🚦Os próximos passos nas negociações da coalizão semáforo entre o SPD, os Verdes e o FDP:

1° - Nos próximos dias, se não já amanhã, os três partidos publicarão um resumo do que foi sondado. Baseado nesse resumo, os partidos decidirão se negociarão um contrato de coalizão.
2° - Essa decisão será tomada no caso dos Verdes por uma pequena convenção, que pode ser convocada emergencialmente já para esse fim de semana. No SPD e no FDP bastam só a cúpula do partido decidir.
3° - Se todos aprovarem, nas próximas semanas as negociações continuam, vizando firmar em um contrato todos os projetos da coalizão para os próximos quatro anos. Importante também são as decisões de qual partido ficará com qual ministério.
4° - Estando pronto o contrato, a cúpula do FDP e as bases de Verdes e SPD têm de aceitá-lo. Isso acontecendo, o caminho está livre para Olaf Scholz ser eleito chanceler, nomear seus ministros, e dar início aos trabalhos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Eleições Alemãs

Eleições Alemãs Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @eleicoesalemas

15 Oct
Junto com o anúncio das negociações de contrato de coalizão, SPD, Verdes e FDP também publicaram um documento de 12 páginas resumindo alguns dos primeiros e principais acordos já firmados. Confiram aqui o que cada partido conseguiu negociar 👇🧶 Quelle: dw.com
Começando pelo SPD, o partido conseguiu obter um aumento do salário mínimo para 12 Euros, uma reforma na previdência melhorando os pagamentos e uma reforma na assistência social, criando uma garantia mínima de existência.
O FDP conseguiu evitar que haja aumentos de impostos e contratações de novas dívidas. Isso implica, portanto, que o novo governo só terá um âmbito próximo ao do atual orçamento para investir. Com seus quase 350 bilhões de Euros anuais, porém, as possibilidades ainda são grandes.
Read 11 tweets
14 Oct
🟣 Um fenômeno ingrato às oposições pode atingir a Esquerda nessa legislatura. Com as possíveis participações nos governos em Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, o partido vai ser parte de um quarto dos governos estaduais, já que também governa em Bremen e na Turíngia. 1/4
Isso é obviamente positivo para o partido, mas enfraquece sua posição como oposição. A cada crítica à situação do país ouvirão um "mas vocês governam por toda parte também" como resposta. 2/4
Isso foi visto com os Verdes nessas últimas eleições, que mesmo sendo oposição, eram parte de mais da metade dos governos estaduais. Criticar o status quo fica mais difícil, além de tornar o partido dependente da performance dos governos estaduais. 3/4
Read 4 tweets
28 Sep
A primeira prova de fogo para Armin Laschet, candidato da União à chancelaria, é hoje na primeira reunião da nova bancada do partido, onde se elegerá seu líder. Uma pequena insurgência contra Laschet parece surgir, mas não é certo se ela terá sucesso 👇🧶
O cargo de líder da bancada pode se tornar o mais importante do partido, caso a União de fato passe a ser oposição. Laschet quer, portanto, que o líder da última legislatura, Ralph Brinkhaus, seja eleito só interinamente, até o próximo chanceler ser escolhido.
Já Brinkaus quer, por sua vez, ser eleito pelo tempo normal de mandato: um ano. Ele é líder da bancada desde 2018 e é poderoso dentro do partido. Também por isso, o líder da CSU, Markus Söder, não tomou partido na disputa.
Read 4 tweets
27 Sep
Quais as chances de uma coalizão Jamaica 🇯🇲, entre União, Verdes e FDP? Essa matéria da FAZ traz alguns motivos que levam a acreditar em sua possibilidade.
O primeiro motivo é a relação entre Christian Lindner, líder do FDP, e Armin Laschet, o candidato da União. Os dois se conhecem desde 2005, já trabalharam diversas vezes juntos na Rênania do Norte-Vestfália e se dão muito bem.
A proximidade programática entre União e FDP também é enorme, mais próxima do que a entre SPD e Verdes, por exemplo. Se os três partidos conseguirem firmar acordos na proteção climática bons o suficiente para os Verdes, o resto fica fácil.
Read 6 tweets
27 Sep
O que explica essa vantagem de Verdes e FDP? O cientista político Uwe Jun deu sua explicação em entrevista à @Tagesschau e a gente resume aqui 👇🧶
Para os Verdes, um motivo é óbvio: o clima. Impulsionados pelos protestos do Fridays For Future, os jovens alemães levam o tema muito a sério.
Já outro tema, que também os conecta com o FDP, é a digitalização. Em comparação a outras nações mais desenvolvidas, a Alemanha corre atrás no processo de se conectar ao mundo digital. Enquanto os outros partidos não focam nesse tema, FDP e Verdes tem nele uma posição central.
Read 6 tweets
27 Sep
Quais os próximos passos para se formar um governo após as eleições? Por mais que SPD e União tenham chegado na frente, a bola agora está nas mãos de FDP e Verdes. Uma coalizão sem os dois não é possível. Confiram as estratégias a serem seguidas e que acordos podem ser feitos👇🧶
Uma ideia levantada por Christian Lidner, líder do FDP, e vista com bons olhos por Annalena Baerbock, dos Verdes, é que os dois negociem primeiro entre sí, para depois conversar com União e SPD. As conversas, porém, não vão ser fáceis.
O FDP colocou como condição mínima para governar que não se aumente impostos e não se contraia novas dívidas. Isso já é um problema para os Verdes, que querem financiar investimentos em proteção climática exatamente atravez de um imposto sobre patrimônio e novas dívidas.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(