Já ultrapassamos a marca de 50.000 mulheres grávidas vacinadas aqui nos EUA. Com isso decidi fazer um update no meu fio sobre segurança das vacinas contra covid19 em grávidas e lactantes. Segue o que sabemos até agora 👇🏽👇🏽
Como sempre, vou adicionando as fonte de tudo. Pra começar, um compilado da @VikiLovesFACS bem detalhado que vou traduzir pra vcs com as fontes específicas também drive.google.com/file/d/1_wHIYX…
Lembrando que o meu objetivo aqui é informar o que sabemos até agora, não estou “forçando” ou “tentando convencer” ninguém a fazer nada. Essa será uma decisão individual e é compreensível que todas tenham perguntas e queiram saber mais para tomar decisões baseadas na ciência
Evidências de que vacinas contra COVID19 NÃO REDUZEM FERTILIDADE segundo dados dos testes clínicos de fase III: gravidezes acidentais aconteceram em TODOS os testes clínicos de vacinas e ocorreram igualmente entre o grupo placebo e vacinado. Aqui a tabela das 4 principais vacinas
Essas mulheres estão sendo acompanhadas de perto nos testes clínicos. Tudo indica que o desenvolvimento e a gravidez em geral estão acontecendo normalmente. Outro dado importante é que não houve diferença no número de abortos espontâneos entre quem recebeu a vacina ou placebo :)
Essas vacinas também foram testadas em laboratório em ratos e camundongos: não houve nenhum efeito da vacinação na fertilidade, gravidez ou saúde dos bebês. Esses experimentos estão aqui: AstraZeneca. Os links anteriores também incluem esses dados caso alguém queira ler mais.
Já havia comentado disso antes NÃO É VERDADE que a vacina reduz fertilidade devido à proteínas na placenta com alguma similaridade com a proteína spike do corona e anticorpos gerados como resposta à vacina causariam infertilidade. Tem como inferir que isso não acontece, siga👇🏽
1. As proteínas da placenta e a spike NÃO SÃO SIMILARES O SUFICIENTE para que uma reação cruzada de anticorpos gerados após a vacinação ataquem a placenta. Isso NÃO acontece.
2. SE anticorpos contra a spike atacassem a placenta, deveríamos esperar que abortos aconteceriam em mulheres infectadas com o Sars-Cov2 pois NATURALMENTE produzimos anticorpos similares no decorrer da infecção, correto? PORÉM NÃO VEMOS isso: link.springer.com/article/10.100…
Para lactantes: não há risco associado a vacinação com vacinas não-vivas durante amamentação. O governo do Reino Unido recomenda a vacinação para lactantes. Há dados mostrando que a VACINA NÃO passa para o leite medrxiv.org/content/10.110…
Esses anticorpos potencialmente ajudam a proteger seu bebê contra a covid19 mas não sabemos isso ao certo e mais estudos são necessários para verificar essa possibilidade.
Durante o período de autorização para uso emergencial, grávidas especialmente na linha de frente contra a batalha contra a covid receberam a vacina. Já sabemos que a COVID19 é especialmente cruel em grávidas, com maiores taxas de hospitalização e UTI: cdc.gov/coronavirus/20…
Aqui números: Dentre 8207 grávidas nos EUA que contraíram covid19, 31.5% foram hospitalizadas, versus apenas 5.8% hospitalizações de mulheres não-grávidas (total de 83205 seguidas no estudo). Portanto grávidas fazem parte do grupo de risco. cdc.gov/mmwr/volumes/6…
Considerando que os riscos potenciais de contrair a forma grave da covid19 são altos em grávidas e que, até o momento, a vacina tem sido segura e bem tolerada em milhares de grávidas, 20 estados dos EUA recomendam que todas as grávidas se vacinem, além das profissionais de saúde
Na Inglaterra, grávidas e lactantes tem a opção de receber a vacina da Astrazeneca e Pfizer. Aqui nos EUA são oferecidas as vacinas de mRNA da Pfizer, Moderna e J&J. Já temos mais de 51.000 mulheres grávidas vacinadas aqui nos EUA desde a aprovação. Quer saber mais?
Essas mais de 51.000 grávidas que receberam as vacinas de mRNA aqui Nos EUA estão sendo monitoradas de perto pelo sistema VAERS. Até o momento foram documentados 198 efeitos adversos, a maioria efeitos comuns à vacina, 10 reações alérgicas e 5 contraíram covid.
66 reportaram problemas específicos: 42 abortos espontâneos, 10 bebês prematuros, 4 natimortos, 4 casos de sangramentos… números raros e não são maiores do esperado em uma população de 51.000 grávidas. Dr Fauci afirmou que não há "red flags" 👇🏽 whitehouse.gov/briefing-room/…
No Reino Unido, com vacinas da Astrazeneca e Pfizer sendo administradas, o perfil de efeitos adversos foi muito similar ao que foi reportado Nos EUA. Lá o sistema que acompanha os efeitos adversos se chama “Yellow Card” e vc pode seguir aqui gov.uk/government/pub…
No dia 26 de fevereiro o governo do Reino Unido também emitiu uma nota dizendo que não foram identificados eventos adversos que levantem preocupações quanto à vacinação especificamente em grávidas. gov.uk/government/pub…
Essas infos que suportam a segurança da vacina na gravidez também podem ser lidas nesse artigo na Nature Reviews Immunology, de autoria da @VikiLovesFACSnature.com/articles/s4157… . E para mulheres que planejam ter filhos: não há evidências de que a vacina afeta a fertilidade.
E adiciono aqui mais uma referência legal, obrigada @gutoaqui!!! 👇🏽👇🏽👇🏽
Gente como que eu poderia ter esquecido de falar da parte mais legal do acompanhamento dessas mulheres grávidas? Claro que alguns bebês JÁ NASCERAM lindos e saudáveis. E aparentemente alguns dos anticorpos protetores PASSAM PELA PLACENTA para os bebês. bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.11…
é possível que os bebês tenham imunidade passiva natural por causa desses anticorpos. Mais estudos são necessários obviamente e mais bebês devem ser acompanhados para ter mais evidências. Mais referencias pra vcs nerdarem aí: medrxiv.org/content/10.110… e medrxiv.org/content/10.110…
perdão se deixei escapar erros de ortografia!! Fiz esse fio traduzindo tudo do inglês entre um experimento e outro ;) Mas tem bastante informação boa aqui independente disso!!! Espero que o 🧶seja útil!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
GENTE! Saiu uma notícia boa aqui agorinha: Johnson & Johnson's divulgou para a mídia que a sua vacina de dose única teve eficácia geral de 66% no teste de fase 3. A eficácia contra casos moderados foi de 72% e severos: 85%. Vou adicionando +info no 🧶👇🏽 edition.cnn.com/2021/01/29/hea…
A Janssen, o braço de vacinas da J&J afirma ser muito positivo o resultado pois os testes estavam sendo realizados no mesmo tempo e lugar que as novas variantes surgiam. Eficácia contra casos moderados/severos for 72% nos EUA, 66% na América Latina e 57% na África do Sul.
Obviamente estou esperando sair mais informações pra gente poder discutir melhor os dados por aqui. A Janssen afirmou que vai entrar com o pedido de autorização de uso emergencial para o FDA daqui dos EUA até a semana que vem e com isso os dados serão publicados em breve.
Tenho visto muitas mulheres em dúvida em relação à segurança das vacinas contra covid19. Apesar de não incluir grávidas e lactantes nos testes de fase 3 temos sim dados de mulheres que engravidaram DURANTE o teste. Siga o🧶 que fiz de um compilado feito pela @VikiLovesFACS 👇🏽
A @VikiLovesFACS analisou trial-por-trial das mulheres que engravidaram durante os testes clínicos. 1. Não há evidências de que as vacinas contra covid19 reduzem fertilidade ou as chances de engravidar, e há evidências de que não reduzem mesmo.
Fonte: drive.google.com/file/d/1_wHIYX…
1. Evidências de que a vacina NÃO reduz fertilidade: apesar de que as grávidas não foram incluídas nos testes e todas nós mulheres assinamos um termos de compromisso a não engravidar, 53 mulheres acabaram por engravidar nos testes da Moderna, Pfizer e AstraZeneca.
Se vc mora em um condomínio lotadasso de pessoas que usam o mesmo elevador/escadas: INFORME ao síndico ou ao responsável pelo condomínio. Seus vizinhos tem que saber pra tomar mais cuidado, deixar janelas e portas dos corredores abertos. Mais dicas sigam o @vitormori
Se vc viajou de avião ontem e testou positivo hoje informe a companhia aérea. Eles precisam saber que naquele vôo havia uma pessoa potencialmente positiva para o Sars-Cov2 e vão informar a todos naquele vôo pra que prestem atenção, façam testes e monitorem sintomas.
Mesma coisa se vc tiver viajado de ônibus e testou positivo: informe a companhia de transportes e peça pra que façam rastreamento de contatos. Se vc pegou um Uber pra voltar da festa de ano novo e testou positivo hoje, vai lá no aplicativo e informe o motorista. Seja cidadão
Vacinas de RNA mensageiro: mensageiros da esperança! @NatureBiotech comentando sobre os componentes da vacina, as 3 décadas de desenvolvimento (TRÊS DÉCADAS!!) e a esperança que vai além da pandemia da covid19. Siga o 🧶, traduzindo e simplificando pra vcs
Há um ano quem imaginaria que vacinas de mRNA seriam a esperança pra gente sair da maior crise de saúde pública do século? Uma tecnologia relativamente nova, anteriormente testada apenas em 1800 pessoas.
é incrível que em menos de 12 meses, dois testes clínicos testaram vacinas de mRNA contra a covid19 em um total de 74000 pessoas (Moderna e Pfizer/BioNTech) com eficácia impressionante (~94%), incluindo em idosos (>65 anos). No caso da Moderna a eficácia para >65 anos foi de 86%.
A vacina de RNA não altera o DNA, a vacina não vai afetar a minha fertilidade, cognição ou qualquer aspecto neurológico. Eu sou mulher, jovem, não tenho filhos mas sonho em ter um dia E TEREI. Eu não tenho medo da vacina! Vacinas salvam vidas! Obrigada ciência! #EuVouTomarVacina
@FreitasDanielC Boa pergunta! Em primeiro lugar, a grande maioria dos participantes são pessoas que, apesar de estarem usando as medidas convencionais de segurança, estão mais expostas ao vírus. Em grande maioria são profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais (continua)
@FreitasDanielC Continuam trabalhando todo dia, pegam transporte público etc. Então mesmo com as medidas, os voluntários ainda estão mais expostos ao vírus e tem maior risco de pegar covid que a população geral. Daí temos um e-diary, um aplicativo de celular onde a gente tem que reportar tudo...
@FreitasDanielC Nesse aplicativo a gente coloca todo e qualquer sintoma possível de covid e se a gente teve exposição ao vírus de alguma forma (exemplo: se alguém da sua casa testou positivo, o que aconteceu comigo!). Quando a gente tem exposição ou algum sintoma, o teste entra em contato