O biopoder é um regime de controle dos corpos que se vale dos discursos da saúde para a imposição de uma normatividade, de uma "moral do ser saudável". Em resumo, o discurso da "saúde" pode servir muito bem como um regime de controle material e ideológico das pessoas.
Por isso, sempre considero extremamente complicado utilizar o pretexto da "saúde" como justificativa para um padrão de comportamento ou norma. Sob a régua dos discursos do que é ou não saudável, pode estar velado um regime de normatividade.
Vale lembrar que a concepção do que é ou não saudável (corpos saudáveis, hábitos saudáveis) não se dá no vácuo. Cada uma dessas noções são formuladas em determinados contextos sociais, políticos e históricos. O que é considerado saudável hoje, não é o mesmo que uma década atrás.
Isso fica ainda mais evidente no contexto do neoliberalismo, onde a compreensão de saúde é cada vez mais influenciada pela noção de performance, resultado, desempenho. Hoje, o ideal de sujeito saudável é o sujeito do desempenho (embora entre o ideal e o real exista um abismo).
Por isso, é muito importante ter sempre em mente que os discursos da saúde não são isentos de um certo conteúdo moral e normativo — principalmente quando o "ser saudável" se impõe como norma.
Em cada tempo histórico circulam representações muito particulares do que é saúde. Portanto, é bem possível que, ao se falar sobre o imperativo de "ser saudável", se esteja demandando como norma o sujeito do desempenho, "empresário de si mesmo".
Isso não significa ser contrário a hábitos saudáveis, promoção da saúde, etc. Significa ter consciência de que o ethos do "ser saudável", atende muito bem a interesses biopolíticos. Sob o pretexto da "saúde", o que se impõe goela abaixo é um regime de controle e normatividade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Saúde Mental Crítica

Saúde Mental Crítica Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(