Você sabia que a #WEGE3 é parceira de 3 montadoras que estão lançando carros elétricos no Brasil?

Mas, pera aí! Não é meio loucura falar de carro elétrico enquanto o país passa pela pior crise hídrica dos últimos 90 anos e as contas de energia dispararam?
Se liga nessa thread onde detalhamos a estratégia da empresa na área de mobilidade elétrica e como ela pode contornar esse problema 👇
Primeiro, vamos colocar todo mundo no mesmo pé. Você já sabe que o forte da WEG é fazer motores industriais, não motores de veículos, né? Mas há 15 anos, a empresa teve a iniciativa de transformar o motor industrial em um motor de tração.
Em 2011, ela passou a oferecer a tração elétrica para o setor metro-ferroviário e depois para os trólebus.
Mas o negócio começou a tomar escala mesmo só 6 anos depois, quando a Volkswagen entrou na jogada. Ela fez uma parceria com a WEG pro desenvolvimento do power train (motor elétrico de tração mais inversor de frequência) para seu caminhão de entregas urbanas, o e-Delivery.
A produção comercial dele começou em junho deste ano. A #ABEV3, por ex., já encomendou 100 destes caminhões e tem a intenção de comprar 1,6 mil unidades para serem entregues até 2023. A Coca-Cola tbm gostou da ideia e encomendou 20 caminhões. Até a #JBSS3 comprou 1 pra testar.
Só que aí é que vem a parte mais interessante:

A WEG não quer só vender um motor, ela também quer abastecê-lo.
Pra isso, ela lançou 3 modelos de estações de recarga pra veículos elétricos. Pra residências e condomínios, tem o Wall; para shoppings, estacionamentos e espaços públicos, o Parking; e um específico para rodovias, o Station.
Foi por conta delas que as montadoras e a WEG se aproximaram. A primeira parceria foi com a Renault, que lançou no Brasil o Zoe, seu modelo 100% elétrico. Nessa jogada entra também a #ENBR3. É ela quem irá instalar e abastecer as estações de recarga produzidas pela WEG.
Os equipamentos serão colocados não só nas residências e prédios dos clientes que adquiriram os veículos e as estações, mas também em concessionárias da Renault como forma de ampliar a infraestrutura de recarga dos veículos elétricos nas vias públicas.
Foi também com a Renault que a WEG começou a testar uma das suas várias iniciativas pra aumentar a oferta de energia pros carros elétricos e tentar contornar o problema da crise no futuro.
Aproveitando a adesão brasileira na geração da própria energia solar, as duas apostaram na ideia das garagens solares. Como o nome já dá a entender, o telhado da garagem é composto por placas solares que geram a energia para recarregar os veículos.
O projeto foi colocado de pé em Fernando de Noronha. Lá, segundo uma lei assinada pelo governo do estado de Pernambuco, será proibida a entrada de novos veículos a combustão a partir de 2022. A lei ainda prevê a retirada de todos os veículos à combustão do arquipélago até 2030.
Além de recarregar os carros elétricos do local, o excedente de energia produzido pelas garagens é direcionado pro consumo da população.

As garagens solares devem virar tendência em estacionamentos de aeroportos, shoppings e outros locais com ampla exposição à luz solar.
As outras duas parcerias que a WEG tem foram com Fiat e a Peugeot. A Fiat trouxe de volta o Fiat 500, que ganhou um “e” no final do nome e agora é oferecido exclusivamente como elétrico. Já o E-208 GT é o primeiro lançamento elétrico da Peugeot no Brasil.
Com estas parcerias, a WEG se tornou a fornecedora oficial das estações de recarga das montadoras, ficando responsável pela instalação dos equipamentos, visita técnica aos clientes e atualização das estações.
Além disso, dois dos três modelos de estações que a WEG possui entraram para o catálogo de produtos das montadoras.
É claro que o mercado de carros elétricos ainda só engatinha no Brasil – pra você ter ideia as vendas de elétricos e híbridos representam só 2,2% das totais no país (dados do 1S21 da ABVE) – mas a WEG já quer deixar claro quem vai mandar nesse mercado.
Ficou curioso pra saber como a WEG pode se beneficiar ainda mais do crescimento dos EVs? Ela é uma das próximas empresas a entrar no Valuation Box! Se quiser testar por 30 dias grátis, é só seguir meu perfil, deixar um RT na publicação principal e me mandar uma mensagem na DM!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Guilherme Cruz

Guilherme Cruz Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(