Oi gente! Aqui eu de volta contando novidades de dentro dos testes clínicos das vacinas. Algumas horas atrás recebi o meu “booster shot”, a terceira dose da vacina de mRNA da Moderna, e estou participando de uma nova fase do teste clínico que vou contar pra vocês aqui, siga o🧵👇
O objetivo dessa nova fase de testes será comparar os níveis de anticorpos neutralizantes após o “booster” (terceira dose) e ver se são similares ou até mesmo maiores que os níveis atingidos após a segunda dose. Outros aspectos do sistema imune também serão estudados.
A terceira dose da vacina de mRNA da Moderna é metade da dose injetada na primeira e segunda doses. Isso foi decidido segundo dados obtidos com a vacina da Pfizer (que tem dose menor que a da Moderna) e testes de fase 1 e 2 da vacina da Moderna que mostram que a meia dose é-->
é suficiente para melhorar os títulos de anticorpos e gerar memória imunológica com um mínimo possível de efeitos colaterais.
Bom, quase 30.000 voluntários foram re-convocados para participar dessa nova fase. Fui ontem no fim da tarde receber a minha terceira dose!!! :) yey
Doei sangue antes de receber meu booster shot e vou doar novamente daqui a 3 dias, 1 mês, 6 meses e 1 ano. Enquanto eu esperava os 30 minutos após minha injeção, conversei com o Dr Stephen Walsh, um dos coordenadores dessa nova fase do teste. Aqui vai o que ele me contou:
Nessa nova fase do teste vamos tentar responder uma pergunta que muita gente quer saber: será que um booster com vacina de mRNA desenhada para as variantes é melhor que a vacina original??? Tanto Pfizer quanto Moderna estão tentando responder essa pergunta nature.com/articles/d4158…
LEMBRANDO que até o momento as vacinas originais ESTÃO PROTEGENDO sim contra todas as variantes conhecidas. Mas a pergunta aqui é: será que uma nova variante de escape pode surgir? E se surgir, será que a “segunda geração” de vacinas de mRNA é melhor que a vacina original?
O Dr Walsh me contou que milhares de participantes foram recrutados para testar os boosters. O 1º grupo está recebendo o booster original, 2º grupo recebe o booster desenvolvido com a sequência da variante delta, 3º grupo c/ booster p/ beta e o 4º grupo com o combinado delta+beta
Ele está super curioso para ver se o booster da vacina original induz o mesmo nível de resposta imunológica que os boosters das variantes. Saberemos em breve e o meu sangue doado será um pontinho no gráfico do próximo artigo!
AH e se você está se perguntando qual booster eu recebi: eu sei, essa fase do teste não é blinded. Recebi o booster da vacina original! :) (e se eu puder apostar eu diria que terei níveis de anticorpos bem similares a galera que recebeu booster das variantes!).
Todos esses grupos serão seguidos clinicamente e se os voluntários começarem a ter infecções “breakthrough”, o time de testes clínicos vai sequenciar o vírus pra descobrir se há um viés no tipo de variantes de escape e qual tipo de booster foi recebido.
Em relação aos dados da vida real, é bem óbvio que o booster (terceira dose) da vacina original completamente parou a epidemia de Delta em Israel por exemplo. Portanto é bem provável que não precisamos de boosters de variantes específicas. thelancet.com/journals/lance…
Mesmo nos casos de infeção com o regime completo (duas doses) das vacinas de RNA ou dose única da Janssen, o resultado é um quadro clínico leve. Muito raro observar hospitalizações ou mortes em pessoas completamente vacinadas. 👇gráfico do CDC cdc.gov/coronavirus/20…
Os raros casos de hospitalização e morte em pacientes completamente vacinados são geralmente em pessoas com algum tipo de quadro de Imunossupressão (veja o exemplo do Colin Powell, que tinha mieloma múltiplo, um câncer de células da medula óssea que suprime a resposta imune).
De fato, e como pode ser visto no gráfico do CDC, a MAIORIA ABSOLUTA das infecções nos EUA são em pessoas QUE NÃO SE VACINARAM. Portanto, #vacine-se JÁ! VACINE-SE e ajude quem precisa de informação para se vacinar. Vacinas são extremamente seguras e são a nossa saída da pandemia
Se o regime completo é tão bom, pq o FDA aprovou o “booster”? No teste da Moderna foi observado um aumento no n.º de infeções de escape 6-8 meses após a 2ª dose. Com a experiência de Israel e perfil de segurança das vacinas optou-se por aprovar o booster fda.gov/news-events/pr…
Portanto cá estou após a minha terceira dose para ajudar a responder a pergunta sobre o "booster" de variantes. Sentindo dor muscular no braço da injeção mas nada além disso. Não tive febre/calafrios/dor de cabeça ou nada além da dor no braço. Quando sair +novidades eu conto!
E sigam esse fio excelente da @mellziland explicando mais sobre o ´booster’ (dose de reforço) no Brasil e um pouco mais sobre os motivos para essa dose adicional 👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼
Eu vejo que mais e mais as pessoas estão confusas sobre a quarentena e a necessidade de isolamento quando uma pessoa da casa tem sintomas de covid/ou testou positivo para covid. A pessoa tem que ficar SÓ em casa E se você teve contato com seu parente você TEM QUE SE ISOLAR TAMBÉM
É possível se proteger e não pegar Covid do seu parente que mora na sua casa: tente isolar a pessoa em um cômodo reservado só pra ela. Use máscara pff2 (a pessoa contaminada e vc). Faça compras de supermercado e farmácia online, não saia de casa até o período de quarentena passar
Se vc testou positivo e mora sozinho, peça ajuda de amigos/família QUE NÃO ESTÃO COM SUSPEITA DE COVID OU TENHAM TIDO CONTATO COM ALGUÉM QUE TESTOU POSITIVO para fazer compras online/ou em pessoa pra vc. Tem muita gente boa nesse mundo que pode ajudar quem precisa.
Gente, saiu um artigo nessa semana sobre as vacinas de mRNA contra covid19 (Pfizer and Moderna) e gravidez! Vem comigo que vou comentar os resultados (que são excelentes por sinal)!!
🧶🧶🧶👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽
Fio anterior sobre segurança das vacinas contra covid19 em grávidas e lactantes pra quem não viu (muita informação importante aqui):
O artigo abaixo publicado no New England Journal of Medicine acompanhou 3958 mulheres grávidas que foram vacinadas entre Dez/2020 a Fev/2021, das quais 827 completaram a gravidez. A conclusão geral é que as vacinas de mRNA não representam risco à gravidez. nejm.org/doi/full/10.10…
Tava pensando aqui que um jeito pra todo mundo entender que não existe pílula mágica que vai resolver a pandemia da covid19 é explicar sobre os gráficos de Kaplan-Meier. Quem trabalha com ciência usa esses gráficos rotineiramente então vou tentar explicar de um jeito simples👇🏽🧶
No tweet abaixo vc verá o gráfico do teste de fase 3 da vacina de mRNA da Pfizer. É certamente um dos gráficos científicos mais importantes do século XXI. O original tá na página 58 do documento de aprovação do FDA caso alguém queira dar uma olhada: fda.gov/media/144246/d…
Basicamente, o eixo Y é a incidência cumulativa de covid19, e cada pontinho do gráfico é um voluntário que pegou covid19. O eixo X é o número de dias desde a primeira dose da vacina. A cada novo voluntário infectado, o valor do eixo Y aumenta e a curva cresce ascendentemente. 👇🏽
Vamos dar uma olhada no que o Dr Antony Fauci está fazendo agora que ele está vacinado com duas doses da vacina de mRNA da Moderna contra covid??? SIGAM pq no Dr Fauci a gente acredita 👇🏽👇🏽 👇🏽 businessinsider.com/fauci-how-beha…
Antes de vacinar, as únicas pessoas que ele tinha contato eram uns vizinhos, mas APENAS com distanciamento físico, usando máscara e do lado de fora, nunca dentro de casa respirando o mesmo ar.
Agora que ele está vacinado e super imune ele diz que algumas coisas estão aos pouquinhos mudando mas não muito, ele continua usando máscara, praticando o distanciamento social. A principal mudança foi de poder encontrar com os vizinhos VACINADOS dele dentro de casa.
Já ultrapassamos a marca de 50.000 mulheres grávidas vacinadas aqui nos EUA. Com isso decidi fazer um update no meu fio sobre segurança das vacinas contra covid19 em grávidas e lactantes. Segue o que sabemos até agora 👇🏽👇🏽
Como sempre, vou adicionando as fonte de tudo. Pra começar, um compilado da @VikiLovesFACS bem detalhado que vou traduzir pra vcs com as fontes específicas também drive.google.com/file/d/1_wHIYX…
Lembrando que o meu objetivo aqui é informar o que sabemos até agora, não estou “forçando” ou “tentando convencer” ninguém a fazer nada. Essa será uma decisão individual e é compreensível que todas tenham perguntas e queiram saber mais para tomar decisões baseadas na ciência
GENTE! Saiu uma notícia boa aqui agorinha: Johnson & Johnson's divulgou para a mídia que a sua vacina de dose única teve eficácia geral de 66% no teste de fase 3. A eficácia contra casos moderados foi de 72% e severos: 85%. Vou adicionando +info no 🧶👇🏽 edition.cnn.com/2021/01/29/hea…
A Janssen, o braço de vacinas da J&J afirma ser muito positivo o resultado pois os testes estavam sendo realizados no mesmo tempo e lugar que as novas variantes surgiam. Eficácia contra casos moderados/severos for 72% nos EUA, 66% na América Latina e 57% na África do Sul.
Obviamente estou esperando sair mais informações pra gente poder discutir melhor os dados por aqui. A Janssen afirmou que vai entrar com o pedido de autorização de uso emergencial para o FDA daqui dos EUA até a semana que vem e com isso os dados serão publicados em breve.