Um homem de 45 anos com saúde debilitada foi internado com um problema cardíaco menor. Ele tem stress pós-traumático, histórico de dependência química incluindo aí uso de drogas injetáveis.
A mãe dele, conservadora, diz pra todo mundo que pode ser por causa da vacina da Covid.
Ela nem é antivax em si: tomou vacinas e estimulou toda a família a se vacinar contra a Covid. Mas como está inserida numa rede de mentiras permanentes sobre vacinação - e isso já há alguns anos - ela chega a considerar que esse seja o problema.
Hoje eu passei um bom tempo lendo conteúdo de canais de direita no Telegram. Não importa a língua, não importa o país, há uma quantidade absurda de conteúdo antivax. Geralmente é uma boataria de nível muito baixo, mas é absolutamente onipresente.
Esse sentimento antivacinas, potencialmente letal, é poderoso e está sendo instrumentalizado como uma forma de controle social. É impressionante o estrago operado por essa extrema-direita e seus colaboradores no Vale do Silício. viracasacas.libsyn.com/eh-vrzea-019-a…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Amigão, você escreveu um livro sobre o DOI-Codi não é possível que você não saiba que a DITADURA MILITAR DO BRASIL exilou um monte de cientistas e detonou vários centros de excelência em pesquisa.
E tem sempre essa coisa estranha de buscar alguma coisa que aponte para a União Soviética num governo no qual abundam repetidas referências ao nazismo... castbox.fm/episode/244-%2…
A coisa é bem elementar: o bolsonarismo tem uma agenda, uma ideologia e "pensadores" que produziram a perseguição aos cientistas. Tudo isso está vinculado à história das direitas brasileiras. Não precisa ir lá na União Soviética buscar uma explicação não.
Muito impressionante o crescimento a articulação da propaganda anti-China nos últimos anos. Um padrão interessante é o de tentar jogar grupos minoritários e pessoas progressistas contra a China com boataria das mais bizarras. Essa do poster do Duna é só um exemplo.
Uma busca do Google sobre assuntos do tipo e já bate em vários canais alt-right, artigos e livros (!) escritos por articulistas dos quais nunca ouvi falar - e já descubro que tem cargo grande e salário alto na Gásmeta no Povo.
Vejam bem: não estou falando de críticas à política externa, às formas administrativas ou ao modelo de desenvolvimento da China. São umas coisas nível "dia que é proibido sorrir na Coreia do Norte". Muito conteúdo falso associando a China a valores da extrema-direita.
Segundo o @coletivobereia as notícias falsas mais circuladas nos ambientes evangélicos são sobre a pandemia da COVID-19. Mais do que "cristofobia", "ideologia de gênero" e outras coisas que dominaram o debate nos ultimos 10 anos. cartacapital.com.br/blogs/dialogos…
Não tem coincidência nenhuma aí. A desinformação em torno da pandemia e da vacinação já é o maior vetor de organização da extrema-direita mundo afora. Até outro dia era conteúdo falso sobre imigração e feminismo.
Nos Estados Unidos, os movimentos anti-vacinação estão recebendo muito financiamento e sendo usados como ponta de lança para organização local. O Partido Republicano está feliz da vida, já que sabota o combate à pandemia e coloca a culpa em terceiros.
No @viracasacas dessa semana recebemos Marcelli Cipriani (@marcellicipri) para uma conversa sobre crime, castigo e encarceramento. A partir do Presídio Central de Porto Alegre discutimos o crescimento das facções dentro e fora do sistema prisional. castbox.fm/episode/246-%2…
Falamos também sobre a simbiose entre as políticas de encarceramento em massa e a consolidação das facções nas ruas e nas prisões - onde as organizações de detentos, necessárias para ordenar a vida em prisões desumanas, acabam se transformando em organizações criminosas.
Da guerra nas ruas de Porto Alegre entre 2016-2018 a uma “paz negociada”, as dinâmicas das facções parecem ter um peso muito maior para a segurança pública do que as estratégias de policiamento.
Fantástica essa sequência. Mostra como inúmeros atos anti-vacinação são liderados por literais ATORES que aparentemente não possuem qualquer fonte de renda e agora passam 5 dias da semana ameaçando gente na frente de escolas. Mobilização de direita só existe com dinheiro.
Há também políticos republicanos, pessoas que invadiram o capitólio e "testemunhas" chamadas para depor a favor de Donald Trump. O detalhe mais mórbido disso tudo é que a direita norte-americana passou uma década dizendo que as pessoas que morriam em tiroteios seriam "atores" .
Ou dizendo que quaisquer manifestantes contrário a seus interesses seria pago por George Soros, ou qualquer outra figura que eles inventaram ser de esquerda. Mas vejam só, como a coisa é absurda...