O teste de QI é basicamente uma cloroquina nos estudos da cognição. Poucas pessoas levam a sério isso. O motivo de ainda hoje se falar de QI tem mais a ver com um fetiche na mensuração e quantificação do psiquismo, que por sua vez, serve para moldar sistemas de hierarquização.
Um dos poucos espaços onde ainda se leva a sério esse negócio é na mídia. Mesmo sendo um parâmetro bem impreciso, e, podemos dizer, bem aleatório, ainda hoje se fala bastante sobre QI nos veículos de mídia. E claro, a maior parte do jornalismo ignora plenamente seus problemas.
Óbvio que isso tem uma função: moldar subjetividades que naturalizem a ideia de que alguns indivíduos são "especiais", "superiores", quase que "escolhidos". E essa é a chave mestra do discurso neoliberal: o sujeito ímpar, o empreendedor de si, o sujeito merecedor (meritocracia).
Fora que há também um elemento bem racista por trás da utilização do QI como parâmetro de inteligência. O QI já foi utilizado, por exemplo, por grupos eugenistas para provar que brancos são mais inteligentes que negros.
Durante muito tempo se utilizou (e ainda se utiliza) o QI como parâmetro para definir quais grupos sociais são mais "inteligentes". No entanto, o teste de QI foi formulado em um contexto específico, e isso favorece grupos sociais que compartilham do mesmo contexto cultural.
É como se se tomasse como parâmetro de inteligência universal ter conhecimento de temas que fazem parte de um contexto cultural ou visão de mundo específico. Arriscando um exemplo didático: é como se brasileiros e ingleses fossem avaliados pela sua forma de falar inglês.
Outro traço racista é que historicamente, os testes de inteligência, incluso o QI, ganharam muita força a partir da tentativa de se provar uma suposta superioridade racial. Ou seja, o teste de QI tem muito a ver com racismo científico.
A tese era de que a inteligência era transmitida por "herança genética", por propriedades da "raça". A inteligência, portanto, é um atributo genético, determinado pela condição racial do indivíduo. Isso serviu como uma luva para os ideais eugenistas.
Bom, isso tudo pra dizer que sempre que você vir uma manchete com "fulano tem QI mais alto das galáxias" ou "criança de três anos tem o QI de 855.863", saiba que isso é uma besteira sem tamanho. A única função de ainda se falar de QI é puramente ideológica.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Saúde Mental Crítica

Saúde Mental Crítica Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @smentalcritica

20 Oct
O biopoder é um regime de controle dos corpos que se vale dos discursos da saúde para a imposição de uma normatividade, de uma "moral do ser saudável". Em resumo, o discurso da "saúde" pode servir muito bem como um regime de controle material e ideológico das pessoas.
Por isso, sempre considero extremamente complicado utilizar o pretexto da "saúde" como justificativa para um padrão de comportamento ou norma. Sob a régua dos discursos do que é ou não saudável, pode estar velado um regime de normatividade.
Vale lembrar que a concepção do que é ou não saudável (corpos saudáveis, hábitos saudáveis) não se dá no vácuo. Cada uma dessas noções são formuladas em determinados contextos sociais, políticos e históricos. O que é considerado saudável hoje, não é o mesmo que uma década atrás.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(