🏳️‍⚧️Como funciona a hormonioterapia para mulheres trans no SUS?

A terapia hormonal provoca mudanças corporais que fazem com que a aparência física da pessoa esteja de acordo com sua identidade de gênero, melhorando o bem-estar físico, mental e emocional. ⬇️
Em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para iniciar a terapia hormonal. No entanto, a portaria do Ministério da Saúde sobre o processo no SUS mantém 18 anos como idade mínima.
Para começar a terapia, é preciso buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência. Se não for possível seguir na UBS, a própria unidade encaminhará o caso para um centro especializado.
Antes da aplicação de hormônios, são feitos diversos exames para saber se não há contraindicação para o uso das substâncias. O processo só tem início após a análise de resultados e a avaliação multidisciplinar primária.
Na terapia hormonal feminizante, são utilizados hormônios estrógenos que, nas doses adequadas, bloqueiam a produção endógena da testosterona. Se houver dificuldade no bloqueio, também podem ser usados os chamados antiandrógenos.
Quando há dificuldade na realização do bloqueio da testosterona, pode-se optar pela orquiectomia, que é a remoção cirúrgica dos testículos. Nesses casos, é reduzida a dosagem hormonal, e a terapia passa a ser a reposição hormonal habitual.
Os hormônios costumam ser de uso prolongado, e podem ser administrados por via oral, adesivos ou injeções. As alterações físicas costumam surgir após dois ou três meses de tratamento, e o pico das mudanças esperadas ocorre em cerca de dois anos.
O acompanhamento médico durante a hormonioterapia é de extrema importância tanto para que as modificações desejadas sejam atingidas quanto para que elas ocorram com segurança e haja o controle dos possíveis efeitos colaterais dos hormônios utilizados.
Leia mais na matéria: bit.ly/3aeTgJc

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

7 Oct
O DIU é um método contraceptivo de longo prazo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. O objeto em formato de T é inserido no útero e tem duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o revestido de cobre ou de prata.
A escolha de usar o DIU pode ir além da prevenção de uma gravidez. O DIU hormonal, por exemplo, ajuda no controle de sangramentos vaginais e na reposição de hormônios.
O DIU de cobre ou de prata alteram o ambiente uterino para impedir a fecundação, mas não interferem na ovulação ou no ciclo menstrual. Por outro lado, geralmente têm como efeito colateral o aumento do fluxo sanguíneo durante a menstruação.
Read 13 tweets
5 Oct
A dor no peito é um dos principais sinais de infarto, mas também pode ter outras causas. Ela pode estar relacionada a ansiedade, refluxo e até mesmo gases. Mas é muito importante não desconsiderar e nem ignorar a dor no peito. Segue o fio:
O infarto é a morte ou necrose do miocárdio e seus sintomas podem ser a sensação de aperto no peito e uma dor que piora progressivamente, irradiando para braços, pescoço e mandíbula. Às vezes vem acompanhada por vômitos e enjoos. Nesse caso é necessário ir ao hospital rapidamente
Outro motivo comum que leva as pessoas à emergência é a dor no peito causada por refluxo. Nesse caso, a dor se parece mais com uma queimação e pode vir acompanhada de enjoos e vômitos. A dor pode aparecer ou piorar quando a pessoa se deita após a alimentação.
Read 9 tweets
20 Sep
O TDAH ainda é encarado como um transtorno da infância, mas é importante saber que adultos com TDAH existem e quase sempre enfrentam dificuldades no trabalho, estudo e relacionamentos pela falta de informação sobre a condição e a dificuldade de obter diagnóstico. Segue:
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado principalmente por dois sintomas: desatenção e hiperatividade-impulsividade. Durante a infância, crianças com TDAH costumam ser consideradas “difíceis”. +
+ Isso porque elas podem ter dificuldade em manter a concentração na escola, além da grande inquietação física que as impede de ficar muito tempo sentadas, por exemplo. Já na fase adulta, os sintomas afetam outros aspectos da vida.
Read 6 tweets
17 Sep
Você sabe o que racismo tem a ver com violência obstétrica?

Toda gestante pode ser vítima desse tipo de violência, mas mulheres negras ainda são maioria entre as negligenciadas antes, durante e depois do parto. Mas por que a cor da pele influencia nisso? A gente te explica ⬇️
A mulher forte

A ideia de que mulheres negras suportam mais dor resulta numa tendência a ignorar as reclamações dessas pacientes. Um exemplo prático disso é o fato de, quando comparadas a mulheres brancas, negras recebem menos anestesia local para a realização de episiotomia.
Maioria entre mortes obstétricas

É considerada morte obstétrica aquela que ocorre durante a gravidez, o parto ou o puerpério. As mulheres negras têm 2x mais risco de morrer durante o parto, segundo dados do Ministério da Saúde de 2008 a 2017.
Read 7 tweets
25 Aug
Quando falamos em infarto, logo pensamos que apenas pessoas mais velhas ou com algum problema de saúde estão sujeitas ao problema. Mas, na verdade, os jovens também não estão livres de riscos cardíacos. Segue o fio:
Há situações incomuns, como os casos de jogadores de futebol que tiveram problemas em campo, alguns inclusive indo a óbito. Por isso, a presença do DEA (desfibrilador externo automático) e de uma equipe de primeiros socorros capacitada são muito importantes nos estádios.
Alguns dos problemas cardíacos que geralmente não causam sintomas são os que podem levar pessoas jovens a infartos fulminantes. Entre eles estão as alterações genéticas ou congênitas, como cardiomiopatia hipertrófica (doença no músculo cardíaco).
Read 7 tweets
25 Aug
"Posso beber depois de me vacinar?" Essa é uma das perguntas que mais recebemos por aqui, já que uma das preocupações é o que poderia acontecer com a eficácia da imunização. Segue o fio que a gente explica:
Primeiro, vale lembrar que o consumo excessivo de álcool causa sérios danos à saúde, e pode afetar inclusive o sistema de defesa do organismo. Por isso, é muito importante evitar ingerir bebidas alcoólicas de forma exagerada.
Em relação às vacinas contra a covid-19, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), nenhuma delas possui contra-indicação para o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo moderado não interfere na resposta imunológica e não aumenta o risco de eventos adversos.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(