O que eu devo analisar na hora de escolher um fundo imobiliário?
Segue o fio!
O primeiro passo para decidir qual fundo escolher é olhar para o setor em que opera. Nós temos fundos de tijolo, que investem em galpões logísticos, hospitais, moradias, shoppings e hotéis; e os de papel, como os atrelados aos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).
Vou te dar um exemplo: os desempenhos dos fundos de shopping centers antes da pandemia tiveram um passado glorioso, mas durante a crise sofreram perdas por conta do fechamento de shopping e distanciamento social.
Por outro lado, durante a pandemia, como tínhamos de ficar em casa, passamos a comprar várias coisas pela internet e isso impulsionou os fundos imobiliários de armazéns logísticos, que cresceram bastante por conta do e-commerce.
Ao analisar a atratividade dos FII do tipo tijolo, por exemplo, a taxa de vacância é um dos indicadores mais citados pelos especialistas. Para quem não sabe, vacância é o número de propriedades vagas pertencentes ao fundo.
Então um fundo imobiliário que tem vacância de 5% quer dizer que 95% dos imóveis daquele fundo estão alugados e 5% estão sem inquilinos.
Então a rentabilidade dos fundos imobiliários que têm vínculo com aluguel está intimamente relacionada ao nível de ocupação. Quanto menor a vacância, melhor. Esta métrica é importante para o investidor saber qual o percentual do imóvel que está sendo alugado e gerando renda.
Lembrando que o preço da cota que o investidor encontra na sua corretora é o valor de mercado do FII, que é diferente do valor dos imóveis físicos do fundo. Vou explicar. Essa métrica de valor dos imóveis é chamada de valor patrimonial.
Então, temos o valor de mercado do fundo que é a quanto ele está sendo negociado e temos o valor patrimonial que é quanto valem aqueles imóveis que compõem o fundo.
É importante avaliar se os fundos imobiliários estão sendo negociados acima ou abaixo do seu valor patrimonial. Quando o desconto é muito grande, a recomendação é checar se está tudo certo. O valor patrimonial de um fundo pode ser encontrado nos relatórios mensais dos FIIs.
E Quem nunca sonhou em receber uma renda mensal por um investimento? Os famosos DIVIDENDOS.
Mas como saber se o dividend yield do fundo escolhido por você é bom ou ruim?
Primeiro, é bom descobrir não só o DY oferecido no momento, mas também o histórico do fundo, que mostra se esse percentual de retorno é constante. E se estiver pagando dividendos muito altos, entender porque isso está acontecendo
Alguns FIIs são bem menos líquidos que outros, então é importante entender o seu perfil para ver se você deseja manter o capital investido mais tempo do que se você aplicasse em fundos mais líquidos.
De modo geral, quanto mais cotistas um fundo possui, normalmente maior a facilidade para o investidor vender estas cotas.
A diversificação também deve ser levada em conta, já que ela ajuda a diluir o risco de inadimplência. Imagine um fundo de um único imóvel alugado para um único locatário, o que chamamos de monoativo. Um risco e tanto, certo?
Mas será que quanto mais imóveis um fundo tem na carteira, mais diversificado ele é? Depende. É importante observar a quantidade de ativos, desde que sejam de perfis diferentes.
Você não necessariamente está diversificando se comprar 50 FIIs de shoppings. Mas sim se tiver uma parte em shoppings, outra em setor de lajes corporativas e outra em galpões logísticos, por exemplo.
Quem investe em fundos imobiliários está sujeito a custos. Você deve pagar pelos serviços de administração e gerenciamento por meio de taxas de administração, afinal, tem alguém cuidando daqueles imóveis todos para você.
Também pode haver uma taxa de performance, que é calculada com base no desempenho do fundo, portanto, preste muita atenção.
Por fim, importante também avaliar a qualidade do time de gestão
É um grande erro querer comprar uma cota de um fundo imobiliário apenas com base no código e nas sugestões de outras pessoas.
Essa foram apenas algumas dicas! Espero que tenham gostado :D

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Júlia Wazlawick

Júlia Wazlawick Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @wazlawickju

7 Oct
Você sabe o que são derivativos?
Segue o fio!
Eles são um instrumento financeiro que tem o preço derivado de outro preço de um ativo ou taxa de referência.
Por exemplo, uma opção da Petrobras se baseia no preço do ativo da Petrobras.
Os derivativos podem ser físicos como produtos do agronegócio ou também financeiros como moedas, ações etc.

São quatro os tipos mais comuns de derivativos:
-Contratos a termo
-Contratos futuro
-Opções
-Swaps
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(