet, o candidato da União. Os dois se conhecem desde 2005, já trabalharam diversas vezes juntos na Rênania do Norte-Vestfália e se dão muito bem.
A proximidade programática entre União e FDP também é enorme, mais próxima do que a entre SPD e Verdes, por exemplo. Se os três partidos conseguirem firmar acordos na proteção climática bons o suficiente para os Verdes, o resto fica fácil.
Read 6 tweets
27 Sep
O que explica essa vantagem de Verdes e FDP? O cientista político Uwe Jun deu sua explicação em entrevista à @Tagesschau e a gente resume aqui 👇🧶
Para os Verdes, um motivo é óbvio: o clima. Impulsionados pelos protestos do Fridays For Future, os jovens alemães levam o tema muito a sério.
Já outro tema, que também os conecta com o FDP, é a digitalização. Em comparação a outras nações mais desenvolvidas, a Alemanha corre atrás no processo de se conectar ao mundo digital. Enquanto os outros partidos não focam nesse tema, FDP e Verdes tem nele uma posição central.
Read 6 tweets
27 Sep
Quais os próximos passos para se formar um governo após as eleições? Por mais que SPD e União tenham chegado na frente, a bola agora está nas mãos de FDP e Verdes. Uma coalizão sem os dois não é possível. Confiram as estratégias a serem seguidas e que acordos podem ser feitos👇🧶
Uma ideia levantada por Christian Lidner, líder do FDP, e vista com bons olhos por Annalena Baerbock, dos Verdes, é que os dois negociem primeiro entre sí, para depois conversar com União e SPD. As conversas, porém, não vão ser fáceis.
O FDP colocou como condição mínima para governar que não se aumente impostos e não se contraia novas dívidas. Isso já é um problema para os Verdes, que querem financiar investimentos em proteção climática exatamente atravez de um imposto sobre patrimônio e novas dívidas.
Read 5 tweets
27 Sep
Apesar do plebiscito ter tido claro apoio da população de Berlim, é incerto se a expropriação vai de fato acontecer. Isso porque ele não é vinculativo e tanto o SPD quanto os Verdes vão lidar com cautela com as suas conseqûencias fiscais, políticas e jurídicas.
A candidata vitoriosa do SPD, Franziska Giffey, é contra a proposta, mas prometeu hoje pela manhã que vai transformar a proposta vencedora em um projeto de lei. Antes, porém, quer checar se a proposta não é inconstitucional e estabelecer os custos com mais clareza.
A candidata dos Verdes, Bettina Jarasch, também defendeu uma solução alternativa, regulando os preços mas sem se voltar à expropriação como meio.
Read 4 tweets
27 Sep
O clima na União parece de calma antes da tempestade. Oficialmente a postura é de lamentar o resultado, mas ainda acreditar em um governo Laschet, mas as insatisfações internas parecem estar crescendo.
Uma ala mais conservadora do partido, a Werteunion, já demandou a renúncia de Armin Laschet e Markus Söder, como líderes da CDU e da CSU respectivamente.
O governador da Saxônia, Michael Kretschman, que viu a AfD se tornar o partido mais forte em seu estado, ordenou que se reflita sobre o resultado antes de tentar um governo que, pra ele, não tem mandato popular.
Read 4 tweets
26 Sep
Os resultados vão se estabilizando e já podemos concluir algumas coisas: o SPD vence as três eleições e tem boas chances de formar uma coalizão com Verdes e FDP nacionalmente. Outras coisas também importam 👇🧶 Image
A Esquerda, mesmo com perigo de ficar abaixo dos 5%, vencerá três distritos diretos e entrará no parlamento. Para uma coalizão de esquerda, porém, parece que não haverá maioria.
A União atinge seu pior resultado da história, mas pode ainda liderar o próximo governo se convencer FDP e Verdes a formar uma coalizão. Tendo perdido as eleições, fica mais difícil, mas é possível.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(