Segundo o @coletivobereia as notícias falsas mais circuladas nos ambientes evangélicos são sobre a pandemia da COVID-19. Mais do que "cristofobia", "ideologia de gênero" e outras coisas que dominaram o debate nos ultimos 10 anos. cartacapital.com.br/blogs/dialogos…
Não tem coincidência nenhuma aí. A desinformação em torno da pandemia e da vacinação já é o maior vetor de organização da extrema-direita mundo afora. Até outro dia era conteúdo falso sobre imigração e feminismo.
Nos Estados Unidos, os movimentos anti-vacinação estão recebendo muito financiamento e sendo usados como ponta de lança para organização local. O Partido Republicano está feliz da vida, já que sabota o combate à pandemia e coloca a culpa em terceiros.
Como no caso de outros movimentos apoiados e financiados pelo mainstream conservador dos EUA, há uma enorme e crescente quantidade de propaganda neonazista dentro dos movimentos anti-vacinação (nada surpreendente, dada a enorme sobreposição com o Qanon). newsweek.com/antisemitic-ba…
Quem monitora esses movimentos mostra indícios fortes de "astroturfing" (prática de financiar massivamente movimentos pra fingir que são espontâenos), demonstrando por exemplo que um número desproporcional de lideranças antivax são atores desempregados.
Muito impressionante o crescimento a articulação da propaganda anti-China nos últimos anos. Um padrão interessante é o de tentar jogar grupos minoritários e pessoas progressistas contra a China com boataria das mais bizarras. Essa do poster do Duna é só um exemplo.
Uma busca do Google sobre assuntos do tipo e já bate em vários canais alt-right, artigos e livros (!) escritos por articulistas dos quais nunca ouvi falar - e já descubro que tem cargo grande e salário alto na Gásmeta no Povo.
Vejam bem: não estou falando de críticas à política externa, às formas administrativas ou ao modelo de desenvolvimento da China. São umas coisas nível "dia que é proibido sorrir na Coreia do Norte". Muito conteúdo falso associando a China a valores da extrema-direita.
No @viracasacas dessa semana recebemos Marcelli Cipriani (@marcellicipri) para uma conversa sobre crime, castigo e encarceramento. A partir do Presídio Central de Porto Alegre discutimos o crescimento das facções dentro e fora do sistema prisional. castbox.fm/episode/246-%2…
Falamos também sobre a simbiose entre as políticas de encarceramento em massa e a consolidação das facções nas ruas e nas prisões - onde as organizações de detentos, necessárias para ordenar a vida em prisões desumanas, acabam se transformando em organizações criminosas.
Da guerra nas ruas de Porto Alegre entre 2016-2018 a uma “paz negociada”, as dinâmicas das facções parecem ter um peso muito maior para a segurança pública do que as estratégias de policiamento.
Fantástica essa sequência. Mostra como inúmeros atos anti-vacinação são liderados por literais ATORES que aparentemente não possuem qualquer fonte de renda e agora passam 5 dias da semana ameaçando gente na frente de escolas. Mobilização de direita só existe com dinheiro.
Há também políticos republicanos, pessoas que invadiram o capitólio e "testemunhas" chamadas para depor a favor de Donald Trump. O detalhe mais mórbido disso tudo é que a direita norte-americana passou uma década dizendo que as pessoas que morriam em tiroteios seriam "atores" .
Ou dizendo que quaisquer manifestantes contrário a seus interesses seria pago por George Soros, ou qualquer outra figura que eles inventaram ser de esquerda. Mas vejam só, como a coisa é absurda...
"One America News (OAN), a rede de extrema direita cuja riqueza e audiência aumentaram em meio ao triunfo e tumulto da administração Trump, floresceu com o apoio de uma fonte surpreendente: AT&T Inc, a maior empresa de comunicações do mundo." reuters.com/investigates/s…
"Uma análise da Reuters de registros judiciais mostra o papel que a AT&T desempenhou na criação e no financiamento da OAN, uma rede que continua a espalhar teorias de conspiração sobre a eleição de 2020 e a pandemia COVID-19."
"O fundador e presidente-executivo da OAN, Robert Herring Sr, testemunhou que a inspiração para o lançamento da OAN em 2013 veio dos executivos da AT&T. "
No @viracasacas dessa semana recebemos @muhammadpuncha para uma conversa sobre as estranhas interseções entre essa direita insurgente, a filosofia obscura conhecida como tradicionalismo e sua obsessão com o Islã. castbox.fm/episode/243-%2…
Começamos retomando a desastrosa “gestão” Ernesto Araújo no Ministério das Relações Exteriores na qual o 4chanceler fez uma política externa marcada pelas posições paranoicas de uma direita avessa à qualquer tipo de multilateralismo.
Falamos sobre o que é o tradicionalismo, um pouco de sua história, sua expressão esotérica, seus principais expoentes e sua relação com a extrema-direita em diversos momentos.