ANDRÉ MENDONÇA PODE SER SABATINADO DIRETAMENTE NO PLENÁRIO DO SENADO, POR DECURSO DE PRAZO!
Sigam o fio.
Questão de Ordem levantada em 2016 pelo então Senador Ronaldo Caiado indagava sobre o início da contagem de prazo para sabatina de autoridades nas comissões. (+)
O Presidente do Senado à época, Renan Calheiros, respondeu a questão de ordem interpretando o Regimento para afirmar que a contagem do prazo seria A PARTIR da leitura da Mensagem de indicação pela Mesa do Senado. E não a partir da leitura do relatório na Comissão. (+)
Ora, a Mensagem nº 36, de 2021, que indica André Mendonça ao STF, foi lida e publicada no Diário do Senado em 18/08/2021.
Assim, pelo entendimento da Mesa do Senado desde 2016, existe um prazo a ser cumprido.
Assim, essa sabatina já DEVERIA ter sido feita pela CCJ desde o dia 27/08/2021. Portanto, não é algo que dependa unicamente da vontade de quem preside a comissão. (+)
Diante desse impasse, foi apresentado um requerimento de urgência pelo Senador Esperidião Amin para que o indicado fosse VOTADO diretamente no Plenário.
Mas a Mesa impugnou o pedido argumentando que a sabatina é indispensável, pois é prevista na CF e no Regimento Interno. (+)
Ocorre que o texto constitucional fala apenas em arguição pública, mas não diz que isso só pode ocorrer numa comissão. Essa atribuição às comissões é dada apenas pelo Regimento Interno da Casa. (+)
Aqui é o pulo do gato. Há vários precedentes onde a Casa "abriu mão" de regras que estão APENAS no Regimento Interno.
As várias sessões de discussão e o interstício entre os turnos de votação de uma PEC são casos clássicos de regras dispensáveis, pois não estão na CF.(+)
Portanto, considerando que o prazo estipulado para a comissão se manifestar já foi ultrapassado, segundo decisão da Presidência do Senado em 2016, é possível que a arguição de André Mendonça e de outras autoridades seja feita diretamente no Plenário, seguida de votação.(+)
É importante dizer que nem mesmo durante a pandemia as comissões deixaram de sabatinar e votar os indicados aos diversos cargos.
Sem entrar no mérito político, a Casa pode e deve adotar soluções excepcionais para casos excepcionais como os que estamos vendo agora.
Fica a dica!
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A decisão de suspensão do X no Brasil não tem amparo legal. Não pela razão apontada no despacho.
Isso porque o Marco Civil da Internet, citado na decisão, NÃO obriga que a plataforma tenha escritório ou representante legal no Brasil.⬇️
O contexto da lei é o seguinte.
Ela determina que, em relação aos dados pessoais dos usuários, as plataformas devem preservar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das partes direta ou indiretamente envolvidas.⬇️
E determina que esses princípios devem ser assegurados mesmo que a plataforma NÃO tenha representante aqui. O escritório não é uma exigência para que elas sejam alcançadas pela nossa legislação, basta que oferte serviços ao público brasileiro. ⬇️
O grande vitorioso do primeiro turno foi Bolsonaro. Mesmo terminando atrás de Lula, a quantidade de gente que ele elegeu não está no gibi. Foram 18 senadores. Muitos ex-ministros eleitos. Damares se elegeu com 45%. O astronauta com mais de 50%. (+)
Tereza Cristina mais de 70%. Magno Malta se elegeu. Fora isso, Bolsonaro deu um banho no Sudeste. Ficou com mais de 7 pontos de diferença em São Paulo. Ganhou por 10 pontos no Rio de Janeiro. Em Minas, Lula ganhou, mas por pouco. Zema terá de sair do muro agora. (+)
No RS, Onyx foi para o 2ºT muito na frente do 2º colocado. No Rio, Castro foi eleito de lavada contra Freixo, Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Ricardo Salles estão entre os mais votados para deputado federal em São Paulo. O Astronauta foi eleito. (+)
A Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) emitiu nota para esclarecer sua posição sobre o sistema eleitoral.
Mas ao contrário da interpretação dada por parte da mídia vemos que, na verdade, eles reforçam a defesa do voto impresso auditável.(+)
De fato, a entidade nunca afirmou ter havido ou que haverá fraude nas eleições. Mas fala sim sobre 'aperfeiçoamentos necessários' no sistema.
Eles defendem a adoção de um 'sistema analógico complementar' como mais uma opção de auditoria. Que tal?(+)
E seguem defendendo o debate longo, maduro e CIENTÍFICO sobre o registro impresso do voto. Mas parece que essa recomendação da APCF agora se tornou antidemocrática...(+)
Na reabertura dos trabalhos do TSE, Fachin fez um discurso arrogante e cheio de inverdades.
Sua fala não agrediu o Presidente, mas qualquer cidadão que ouse questionar o TSE ou as sacrossantas máquinas de votar.
Pega o 🧶(+)
O papel da Justiça Eleitoral é EXECUTAR o serviço administrativo chamado 'eleição'.
A paz nesse processo não depende dela, mas do ambiente democrático, do respeito à Constituição e da confiança que o povo tem nas instituições, enquanto cumprirem seus papéis.(+)
A menção à garantia do sigilo do voto é diversionista. Isso jamais foi colocado em dúvida por quem defende o aperfeiçoamento do sistema.
Transparência eleitoral não significa violar o sigilo do voto, Fachin! Isso é desonestidade intelectual de baixa qualidade.(+)
Recebi num grupo de zap um link para assinar a tal carta aos brasileiros em defesa da democracia. Uau! Como não ser favorável?
Mas como sou daqueles que leio a letra miúda em documento que vou assinar, resolvi avaliar esse aqui ponto a ponto. (+)
1- A referência à Carta aos Brasileiros de 1977 é despropositada. Que sentido faz comparar aquele contexto histórico com o atual, onde qualquer um pode falar o que quiser do governo e da forma que quiser? Inclusive com encenações de atentado ao chefe do Executivo?(+)
2- Sim, a CF expressa a independência e harmonia entre os Poderes. Mas se pretende defender a democracia, pq a carta não menciona que essa harmonia está ameaçada pelo ativismo odioso do Judiciário?
PS.: O documento tem alguns erros, mas dá par entender que está em português.(+)
Parece que, finalmente, começaram a entender que a discussão central do processo eleitoral não tem NADA a ver com tecnologia, mas sim com juridicidade.
O voto é secreto, mas o escrutínio não. Isso pressupõe que qualquer um possa conferir se seu voto foi computado ou não.(+)
Significa que não importa o quão seguro seja o sistema eletrônico, não pode haver dúvida alguma no cidadão comum sobre o destino do seu voto. E isso não é algo acessório, mas o pilar central da discussão sobre voto e representatividade em nações mais avançadas. (+)
Por isso a Alemanha tornou inconstitucional o sistema eletrônico.
Para eles um "evento público" como uma eleição implica que qualquer cidadão possa dispor de meios para averiguar a contagem de votos, sem possuir, para isso, conhecimentos especiais.(+) google.com/amp/s/amp.dw.c…